Estrutura Institucional
A responsabilidade pela definição, planejamento, organização e administração das atividades e programas do SESI é compartilhada pelo Conselho Nacional do SESI e Conselhos Regionais, que têm função normativa e fiscalizadora, e pelo Departamento Nacional e Departamentos Regionais, com atribuições executivas e operacionais.
Conselho Nacional
O Conselho Nacional é responsável por fixar as diretrizes, coordenar as ações, programas e metas da entidade, aprovar e fiscalizar os orçamentos e suas respectivas execuções, além das prestações de contas do Departamento Nacional e dos departamentos regionais. Encaminha também as prestações de contas da entidade à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). É composto por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores. O presidente é nomeado pelo presidente da República.
Departamento Nacional
O Departamento Nacional do SESI executa, administra e propõe estratégias de atuação que são avaliadas pelo Conselho Nacional do SESI. Atualmente, as ações do Departamento Nacional são coordenadas pela Diretoria de Educação e Tecnologia da CNI e executadas pela Superintendência Nacional, com o apoio das Unidades de Educação e Unidade Gerência Executiva de Educação Básica e Cultura e da Gerência-Executiva de Qualidade de Vida.