O produto consiste em um equipamento mecânico, que poderá ser adaptado ao corpo do trabalhador mantendo-o em uma postura ereta e adequada, auxiliando o corpo a retornar à esta posição sempre que for necessário realizar movimentos de repetição ou sobrecarga muscular, permitindo uma ação ergonômica.
O principal benefício do projeto é disponibilizar às indústrias um exoesqueleto para proteção lombar, desenvolvido para contribuir diretamente com a diminuição de lesões na coluna lombar dos trabalhadores da indústria, possibilitando que os usuários da tecnologia tenham sua atuação profissional ergonômica e para que ainda tenham condições físicas de desfrutar da companhia de sua família. Os ganhos econômicos e financeiros também são significativos. O Brasil teve 700 mil acidentes de trabalho por ano entre 2012 a 2016.
Afastamentos por licença médica custaram R$ 22 bilhões aos cofres públicos. Parte deste dinheiro poderia ter sido aplicado em outros projetos direcionados à população mais carente. As empresas, a partir de um menor índice de afastamento, terão menores custos referente à folha de pagamento (FAPxSAT), menor custo de recrutamento e seleção para a substituição dos afastados, menos custo de treinamento, etc, além de uma maior qualidade e produtividade no trabalho. Tecnologicamente, o Brasil conseguirá ser autossustentável em exoesqueletos, com equipamentos voltados à legislação e realidade brasileira. A redução de custo para as empresas que irão adquirir um equipamento 100% nacional é grande em comparação aos importados, e a produção nacional também poderá gerar empregos tanto no desenvolvimento, produção e quanto na assistência técnica.
Principais vantagens
Peso inferior à 3 kg
Fácil utilização (vestimenta e retirada)
Mecânico (sem baterias)
Baixo custo de produção
Manutenção nacional e de baixo custo
Manual de implementação com orientações ergonômicas