Clique sobre o nome abaixo para saber mais sobre as ações educativas:
CURSOS
DESCRIÇÃO
Este curso foi elaborado a partir da necessidade da Empresa Odebrecht, do Estado do Mato Grosso.
Trata-se de um curso que fundamenta-se na alfabetizarão de trabalhadores haitianos na Língua Portuguesa, com foco nas expressões e sinalizações utilizadas no ambiente de tabalho.
COMPETÊNCIAS
• Relacionar a fonética do alfabeto da língua portuguesa com a do crioulo (língua nativa);
• Identificar e conhercer palavras e placas do seu uso cotidiano;
• Compreender o uso e o significado das palavras e placas utilizadas em seu ambiente de trabalho;
• Empregar este conhecimento nas situações exigidas.
CONTEÚDO
• Revisão das letras do alfabeto;
• Apresentação fonética e escrita das placas de sinalização: Sinais de Indicação/Localização; Sinais de regiões de tráfego; Sinais de advertência, Prudência; Sinais de advertência dos períodos de obras; Sinais de regulamentação e sinais de placas educativas.
• Apresentação fonética e escrita dos equipamentos de proteção individual (EPIs);
• Leitura, interpretação e criação de textos.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Este curso foi elaborado a partir da necessidade da Empresa Odebrecht, do Estado do Mato Grosso.
Trata-se de um curso que fundamenta-se na alfabetizarão de trabalhadores haitianos na Língua Portuguesa, com foco nas expressões e sinalizações utilizadas no ambiente de tabalho.
COMPETÊNCIAS
• Relacionar a fonética do alfabeto da língua portuguesa com a do crioulo (língua nativa);
• Identificar e conhercer palavras e placas do seu uso cotidiano;
• Compreender o uso e o significado das palavras e placas utilizadas em seu ambiente de trabalho;
• Empregar este conhecimento nas situações exigidas.
CONTEÚDO
• Revisão das letras do alfabeto;
• Apresentação fonética e escrita das placas de sinalização: Sinais de Indicação/ Localização; Sinais de regiões de tráfego; Sinais de advertência, Prudência; Sinais de advertência dos períodos de obras; Sinais de regulamentação e sinais de placas educativas.
• Apresentação fonética e escrita dos equipamentos de proteção individual (EPIs);
• Leitura, interpretação e criação de textos.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Este curso foi elaborado a partir da necessidade da Empresa Odebrecht, do Estado do Mato Grosso.
Trata-se de um curso que fundamenta-se na alfabetizarão de trabalhadores haitianos na Língua Portuguesa, com foco nas expressões e sinalizações utilizadas no ambiente de tabalho.
COMPETÊNCIAS
• Relacionar a fonética do alfabeto da língua portuguesa com a do crioulo (língua nativa);
• Identificar e conhercer palavras e placas do seu uso cotidiano;
• Compreender o uso e o significado das palavras e placas utilizadas em seu ambiente de trabalho;
• Empregar este conhecimento nas situações exigidas.
CONTEÚDO
• Revisão das letras do alfabeto;
• Apresentação fonética e escrita das placas de sinalização: Sinais de Indicação/ Localização; Sinais de regiões de tráfego; Sinais de advertência, Prudência; Sinais de advertência dos períodos de obras; Sinais de regulamentação e sinais de placas educativas.
• Apresentação fonética e escrita dos equipamentos de proteção individual (EPIs);
• Leitura, interpretação e criação de textos.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Este curso foi elaborado a partir da necessidade da Empresa Odebrecht, do Estado do Mato Grosso.
Trata-se de um curso que fundamenta-se na alfabetizarão de trabalhadores haitianos na Língua Portuguesa, com foco nas expressões e sinalizações utilizadas no ambiente de tabalho.
COMPETÊNCIAS
• Relacionar a fonética do alfabeto da língua portuguesa com a do crioulo (língua nativa);
• Identificar e conhercer palavras e placas do seu uso cotidiano;
• Compreender o uso e o significado das palavras e placas utilizadas em seu ambiente de trabalho;
• Empregar este conhecimento nas situações exigidas.
CONTEÚDO
• Revisão das letras do alfabeto;
• Apresentação fonética e escrita das placas de sinalização: Sinais de Indicação/ Localização; Sinais de regiões de tráfego; Sinais de advertência, Prudência; Sinais de advertência dos períodos de obras; Sinais de regulamentação e sinais de placas educativas.
• Apresentação fonética e escrita dos equipamentos de proteção individual (EPIs);
• Leitura, interpretação e criação de textos.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Este curso foi elaborado a partir da necessidade da Empresa Odebrecht, do Estado do Mato Grosso.
Trata-se de um curso que fundamenta-se na alfabetizarão de trabalhadores haitianos na Língua Portuguesa, com foco nas expressões e sinalizações utilizadas no ambiente de tabalho.
COMPETÊNCIAS
• Relacionar a fonética do alfabeto da língua portuguesa com a do crioulo (língua nativa);
• Identificar e conhercer palavras e placas do seu uso cotidiano;
• Compreender o uso e o significado das palavras e placas utilizadas em seu ambiente de trabalho;
• Empregar este conhecimento nas situações exigidas
CONTEÚDO
• Revisão das letras do alfabeto;
• Apresentação fonética e escrita das placas de sinalização: Sinais de Indicação/ Localização; Sinais de regiões de tráfego; Sinais de advertência, Prudência; Sinais de advertência dos períodos de obras; Sinais de regulamentação e sinais de placas educativas.
• Apresentação fonética e escrita dos equipamentos de proteção individual (EPIs);
• Leitura, interpretação e criação de textos.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Possibilitar aos trabalhadores da indústria conhecer, rever, reestruturar e exercitar as linguagens e a língua portuguesa. O curso tem como principal objetivo resgatar os conhecimentos básicos para produção de textos e instrumentalizar os participantes na estruturação dos textos considerando a diversidade textual. Trabalharemos estes conceitos em 24 módulos.
Módulo 1: Comunicação
Módulo 2: Definição de Língua Portuguesa; Língua e Linguagem
Módulo 3: Ortografia
COMPETÊNCIAS
- Compreender e usar a língua portuguesa nas comunicações, possibilitando a integração das pessoas nas mais variadas formas.
CONTEÚDO
Conteúdo programático
Módulo 1 – Comunicação: Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura
• Prática de Escrita;
• Comunicação;
• Comunicação Positiva;
• Meios de Comunicação;
• Tipos de Comunicação;
• Atitudes;
• Mudanças de Atitudes;
• Eficácia da Comunicação;
• Processo de Socialização;
• Canais de Comunicação;
• Percepção e processo criativo.
Módulo 2 – Definição de Língua Portuguesa; Língua e Linguagem
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Definição de Língua Portuguesa; Língua; Linguagem; Gramática;
• A língua: uma produção social;
• Trava Língua;
• Ortografia;
• Interação entre sujeitos;
• Formas do uso da língua – língua falada e língua escrita.
Módulo 3 – Ortografia Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura
• Prática de Escrita;
• Definição de Ortografia; - Regras para se escrever corretamente
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Possibilitar aos trabalhadores da indústria conhecer, rever, reestruturar e exercitar as linguagens e a língua portuguesa. O curso tem como principal objetivo resgatar os conhecimentos básicos para produção de textos e instrumentalizar os participantes na estruturação dos textos considerando a diversidade textual. Trabalharemos este tema em 24 módulos.
Módulo 4: Artigo e Substantivo
Módulo 5: Leitura
Módulo 6: Pronome
COMPETÊNCIAS
- Compreender e usar a língua portuguesa nas comunicações, possibilitando a integração das pessoas nas mais variadas formas.
CONTEÚDO
Módulo 4 – Artigo e Substantivo
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Conceito de Artigo;
• Artigo Definido;
• Artigo Indefinido;
• Conceito de Substantivo;
• Classificação de Substantivo;
• Formação de Substantivo;
• Reflexões do Substantivo.
Módulo 5 - Leitura
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Conceito de Leitura;
• Concepção de Leitura;
• Língua – representação do pensamento;
• Língua – estrutura com código;
• Língua – interação autor – texto- leitor;
• Tipos de leitura;
• Produção de sentido construída na leitura.
Módulo 6 - Pronome Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Pronome;
• Pronomes Pessoais;
• Pronomes Possessivos;
• Pronomes Demonstrativos;
• Pronomes Relativos;
• Pronomes Interrogativos;
• Pronomes Indefinidos;
• Pronomes de tratamento.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Possibilitar aos trabalhadores da indústria conhecer, rever, reestruturar e exercitar as linguagens e a língua portuguesa. O curso tem como principal objetivo resgatar os conhecimentos básicos para produção de textos e instrumentalizar os participantes na estruturação dos textos considerando a diversidade textual. Trabalharemos este tema em 24 módulos.
Módulo 7: Texto e Intertextualidade
Módulo 8: Fonética e Fonologia
Módulo 9: Leitura e Interferências
COMPETÊNCIAS
- Compreender e usar a língua portuguesa nas comunicações, possibilitando a integração das pessoas nas mais variadas formas.
CONTEÚDO
Módulo 7- Texto e Intertextualidade:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Reflexão;
• Propriedades de um texto;
• Intertextualidade em texto;
• Intertextualidade em anúncios
Módulo 8 – Fonética e Fonologia
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Fonética e Fonologia;
• Vogais;
• Semivogais;
• Consoantes;
• Sílabas – encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos;
• Tonicidade – átonas e tônicas.
Módulo 9 – Leitura e Interferências:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• O Ato de Ler;
• Leitura – geradora de novas experiências;
• Tomada de posição;
• Reflexão;
• Benefícios da Leitura;
• Leitura Fruição;
• Os sentidos – Denotação/Conotação;
• Informações Implícitas.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Possibilitar aos trabalhadores da indústria conhecer, rever, reestruturar e exercitar as linguagens e a língua portuguesa. O curso tem como principal objetivo resgatar os conhecimentos básicos para produção de textos e instrumentalizar os participantes na estruturação dos textos considerando a diversidade textual. Trabalharemos este tema em 24 módulos.
Módulo 10: Interjeição e Numeral
Módulo 11: Gêneros Textuais
Módulo 12: Verbo
COMPETÊNCIAS
- Compreender e usar a língua portuguesa nas comunicações, possibilitando a integração das pessoas nas mais variadas formas.
CONTEÚDO
Módulo 10 – Interjeição e Numeral
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Interjeições;
• Onomatopéia;
• Numerais – Cardinais, Ordinais, Multiplicativos e Fracionários;
• Leitura dos numerais;
• Flexão dos numerais;
• Emprego dos numerais.
Módulo 11 – Gêneros Textuais Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Gêneros textuais;
• Gêneros - literário e não literário;
• Carta;
• Resumo;
• Bibliografia;
• Lista Telefônica;
• Notícia jornalística;
• Editorial;
• Reportagem;
• Romance;
• Ficção;
• Bula;
• Crônica;
• Gênero Instrucional.
Módulo 12 - Verbo
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Verbo;
• Flexões Verbais;
• Reflexão;
• Flexão de tempo e modo;
• Flexão de voz;
• Verbos Regulares;
• Verbos Irregulares;
• Verbos Defectivos;
• Verbos Abundantes.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Possibilitar aos trabalhadores da indústria conhecer, rever, reestruturar e exercitar as linguagens e a língua portuguesa. O curso tem como principal objetivo resgatar os conhecimentos básicos para produção de textos e instrumentalizar os participantes na estruturação dos textos considerando a diversidade textual. Trabalharemos este tema em 24 módulos.
Módulo 13: Pontuação
Módulo 14: Advérbio
Módulo 15:Preposição
COMPETÊNCIAS
- Compreender e usar a língua portuguesa nas comunicações, possibilitando a integração das pessoas nas mais variadas formas.
CONTEÚDO
Módulo 13 -Pontuação:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Pontuação;
• Ponto;
• Ponto e Vírgula;
• Dois pontos;
• Ponto de interrogação;
• Ponto de Exclamação;
• Vírgula;
• Reticências;
• Travessão
Módulo 14 - Advérbio:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Advérbio;
• Classificação dos Advérbios;
• Locução Adverbial;
• Flexão do Advérbio
Módulo 15- Preposição:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Preposição;
• Locução Prepositiva;
• Tipos de Preposição;
• Relações semânticas.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Possibilitar aos trabalhadores da indústria conhecer, rever, reestruturar e exercitar as linguagens e a língua portuguesa. O curso tem como principal objetivo resgatar os conhecimentos básicos para produção de textos e instrumentalizar os participantes na estruturação dos textos considerando a diversidade textual. Trabalharemos este tema em 24 módulos.
Módulo 16: Advérbio
Módulo 17: Casos que nos confundem – Parte I
Módulo 18:Casos que nos confundem – Parte II
COMPETÊNCIAS
- Compreender e usar a língua portuguesa nas comunicações, possibilitando a integração das pessoas nas mais variadas formas.
CONTEÚDO
Módulo 16: Advérbio:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Adjetivo;
• Locuções Adjetivas;
• Locuções Adjetivas e Adjetivos Correspondentes.
Módulo 17: Casos que nos confundem – Parte I
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Por, devagar, depressa, de repente e por isso;
• Esta a par ou Está ao par? ; Pega ele ou Pegá-lo;
• Mau e Mal;
• Haja ou aja;
• Comprimento ou Cumprimento;
• Afim de/ afim;
• Onde – emprego indevido;
• Onde/Aonde;
• A nível de /em nível de;
• Vim ou vir?
• Ser “de menor” ou de maior”;
• Ao invés de X Em vez de;
• Haja vista que;
• Grama.
Módulo 18:Casos que nos confundem – Parte II:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Por que, Por quê, Porque, Porquê.
• Parônimos e Homônimos;
• Uso de há/a;
• Haver;
• Mas, mais e más;
• Horas – como abreviar?
• Houve – ouve;
• Óculos ou óculo;
• Fiquei fora de mim/ Fiquei fora de si? ; Chegar, ir e vir (regência);
• Ir;
• A ver/haver;
• À medida que X Na medida em que
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Possibilitar aos trabalhadores da indústria conhecer, rever, reestruturar e exercitar as linguagens e a língua portuguesa. O curso tem como principal objetivo resgatar os conhecimentos básicos para produção de textos e instrumentalizar os participantes na estruturação dos textos considerando a diversidade textual. Trabalharemos este tema em 24 módulos.
Módulo 19: Casos que nos confundem – Parte III
Módulo 20: Estudo da Crase
Módulo 21: Nova Ortografia
COMPETÊNCIAS
- Compreender e usar a língua portuguesa nas comunicações, possibilitando a integração das pessoas nas mais variadas formas.
CONTEÚDO
Módulo 19: Casos que nos confundem – Parte III
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Meio-dia e meia;
• A gente e agente;
• Mas/Mais;
• Muito obrigada, eu mesma, eu própria;
• Viagem/viajar;
• Perda/Perca;
• Pleonasmo Vicioso;
• Senão/ se não;
• Ao encontro/ de encontro;
• Hum mil reais ou mil reais?
Módulo 20: Estudo da Crase
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Estudo da Crase;
• Crase.
Módulo 21: Nova Ortografia
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Nova Ortografia;
• Mudança no alfabeto;
• Trema;
• Mudanças nas regras de acentuação;
• Uso do hífen com composto;
• Uso do hífen e prefixos.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Possibilitar aos trabalhadores da indústria conhecer, rever, reestruturar e exercitar as linguagens e a língua portuguesa. O curso tem como principal objetivo resgatar os conhecimentos básicos para produção de textos e instrumentalizar os participantes na estruturação dos textos considerando a diversidade textual. Trabalharemos este tema em 24 módulos.
Módulo 22: Concordância Nominal e Concordância Verbal
Módulo 23 - Conjunções
Módulo 24 – Livre expressão e Poesia
COMPETÊNCIAS
- Compreender e usar a língua portuguesa nas comunicações, possibilitando a integração das pessoas nas mais variadas formas.
CONTEÚDO
Módulo 22: Concordância Nominal e Concordância Verbal:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Concordância Nominal;
• Concordância Verbal;
Módulo 23 - Conjunções:
• Prática de Convenção de Linguagens;
• Prática da Leitura;
• Prática de Escrita;
• Conjunções;
• Locução conjuntiva;
• Conjunções Coordenativas (Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas);
• Classificação das Conjunções Subordinadas (Casuais, Comparativas, Concessivas, Conformativas, Consecutivas, Finais, Proporcionais e Temporais)
Módulo 24 – Importância de falar bem
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Reconhecer habilidade comunicativas que os participantes já dominam;
Aprimorar habilidades de fala, leitura e escrita, especialmente aquelas relacionadas à correçãoe a adequação de linguagem ao contexto comunicativo;
Reconhecer a leitura como um instrumento de aquisição de conhecimentos;
Reconhecer regras sociais relacionadas à produção de textos orais e escritos; .
COMPETÊNCIAS
• Assumir o papel de ouvinte atento, de interlocutor e locutor cooperativo em situações de comunicação que exijam algum grau de formalidade (cger 3).
• Conhecimento da língua materna;
• Dominar metodologias de estudo (tais como sublinhar, tirar notas e resumir);
• Transformar informação oral e escrita em conhecimento;
• Usar estratégias de raciocínio verbal na resolução de problemas;
• Exprimir-se oralmente e por escrito de uma forma confiante, autónoma e criativa;
• Comunicar de forma correcta e adequada em contextos diversos e com objectivos diversificados;
CONTEÚDO
CONTÉUDOS PROGRAMÁTICOS
- Conceito e elementos da comunicação
- Construção de sentidos com base no contexto comunicativo
- Comunicação por meio da fala: intensidade e articulação da voz
- Estrutura do texto falado: marcas de hesitação e repetições
- Processo de Intepretação de textos
- Construção dos sentidos com base na intencionalidade e no contexto comunicativo
- Comunicação por meio da escrita: correção e adequação da estrutura textual
- Estrutura composicional de alguns gêneros textuais
- Paragrafação
- Articulação do discurso: referenciação
- Uso do dicionário
- Conceito de verbete
- Estrutura informacional do dicionário e do verbete
- Ordem alfabética
- Polissemia: variedade / multiplicidade de significados das palavras
- Conceitos de texto instrucional
- Gêneros textuais do texto instrucional
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
Desenvolver conhecimentos mais aprofundados e atuais sobre a Língua Portuguesa, com finalidades de o aluno dar segmentos para o estudo e demais interesses nos quais implicam a escrita e a leitura, elaboração e interpretação de textos de acordo com a nova ortografia.
COMPETÊNCIAS
- Competências operatórias: aplicar orientações constantes de manuais, catálogos, tabelas, etc.
- Competências básicas: ensino fundamental e médio completos como pré-requisito para ingresso na indústria e, demanda de cursos técnicos.
- Competências cognitivas: capacidade de interpretação dos textos técnicos (manuais e prospectos);
CONTEÚDO
MÓDULO I – ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
1. DICAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Objetivos: levar o aluno a compreender o processo de leitura em suas distintas etapas para empreender a análise e a interpretação de textos, conhecendo diferentes gêneros literários.
MÓDULO II – UTILIDADES DA LÍNGUA
2. ANÚNCIOS
2.1 Produção textual
2.2 Organização Textual
Objetivos: propiciar o desenvolvimento de habilidades de escrita com uso correto da linguagem, organização e produção textual e elaboração de redações reconhecendo o seu objetivo.
MÓDULO III - OS TIPOS DE TEXTO
3. TEXTOS
3.1 Descrição
3.1.1 Descrição Denotativa
3.1.2 Descrição Conotativa
3.2 Narração
3.3 Formas de discurso
3.4 Dissertação e Argumentação Textual
3.4.1 O Parágrafo
3.4.2 Orientação para Elaborar uma Dissertação
Objetivos: fazer com que o aluno conheça os diferentes tipos de textos e as suas estruturas descritiva, conotativa e discursiva, compreendendo as formas de discursos e argumentação, tendo a habilidade de escrita de textos e redações.
MÓDULO IV - ORTOGRAFIA/GRAMÁTICA
4. ORTOGRAFIA: Conhecer e usar as palavras
4.1 Palavras com erros mais frequentes
4.2 Homônimos e Parônimos
4.2.1 Palavras semelhantes
4.2.2 Uso de Mal e Mau
4.3 Uso dos porquês
4.3.1 Uso do Mais, Mas e Más
4.3.1.1 Casos especiais
4.3.2 O emprego de [mas]
4.3.2.1 Casos Especiais
4.3.3 O emprego de más
4.4 Uso do há / a
4.4.1 Uso do há, havia
4.4.2 Há, atrás
4.5 Uso de onde/ aonde
4.6 Uso do em, -ém, -êm, -êem.
4.7 Uso de a fim/afim
4.7.1 Uso de enfim/ em fim
4.7.2 Uso de se não/ senão
4.8 O uso da crase
4.8.1 Usa-se a crase ainda:
4.8.2 Não se usa a crase antes de:
4.8.3 Uso facultativo
4.9_As novas regras ortográficas: acordo ortográfico
4.9.1 Trema
4.9.2 Mudanças nas regras de acentuação
4.9.3 Uso do hífen com compostos
4.9.3.1 Uso do hífen com prefixos
4.9.3.2 Casos gerais
4.9.3.3 Casos particulares
4.10 GRAMÁTICA
4.10.1 Concordância nominal e verbal
4.10.1.1 Concordância verbal: regra geral
4.10.1.1.1 Casos especiais
4.10.2 Verbo acompanhado da palavra SE
4.10.2.1 Verbos impessoais
4.10.2.2 Verbo SER
4.10.2.3 Verbo DAR
4.10.2.4 Verbo PARECER
4.10.3 Concordância Nominal
4.10.3.1 Concordâncias especiais:
4.10.3.2 Uso de bastante-bastantes
4.10.3.3 Anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio
4.10.4 Uso de: Muito, pouco, caro, barato, longe, meio, sério, alto
4.10.5 Uso de: É bom, é necessário, é proibido
4.10.6 Uso de: Menos, alerta, pseudo
4.10.7 Uso de Só, sós
4.10.8 Concordância dos particípios
Objetivos: propiciar ao aluno conhecer as palavras na sua estrutura ortográfica e reconhecendo os seus significados para as diferentes formas de expressá-las pela escrita; desenvolver conhecimentos sobre a gramática e seus diferentes elementos que compõem a forma correta de escrita.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
Confira outras modalidades:
> Deseja encontrar outros cursos?
Clique aqui para voltar para a lista completa por tema.