Uma inovação tecnológica, com o uso de drones e dispositivos móveis para monitoramento da segurança no trabalho em canteiros de obras, passou a ajudar o setor da construção civil na Bahia e pode ser replicado para canteiros de obras de todo o Brasil. A inovação, chamada Smart Inspecs, recebeu mais de R$ 355 mil em investimentos do Serviço Social da Indústria (SESI) via Edital de Inovação para a Indústria.
Assim, essa solução apoiada pelo SESI contribuiu para a redução dos riscos associados à segurança e à saúde na indústria e para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para o trabalhador. Isso porque o sistema multiplataforma é adaptável a diferentes canteiros de obras, vertical e horizontal, e tem como premissa inspecionar requisitos de segurança especificados pelas normas regulamentadoras aplicáveis à indústria da construção, como NR18 e NR35, além de melhorar a visualização das condições de segurança do trabalho.
A ideia é que o sistema contribua para monitorar grandes áreas e de difícil acesso, com diferentes perspectivas e em tempo reduzido. O Smart Inspecs conseguiu conciliar as melhores premissas de inovação com a segurança dos trabalhadores. A inspeção por meio de drone permite às empresas ganhos de produtividade em canteiros extensos, loteamentos e empreendimentos, como os programas habitacionais, ou seja, inspeções que duram horas podem passar a ser feitas em minutos e com uma maior abrangência.
Principais vantagens
Transparência das informações de segurança
Integração de tecnologias: dispositivos móveis e drone
Adaptável a diferentes canteiros de obras
Sistema e serviço digital, com acesso on-line
Checklists de segurança baseados nas NR18 (Condições e meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção), NR35 (Trabalho em Altura), NR12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) e NR28 (Fiscalização e Penalidades)
Inspeções de segurança padronizadas e otimizadas
Geração de banco de dados de segurança
Feedback em tempo real