selo (2).png

FIRST-FLL-IntoOrbit-color (2)_selo temporada.png


A temporada do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League 2018/2019 já começou. Esse desafio vai levar alunos de 9 a 16 anos de 80 países a conquistar o espaço.

Junte-se a essa missão, forme sua equipe e venha competir na temporada 2018/2019 INTO ORBIT. A peça mais importante para desbravar o espaço é você!




PREPARE-SE PARA A NOVA TEMPORADA

 


O desafio da temporada 2018/2019, Into Orbit, foi divulgado em 1º de agosto.

Após o lançamento, as equipes têm de 8 a 10 semanas para se preparar para 4 provas e participar dos torneios regionais de Robótica. Clique para aqui para fazer a inscrição.

Saiba mais sobre as avaliações do torneio nas abas Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Desafio do Robô e Core Values.

Dica: Clique na aba Downloads para conferir os documentos da temporada.


A FIRST® LEGO® League não envolve apenas construir e competir com robôs. O projeto de pesquisa é a oportunidade que sua equipe tem para sentir como é ser um cientista, um inventor ou um engenheiro.

Na avaliação do projeto de pesquisa, as equipes:

 

  • - identificam um problema do mundo real na área do tema do desafio da temporada
     
  • - criam uma solução inovadora para esse problema (criando algo que não existe ou com base em algo que já existe)
     
  • - compartilham suas descobertas com outras pessoas
     
  • - apresentam seu projeto de pesquisa para um grupo de juízes no Torneio de Robótica

É hora de preparar os guerreiros para o grande desafio! As equipes utilizam a tecnologia LEGO® Mindstorm para desenvolver o desenho mecânico de robôs autônomos que serão utilizados para pontuar nas missões do Desafio do Robô.

Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Esse é o momento de traçar a estratégia e desenvolver a programação que colocará os robôs em ação para executar as tarefas.

Na avaliação do Design do robô, as equipes:

 

  1. definem as estratégias e inovações para o robô

  2. desenham e constroem o projeto mecânico
     
  3. programam o robô para a realização das missões do Desafio do robô
     
  4. apresentam o processo de desenvolvimento e construção para um grupo de juízes


Os juízes avaliam a capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final.
 


Chegou a hora de colocar o robô em ação! Os competidores constroem e programam um robô autônomo LEGO® Mindstorm para desempenhar as missões inspiradas pelo tema do desafio e marcar pontos.

Para realizar as tarefas, o robô pode navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em uma mesa, sobre um tapete específico da temporada. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.

Diferente de outras áreas de avaliação, no Desafio do Robô, as equipes recebem uma pontuação numérica durante os rounds. O round em que sua equipe conquistar o maior número de pontos será considerado para a sua pontuação final, sendo descartados os dois rounds com menor nota.


Confira os documentos da temporada na aba Downloads!
 

No Torneio de Robótica, estudantes aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos. Ajudar o outro é a base do trabalho em equipe.

Os Core Values devem ser praticados por todos os participantes, competidor, técnico, juiz, ou qualquer outra pessoa envolvida na competição. São valores humanos que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade.

Conheça os Core Values:

  • - Descoberta: Exploramos habilidades e ideias novas
     
  • - Inovação: Usamos a criatividade e a persistência para resolver problemas
     
  • - Impacto: Aplicamos o que aprendemos para melhorar o mundo em que vivemos
     
  • - Inclusão: Respeitamos uns aos outros e aceitamos nossas diferenças
     
  • - Trabalho em Equipe: Somos mais fortes quando trabalhamos juntos
     
  • - Diversão: Admiramos e celebramos aquilo que fazemos!


VISÃO GERAL DA TEMPORADA

Desafio da temporada Into Orbit

+

Regras de participação

+

Manual do técnico

+

Rubricas

+

Tapete de missões

+

Montagem dos modelos de missões

+

Guia de configuração da arena

+

Documentos obrigatórios para participação no Torneio

+

Comitê de Avaliação

+

Sistema de sorteio - torneios regionais

+