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CURSOS
DESCRIÇÃO
Este curso, dividido em módulos, totalizam 80 horas de estudos e práticas que objetiva facilitar as tarefas básicas rotineiras, possibilitando o acesso dos trabalhadores à informação disponível na rede, incentivando a produção de conhecimento, melhorando suas competências, produtividade e consequentemente promovendo sua qualidade de vida.
Metodologia: Ensino instrucional por meio de laboratórios móveis, nas unidades do SESI ou parceiros.
Pré-requisitos de aprendizado: O aluno deverá ter realizado o módulo Alfabetização Digital para realizar os demais módulos.
COMPETÊNCIAS
Organização, trabalho em equipe, racioncínio lógico, planejamento, familiaridade com tecnologias atuais.
CONTEÚDO
-Módulo Alfabetização Digital
Objetivo: Preparar o aluno para o uso do computador, contextualizando a história da máquina, as noções básicas de funcionamento e uma visão geral do sistema operacional.
Ementa:
1.História do computador
2.Componentes do computador
2.1.O que é software?
2.2.O que é hardware?
2.3. O que são periféricos?
2.4.Equipamentos para a proteção de rede elétrica (nobreak, estabilizadores, filtros de linha)
3.Operações básicas
3.1.Ligar e desligar
3.2.O teclado (teclados numérico, alfanumérico e funções especiais)
3.3.O mouse (funções e tipos)
4.Definição de sistemas operacionais (Ms- DOS, Windows, Linux, Macintosh)
5.Unidades de medidas
6.A postura correta ao utilizar o computador
-Módulo Windows 7 − Noções básicas
Carga horária: 12 horas
Objetivo: Conhecer o sistema operacional Windows 7 por meio da experiência inicial de uso, suas noções e ferramentas básicas.
Ementa:
1.Conhecendo a Microsoft
2.Conhecendo o Sistema Operacional Windows 7
3.Operações básicas no Windows 7
3.1. Ligar e desligar o computador
4.Área de trabalho
4.1.Ícones
4.2.Barra de tarefas
4.3.Personalizar a Área de Trabalho
5.Menu Iniciar
6. O que é o Windows Explorer?
6.1. Biblioteca/Pastas documentos
6.2. Nome de arquivos e pastas
7.Como faço para abrir, editar e salvar arquivos?
8.Como faço para organizar os arquivos?
9.Como mover, copiar e renomear arquivos e pastas?
10.Como criar atalhos
11.Imprimir um arquivo
12.Atalhos de teclado do Windows
13.Acessórios/Aplicativos
13.1.Paint
13.2.Calculadora
13.3.Bloco de Notas
13.4.Ferramenta de Captura
-Módulo Internet
Carga horária: 8 horas
Objetivo: Realizar a experiência de uso da Internet, por meio dos navegadores mais populares, disponibilizando as informações básicas sobre a rede e suas funcionalidades.
Ementa:
1.O que é Internet?
2.Quais os tipos de conexão existentes?
3.O que são provedores de acesso e quais são?
4.O que é Navegador (Browser)?
4.1. Internet Explorer
•Navegação básica
•Barra de acesso
•Barra de botões
•Favoritos
4.2 Google Chrome
•Navegação básica
•Barra de acesso
•Barra de botões
•Favoritos
4.3 Mozilla Firefox
•Navegação básica
•Barra de acesso
•Barra de botões
•Favoritos
5.E-mail (correio eletrônico)
5.1.Principais provedores de e-mail
5.2.Criação de um e-mail no Gmail
5.3.Enviando um e-mail
6.O que são redes sociais?
6.1.Facebook, Twitter e Orkut
7.Cuidados básicos para uma navegação segura (vírus, spam, segurança de dados pessoais)
-Módulo Linux - Noções básicas
Carga horária: 12 horas
Objetivo:Conhecer o sistema operacional Linux por meio da experiência incial de uso, suas noções e ferramentas básicas.
Ementa:
1.Conhecendo o Linux
2.Conhecendo o sistema operacional
3.Como abrir e encerrar uma sessão
4.Variedade e aplicações de comandos
5.Interação com o sistema
6.O que são arquivos e os sistemas de arquivos
7.Comandos Básicos
8.Visão Geral
9.Interação com a ferramenta Shell
10.Manipulação de arquivos
11.Manipulação de processos
12.Manipulação de relatórios
13.Utilização do Editor Vi
14.Como direcionar a sua interação com o sistema
15.A interface gráfica e o usuário
-Módulo Microsoft Office Word 2010 / Editor de Texto − Básico
Carga horária: 8 horas
Objetivo: Utilizar o software Microsoft Word, disponibilizando noções práticas das ferramentas para criação e edição de textos, com o apoio dos recursos básicos oferecidos.
Ementa:
1.Conhecendo o programa Microsoft Word
2.Explorando a área de trabalho Word
3.Botão Arquivo
3.1.Opções do Word
4.Barra de Ferramentas
4.1.Página inicial
4.2.Inserir
4.3.Layout da página
4.4.Referências
4.5.Correspondências
4.6.Revisão
4.7.Exibição
4.8.Acrobat
5.Criando um documento
6.Formatando o texto
6.1.Fonte
6.2.Parágrafo
6.3.Marcadores e Numeração
7.Ajuste das margens (recuos)
8.Recursos de edição de textos
9.Copiando e colando textos
10.Correção ortográfica
11.Trabalhando com imagens
12.Trabalhando com tabelas
13.Salvando um documento
14.Imprimindo um documento
-Módulo Microsoft Office 2010/Editor de Planilha Excel - Básico
Carga horária: 8 horas
Objetivo: Realizar a experiência de uso do software Microsoft Excel, disponibilizando noções práticas das ferramentas para elaboração de planilhas, com o apoio dos recursos básicos oferecidos pela ferramenta.
Ementa:
1.Conhecendo o programa Microsoft Excel
2.Explorando a área de trabalho do Excel
3.Botão Arquivo
3.1Opções do Excel
4.Barra de Ferramentas
4.1.Página Inicial
4.2.Inserir
4.3.Layout da Página
4.4.Fórmulas
4.5.Dados
4.6.Revisão
4.7.Exibição
4.8.Acrobat
5.Criando sua primeira planilha
6.Formatando sua planilha
6.1.O que é célula?
6.2.Formatando célula
7.Inserindo fórmulas para cálculo (soma, subtração, multiplicação e divisão)
8.Criando um gráfico
9.Cálculo de Máximos e Mínimos
10.Salvando uma planilha
11.Imprimindo uma planilha
-Módulo Microsoft Office PowerPoint 2010 / Software − Básico
Carga horária: 8 horas
Objetivo: Demonstrar, por meio da experiência prática, como montar apresentações no Microsoft PowerPoint, utilizando as ferramentas básicas do programa.
Ementa:
1.Conhecendo o programa Microsoft PowerPoint
2.Explorando a área de trabalho do PowerPoint
3.Botão Arquivo
3.1.Opções do PowerPoint
4.Barra de Ferramentas
4.1.Página Inicial
4.2.Inserir
4.3.Design
4.4.Transições
4.5.Animações
4.6.Apresentação de Slide
4.7.Revisão
4.8.Exibição
4.9.Acrobat
5.Criando sua primeira apresentação
6.Formatando sua apresentação
7.Personalizando slides
7.1.Slide Mestre
8.Inserção de Imagens
8.1.Efeitos de Preenchimento e Imagens
9.Inserção de SmartArt (Diagramas)
10.Inserção de gráficos
11.Inserção de objetos
12.Inserção de Clip-Art
13.Personalizando animação
14.Apresentando Slides
15.Salvando uma apresentação (.ppt e .pps)
16.Imprimindo uma apresentação
-Módulo Microsoft Office Outlook 2010 / Software para e-mail e calendário − Básico
Carga horária: 8 horas
Objetivo: Disponibilizar as ferramentas básicas para uso do programa Microsoft Outlook como software de envio e recebimento de e-mails, contatos, anotações gerenciador de agenda e calendário.
Ementa:
1.Conhecendo o programa Outlook
2.Principais recursos do Outlook
3.Gerenciando informações pessoais
4.Gerenciando contatos
5.Gerenciando e-mails e pastas (configuração, envio e listas de distribuição
6.Gerenciando tarefas
7.Organizando o calendário (diário, compromissos, reuniões, anotações)
-Módulo Caixa eletrônico, Internet Banking e sistema Android para aplicativos mobile
Carga horária: 8 horas
Objetivo: Demonstrar, por meio da simulação de situações reais, como utilizar caixas eletrônicos, serviços de internet banking, bem como sistema operacional Android.
Ementa:
1.Conhecendo o Caixa Eletrônico
1.1.Operações básicas
1.2.Saque
1.3.Depósito
1.4.Transferências bancárias
1.5.Pagamento de contas
1.6.Uso do Caixa Eletrônico com segurança
2.Conhecendo o Internet Banking
2.1.Operações básicas
2.2.Saque
2.3.Depósito
2.4.Transferências bancárias
2.5.Pagamento de contas
2.6.Uso do Internet Banking com segurança
3.Conhecendo o Sistema Android
3.1.Definição
3.2.Funcionalidades
3.3.Operações básicas
3.4.Aplicativos (Apps)
3.5.O que são
3.6.Instalação/desinstalação
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Cursos de Informática composto por 6 módulos, que tem como objetivo promover a construção de conhecimentos digitais, possibilitando a inclusão digital dos trabalhadores da indústria e seus dependentes.
COMPETÊNCIAS
-Atitudinais:
•Desenvolver competências de caráter atitudinal, cognitivo e operativo.
•Conhecer e questionar as ferramentas tecnológicas e softwares nas diferentes possibilidades de aplicabilidade e de suas interações.
-Operativas:
•Utilizar os recursos do Sistema Operacional Windows para organização e gerenciamento das informações armazenadas no computador;
•Elaborar documentos de texto usando os recursos básicos que o aplicativo disponibiliza;
•Estruturar planilhas contemplando formulação de cálculos matemáticos e gráficos;
•Construir, ergonomicamente, apresentações de slides utilizando recursos: gráfico, multimídia e animação;
•Saber utilizar a Internet como fonte de pesquisa e levantamento de dados científicos na área de atuação.
CONTEÚDO
- Introdução ao Excel;
- Copiando e movendo faixa de células;
- Entendendo as funções;
- Formatação de planilha;
- Gráficos; Configuração;
- Impressão de páginas e gráficos.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
O curso tem a finalidade de auxiliar no trabalho da construção de documentos de maneira mais eficiente, dos mais simples até os mais elaborados. Proporciona aos participantes os conhecimentos necessários ao uso do Microsoft Word na criação e edição de documentos.
COMPETÊNCIAS
Permite o desenvolvimento na elaboração e edição de documentos com texto simples ou documentos com formatação e elementos gráficos complexos.
CONTEÚDO
- Apresentação
- Microsoft Word 2010
- Acessando o Word 2010
- Área de Trabalho do Word 2010
- Trabalhando com Documentos
- Salvando o Documento
- Salvar com senha
- Navegando pelo Documento
- Selecionando o texto
- Formatando o Texto
- Grupo Fonte
- Grupo Parágrafo
- Tabelas
- Inserindo
- Linhas e Coluna
- Excluindo Linhas e Colunas
- Excluindo Tabela
- Imagem
- Redimensionando a Imagem
- Cortar uma Imagem
- Recolorir a Imagem
- Disposição do texto ao redor da imagem
- Posição da Imagem
- Moldura na Imagem
- Redefinir Imagem
- Cabeçalho e Rodapé
- Personalizando Cabeçalho e rodapé
- Inserindo Imagem no Cabeçalho
- Numerando as páginas no Rodapé
- Remover Cabeçalho e Rodapé Colunas
- Configurar Página
- Margem
- Orientação
- Tamanho
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Empregar com compreensão a linguagem própria da informática, dando condições ao trabalhador de utilizar com eficiência os recursos disponíveis no Windows, tais como utilizar diferentes linguagens, verbal e gráfica como meio de produzir, expressar e comunicar ideias, através do Word, bem como propor situações práticas para utilizar os recursos do aplicativo Excel Básico e, ainda, propiciar o conhecimento para a elaboração de apresentações utilizando os recursos do PowerPoint.
COMPETÊNCIAS
Competência específica: informática
Competências atitudinais: adaptar-se as mudanças
Competências operatórias: manusear equipamentos
CONTEÚDO
MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO WINDOWS
- Apresentação Geral do Curso IPD;
- Ligações (cabos e montagem);
- Conhecendo teclado e Mouse;
- Área de trabalho (Desktop), Ícones, Menu “INICIAR”
- Botões: Maximizar, Restaurar, Minimizar, Fechar;
- Barra de Tarefas e Menu Iniciar;
- Configurações de Vídeo;
- Habilidade com o teclado;
- Bloco de notas e Word pad;
- Ajuda do Windows;
- Painel de Controle, Pesquisar e Executar;
- Internet e Windows Explorer;
- Revisão e Avaliação.
MÓDULO II - OFFICE – 2003/ 2007 – WORD
- Apresentação e definição das barras e ferramentas básicas;
- Configuração e orientação de pagina;
- Digitação e formatação básica;
- Formatação de parágrafo;
- Menu Fonte;
- Marcadores e numeração;
- Inserir figuras;
- ClipArt, Wordart;
- Bordas e sombreamentos;
- Inserir Autoforma;
- Figuras e textos;
- Revisão geral e avaliação.
MÓDULO III - OFFICE – 2003/ 2007 – EXCEL
- Apresentação e definição de Barras de Ferramentas (colunas, linhas, células);
- Montagem e Operações Básicas da tabela; Estudo de caso – Soma e Subtração;
- Montagem e Operações Básicas da tabela; Estudo de caso – multiplicação e divisão;
- Porcentagem Soma ;
- Média e Introdução a gráficos;
- Gráficos;
- Funções soma, média, máximo;
- Revisão geral do conteúdo;
- Avaliação.
MÓDULO IV - OFFICE – 2003/ 2007 – POWERPOINT
- Apresentação e definição das Barras de Ferramentas– Slides;
- Apresentação e Formatação;
- Criação de Slide;
- Revisão geral e avaliação prática.
INSCRIÇÕES
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