DESCRIÇÃO
Conhecer o mercado que atua, seus concorrentes, as necessidades e comportamento do seu público alvo é fundamental para que as empresas mantenham-se competitivas e que possam inovar.
Este curso objetiva capacitar profissionais para gerar e analisar suas informações estratégicas com maior qualidade.
COMPETÊNCIAS
Compreensão sobre a sua elaboração, técnicas de mensuração e análise de dados.
CONTEÚDO
Unidade 01
-Introdução;
-Definição: o que é, para que serve , quando utilizar;
-O que é mercado: importância de conhecê-lo, dimensionar, segmentar, saber olhar para identificar demandas e novas oportunidades;
-Globalização: o que mudou, como olhar a informação, riscos de não ampliar a visão, importância em selecionar informações relevantes que -podem influenciar os negócios;
-Era do produto X era do cliente;
-A ética em pesquisa de mercado;
Unidade 02
-Etapas de um projeto de pesquisa;
-Identificação do problema ou situação;
-Construção de hipótese ou determinação dos objetivos principais e secundários;
-Tipos de pesquisa:propaganda, negócios, vendas, mercado, produto, satisfação do cliente, corporativa, segmentação, distribuição, preço, clima organizacional, etc;
-Métodos de pesquisa a serem utilizados: exploratória, descritiva, experimental, fontes de dados – primários, secundários, pesquisas qualitativas e quantitativas;
-Público-alvo: importância, definição do perfil, pesquisa em marketing e comunicação;
-Amostragem: universo, população e amostra.
-Censo X amostra, seleção da amostra, tamanho da amostra, cálculo do tamanho da amostra, erros amostrais.
-Tipos de amostragem: probabilística e não probabilística;
Unidade 3
-Método de coleta de dados: observação, contato, pesquisa na internet, etc;
-Elaboração dos instrumentos para coleta de dados;
-Escalas de mensuração e tipos de perguntas;
-Pré-teste dos instrumentos de coleta de dados;
-Trabalho de campo;
-Tabulação e análise dos dados;
-Apresentação dos resultados;
-Cronograma;
-Definição de recursos humanos, materiais e financeiros;
-Análise geral;
-Recomendações gerais;
-Elaboração do relatório.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível. Clique aqui.