Destinadas ao trabalhador da indústria, estas ações educativas podem ser realizadas a distância ou nos formatos presencial e semipresencial, por meio de cursos, palestras e workshops.
Selecione uma modalidade abaixo para conhecer as ações disponíveis para o tema Competências Comportamentais.
CURSOS PRESENCIAIS
DESCRIÇÃO
Este curso tem por objetivo valorizar a participação das mulheres na sociedade por meio da promoção, da igualdade e exercício da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
O Programa é desenvolvido em 48 horas, abordando os temas “Relações Interpessoais” (16 horas), “Saúde e Segurança no Trabalho” (12 horas), “Meio Ambiente” (08 horas) e “Ética e Cidadania” (12 horas).
COMPETÊNCIAS:
- Flexibilidade e Rapidez de Respostas;
- Habilidade de relações Interpessoais e sociais;
- Autoconhecimento e outras habilidades que possibilitem o ingresso no mercado de trabalho, como a ampliação do conhecimento das participantes em relação à questões de meio ambiente, de saúde e segurança no trabalho.
CONTEÚDO
No eixo Relações Interpessoais (16 horas):
- Autoestima;
- Motivação;
- Comunicação;
- Relações Humanas;
- Empreendedorismo;
- Pilares da Empregabilidade;
No eixo Saúde e Segurança no Trabalho (12 horas):
- Riscos Ambientais – descrevendo os riscos: Físicos, Químicos, Ergonômicos; Biológicos, Acidentes;
- Prevenção de Acidentes no Trabalho;
- Técnicas Adequadas de Levantamento de Peso;
- Orientação Postural;
- Orientação sobre o uso e Higienização de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
- O que é Saúde;
- Higiene Pessoal;
- Alcoolismo e outras Drogas;
- Verminoses;
- DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis;
- Remédios.
No eixo Meio Ambiente (08 horas):
- Definição de Meio Ambiente, Biodiversidade, Poluição;
- Principais Problemas gerados pela Poluição;
- Definição de Solo, Ar (a poluição do ar, efeito estufa, buraco de ozônio), Água (ciclo da água, poluição da água, questões agrícolas, controle e uso racional da água);
- Resíduos Sólidos – importância de separar, vida útil dos resíduos, como reutilizar;
- Benefícios da Coleta Seletiva.
No eixo Ética e Cidadania (12 horas):
- Cidadania (importância e exigências do século XXI, competências para um bom desempenho profissional);
- Projeto de Vida e O Caminho da Profissão – metas e objetivos para se tornar um Cidadão;
- Emprego – estratégias para procurar um emprego;
- Qualificação Profissional – competências necessárias;
- Construção do Currículo.
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DESCRIÇÃO
O objetivo desse curso é apresentar os conceitos sobre a mudança, em um foco comportamental, promovendo no participante a identificação de possíveis bloqueios e resistências ao processo de mudança. Proporcionar vivências relacionadas à descoberta de sua capacidade de adaptação às mudanças.
COMPETÊNCIAS
-Atitudinais: adaptar-se a mudanças; aprender com os outros; ter flexibilidade; aceitar críticas e ter postura crítica; desenvolver o potencial criativo e inovador; senso de oportunidade e autonomia.
-Cognitivas: prontidão para a aprendizagem; comunicação eficaz; autonomia na busca do conhecimento.
CONTEÚDO
Oportunidade de Crescimento
• O que é Mudança?
• Que mudanças estão ocorrendo?
• Qual o ciclo da Mudança?
• Quais as restrições à Mudança?
• Como posso estar melhor preparado para as Mudanças?
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DESCRIÇÃO
Capacitar e instrumentalizar o estudante para uma melhor atuação e interação no mercado de trabalho.
COMPETÊNCIAS
Competências Atitudinais:
- Trabalhar em equipe;
- Saber comunicar-se;
- Adaptar-se a mudanças;
- Aprender com os outros;
- Manter equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Ter flexibilidade;
- Aceitar críticas e ter postura crítica inovadora;
- Valorizar e motivar colegas de trabalho;
- Agir voltado para a elevação da produtividade; e trabalhar com superiores.
Competências Cognitivas:
- Prontidão para aprendizagem;
- Comunicação eficaz (verbal e escrita);
- Autonomia na busca do conhecimento;
- Capacidade de interpretação de textos técnicos (manuais, prospectos);
- Capacidade de entendimento e uso de conceitos matemáticos e físico-químicos;
- Capacidade de compreensão da missão da empresa.
Competências Operativas:
- Atuar com precisão;
- Aplicar legislação e normas técnicas no cotidiano do trabalho;
- Operar a logística do processo produtivo;
- Aplicar orientações constantes de manuais, catálogos e tabelas;
- Correlacionar propriedades e características de máquinas, instrumentos e equipamentos com suas aplicações;
- Executar programas de manutenção e recuperação de equipamentos;
- Manusear equipamentos;
- Caracterizar materiais, insumos e componentes;
- Controlar variáveis do processo produtivo.
CONTEÚDO
- Relações Humanas no Trabalho
- Comportamento Organizacional
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DESCRIÇÃO
Desenvolver estratégias que oportunizem a reflexão sobre o comportamento do ser humano, enfocando a relação em equipe.
COMPETÊNCIAS
- Conhecer e compreender o homem em sociedade;
- Compreender e respeitar as diferenças individuais no relacionamento interpessoal;
- Aprimoramento das competências interpessoais.
CONTEÚDO
• Relacionamento Interpessoal:
- O homem em sociedade;
- Conceito de necessidades humanas básicas;
- Quando tudo começou;
- Cooperação.
• A inteligência emocional:
- O que é;
- Estudos de Daniel Goleman;
- Inteligência emocional e seus cinco componentes;
- Dicas para desenvolver a inteligência emocional.
• A importância do Feedback nas relações interpessoais.
• Janela de Johari.
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DESCRIÇÃO
Este curso objetiva propiciar ao trabalhador a renovação das competências requeridas no mercado trabalho e a familiaridade com as tecnologias da comunicação digital utilizada como recurso pedagógico.
Os conteúdos de cada aula são apresentados em software executável por meio do diálogo entre personagens que se relacionam entre si formando uma história envolvente.
O desenvolvimento das aulas ocorre em Laboratório Digital, considerando o manuseio de microcomputadores pelos estudantes. A utilização de ambientes digitais para a realização do curso visa promover um meio de aprendizagem que considere os avanços tecnológicos. O Laboratório Digital propicia a familiaridade do estudante com a tecnologia, auxilia-o na renovação de competências requeridas no mercado de trabalho e amplia-lhe os horizontes de informação e cultura a partir das aulas e dos instrumentos de pesquisa e divulgação na rede digital.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Ressignificar conhecimentos acerca do Negócio e valores da empresa.
1.1. Conhecimentos: Fazer uso de conhecimentos tácitos, apropriados na experiência pessoal ou profissional.
1.2. Habilidades: Relacionar conhecimentos adquiridos na experiência pessoal ou profissional com as novas informações e/ou conteúdos a serem apropriados.
1.3. Atitudes: Atribuir significado aos conhecimentos já apropriados. Estar aberto para novas aprendizagens.
2. Competência: Apropriar-se das mudanças conceituais e evolução tecnológica.
2.1. Conhecimentos: Reconhecer a importância e aprender formas e usos de novas tecnologias no ambiente profissional e pessoal.
2.2. Habilidades: Utilizar novos instrumentos e/ou mecanismos tecnológicos que facilitem as atividades pessoais e profissionais.
3.3 Atitudes: Dominar novas formas de comunicação e informação. Demonstrar aprendizagem de novas tecnologias, utilizando-as cotidianamente na vida pessoal e profissional.
CONTEÚDO
- Conceituação e discussão sobre a importância do trabalho na vida do trabalhador na atual conjuntura econômica e social.
- Abordagem dos conceitos: organização, negócio, cadeia produtiva e sistema vivo.
- Apresentação e discussão da relação existente entre valores pessoais e organizacionais. Definições de Visão, Missão e Declaração de Valores.
- Abordagem sobre ética com exemplos ligados ao dia a dia do trabalhador.
- Os códigos e seus contextos.
- Definição de competências, com exemplos relevantes para o trabalhador da indústria no exercício da sua profissão.
- A multifuncionalidade, a valorização do trabalhador e a importância da aprendizagem constante.
- A autonomia, a descentralização e a capacitação como fatores fundamentais à saúde de uma empresa.
- Definição de Gestão Socialmente Responsável e o papel desempenhado pelo trabalhador no processo.
- O crescimento sustentável.
- A importância da criatividade, do conhecimento e da atitude participativa na vida do trabalhador e seus benefícios para a empresa.
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DESCRIÇÃO
Este curso tem por objetivo propiciar ao trabalhador a renovação das competências requeridas no mercado trabalho e a familiaridade com as tecnologias da comunicação digital utilizada como recurso pedagógico.
Os conteúdos de cada aula são apresentados em software executável por meio do diálogo entre personagens que se relacionam entre si formando uma história envolvente.
O desenvolvimento das aulas ocorre em Laboratório Digital, considerando o manuseio de microcomputadores pelos estudantes. Isso porque o principal diferencial do curso é a disponibilidade do seu conteúdo em meio digital.
A utilização de ambientes digitais para a realização do curso visa promover um meio de aprendizagem que considere os avanços tecnológicos. O Laboratório Digital propicia a familiaridade do estudante com a tecnologia, auxilia-o na renovação de competências requeridas no mercado de trabalho e amplia-lhe os horizontes de informação e cultura a partir das aulas e dos instrumentos de pesquisa e divulgação na rede digital.
COMPETÊNCIAS
Competências desenvolvidas
1. Competência: Ressignificar conhecimentos acerca das competências para o mundo do trabalho.
1.1. Conhecimentos: Fazer uso de conhecimentos tácitos, apropriados na experiência pessoal ou profissional.
1.2. Habilidades: Relacionar conhecimentos adquiridos na experiência pessoal ou profissional com as novas informações e/ou conteúdos a serem apropriados.
1.3. Atitudes: Atribuir significado aos conhecimentos já apropriados. Estar aberto para novas aprendizagens.
2. Competência: Apropriar-se das mudanças conceituais e evolução tecnológica.
2.1. Conhecimentos: Reconhecer a importância e aprender formas e usos de novas tecnologias no ambiente profissional e pessoal.
2.2. Habilidades: Utilizar novos instrumentos e/ou mecanismos tecnológicos que facilitem as atividades pessoais e profissionais.
3.3. Atitudes: Dominar novas formas de comunicação e informação. Demonstrar aprendizagem de novas tecnologias, utilizando-as cotidianamente na vida pessoal e profissional.
CONTEÚDO
- A competência como uma qualidade que pode ser melhorada ou desenvolvida
- A competência ética
- A competência de trabalhar em equipe
- As competências de ser organizado e saber planejar
- As competências de ser responsável nos âmbitos social e ambiental
- A competência tecnológica
- As competências de autoavaliação e de avaliação
- A competência analítica e de raciocínio lógico para a busca de soluções
- A competência para aprender e compartilhar conhecimentos
- A competência da comunicação efetiva
- A competência do empreendedorismo
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DESCRIÇÃO
Este curso tem por objetivo propiciar ao trabalhador a renovação das competências requeridas no mercado trabalho e a familiaridade com as tecnologias da comunicação digital utilizada como recurso pedagógico.
Os conteúdos de cada aula são apresentados em software executável por meio do diálogo entre personagens que se relacionam entre si formando uma história envolvente.
O desenvolvimento das aulas ocorre em Laboratório Digital, considerando o manuseio de microcomputadores pelos estudantes. Isso porque o principal diferencial do curso é a disponibilidade do seu conteúdo em meio digital.
A utilização de ambientes digitais para a realização do curso visa promover um meio de aprendizagem que considere os avanços tecnológicos. O Laboratório Digital propicia a familiaridade do estudante com a tecnologia, auxilia-o na renovação de competências requeridas no mercado de trabalho e amplia-lhe os horizontes de informação e cultura a partir das aulas e dos instrumentos de pesquisa e divulgação na rede digital.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Ressignificar conhecimentos acerca do significado do trabalho.
1.1. Conhecimentos: Fazer uso de conhecimentos tácitos, apropriados na experiência pessoal ou profissional.
1.2. Habilidades: Relacionar conhecimentos adquiridos na experiência pessoal ou profissional com as novas informações e/ou conteúdos a serem apropriados.
1.3. Atitudes: Atribuir significado aos conhecimentos já apropriados. Estar aberto para novas aprendizagens.
2. Competência: Apropriar-se das mudanças conceituais e evolução tecnológica.
2.1. Conhecimentos: Reconhecer a importância e aprender formas e usos de novas tecnologias no ambiente profissional e pessoal.
2.2. Habilidades: Utilizar novos instrumentos e/ou mecanismos tecnológicos que facilitem as atividades pessoais e profissionais.
3.3. Atitudes: Dominar novas formas de comunicação e informação. Demonstrar aprendizagem de novas tecnologias, utilizando-as cotidianamente na vida pessoal e profissional.
CONTEÚDO
• O trabalho como fonte de identidade e autorrealização
• O trabalho como forma de aprendizado e desenvolvimento
• O trabalho e a cadeia de valor
• O trabalho e sua contribuição para o mundo: impactos sociais, econômicos e ambientais
• A interação humana no trabalho
• O trabalho como fonte de ocupação
• O trabalho como fonte de autonomia e de segurança
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DESCRIÇÃO
Este curso visa a melhoria do convívio social e produtivo amenizando os conflítos interpessoais que ocorrem relações de trabalho. O curso tem como objetivo oferecer ferramentas para que as empresas possam desenvolver as suas equipes e obter melhores resultados através das pessoas.
COMPETÊNCIAS
-Saber diferenciar grupo de equipe;
-Ter espirito de equipe;
-Conhecer e vivenciar os critérios e fatores determinantes para eficácia de uma equipe.
CONTEÚDO
-Diferenças entre grupos e equipes;
-Vantagens e benefícios de trabalho em equipe;
-Critérios e fatores determinantes da eficácia das equipes;
-Aplicação do CAV;
-Visões partilhadas;
-Aprendizagem em grupo.
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DESCRIÇÃO
Este curso visa a melhoria do convívio social e produtivo amenizando os conflítos interpessoais que ocorrem relações de trabalho. O curso tem como objetivo oferecer ferramentas para que as empresas possam desenvolver as suas equipes e obter melhores resultados através das pessoas.
COMPETÊNCIAS
-Saber diferenciar grupo de equipe;
-Ter espirito de equipe;
-Conhecer e vivenciar os critérios e fatores determinantes para eficácia de uma equipe.
CONTEÚDO
-Diferenças entre grupos e equipes;
-Vantagens e benefícios de trabalho em equipe;
-Critérios e fatores determinantes da eficácia das equipes;
-Aplicação do CAV;
-Visões partilhadas;
-Aprendizagem em grupo.
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DESCRIÇÃO
O objetivo da Formação Cidadã é desenvolver no participante a flexibilidade, a rapidez de resposta, a competência interpessoal e social, além do autoconhecimento e competências que possibilitem o ingresso no mercado de trabalho.
COMPETÊNCIAS
- Flexibilidade e Rapidez de Respostas;
- Habilidade de relações Interpessoais e sociais;
- Autoconhecimento e outras habilidades que possibilitem o ingresso no mercado de trabalho, como a ampliação do conhecimento dos participantes em relação à questões de meio ambiente, de saúde e segurança no trabalho.
CONTEÚDO
No eixo Relações Interpessoais (16 horas):
- Autoestima;
- Motivação;
- Comunicação;
- Relações Humanas;
- Empreendedorismo;
- Pilares da Empregabilidade;
No eixo Saúde e Segurança no Trabalho (12 horas):
- Riscos Ambientais – descrevendo os riscos: Físicos, Químicos, Ergonômicos; Biológicos, Acidentes;
- Prevenção de Acidentes no Trabalho;
- Técnicas Adequadas de Levantamento de Peso;
- Orientação Postural;
- Orientação sobre o uso e Higienização de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
- O que é Saúde;
- Higiene Pessoal;
- Alcoolismo e outras Drogas;
- Verminoses;
- DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis;
- Remédios.
No eixo Meio Ambiente (08 horas):
- Este eixo define: Meio Ambiente, Biodiversidade, Poluição;
- Principais Problemas gerados pela Poluição;
- Define: Solo, Ar (a poluição do ar, efeito estufa, buraco de ozônio), Água (ciclo da água, poluição da água, questões agrícolas, controle e uso racional da água);
- Resíduos Sólidos – importância de separar, vida útil dos resíduos, como reutilizar;
- Benefícios da Coleta Seletiva.
No eixo Ética e Cidadania (12 horas):
- Cidadania (importância e exigências do século XXI, competências para um bom desempenho profissional);
- Projeto de Vida e O Caminho da Profissão – metas e objetivos para se tornar um Cidadão;
- Emprego – estratégias para procurar um emprego;
- Qualificação Profissional – competências necessárias;
- Construção do Currículo.
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CURSOS SEMIPRESENCIAIS
DESCRIÇÃO
Este curso tem como objetivo atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Ressignificar conhecimentos acerca das principais diferenças existentes no ambiente de trabalho: gênero, idade, raça e etnia, crença e opiniões, deficiências e orientação sexual.
C1. Fazer uso de conhecimentos tácitos apropriados na experiência pessoal ou profissional.
H1. Relacionar conhecimentos adquiridos na experiência pessoal ou profissional com as novas informações e/ou conteúdos a serem apropriados.
A1. Atribuir significado aos conhecimentos já apropriados. Estar aberto para novas aprendizagens.
2. Competência: Trabalhar em equipes diversificadas.
C2. Compreender o comportamento humano e os fatores socioculturais e éticos intervenientes nas relações interpessoais e profissionais.
H2. Cooperar nas atividades profissionais e cotidianas, demonstrando empatia e responsabilidade.
A2. Respeitar diferentes formas de pensar e agir das pessoas com as quais convive cotidianamente.
CONTEÚDO
Etapa Presencial
-O Direito à Diferença
• Principais diferenças existentes no ambiente de trabalho: gênero, idade, raça e etnia, crença e opiniões, deficiências e orientação sexual.
• Convivência e respeito às diferenças.
-O Trabalho Cooperativo
• Diferenças como impulsionadoras do trabalho cooperativo.
• Trabalho em equipes diversificadas e contribuição individual.
• Fortalecimento do respeito mútuo entre as pessoas, o reconhecimento de suas particularidades e o estímulo à sua criatividade e cooperação.
Etapa a Distância
• Direito à Diferença
• Trabalho Cooperativo
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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DESCRIÇÃO
O objetivo é atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Enfrentar situações-problemas
1.1. Conhecimento: Identificar situações-problemas referentes à vida pessoal e profissional.
1.2. Habilidade: Propor soluções para equacionar situações-problemas no âmbito pessoal e profissional.
1.3. Atitude: Ter iniciativa diante de situações-problemas da vida pessoal e profissional.
2. Competência: Trabalhar em equipe
2.1. Conhecimento: Conhecer o que precisa ser feito para atingir seus resultados na vida pessoal e profissional.
2.2. Habilidade: Enfrentar situações-problemas no trabalho em equipe demonstrando empatia e flexibilidade.
2.3. Atitude: Ser flexível no desenvolvimento de atividades coletivas.
CONTEÚDO
Etapa Presencial:
-Comprometimento
• Determinantes do comprometimento com a empresa
• Comprometimento e envolvimento no trabalho
-Foco em Resultados
• Definição do foco
• Comprometimento com o foco em resultados
Etapa a Distância:
• O contexto do comprometimento: o desafio ao sentimento de confiança
• Foco em resultados: o desafio de equilibrar desejo e poder de realização
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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DESCRIÇÃO
O objetivo é atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Ser capaz de comunicar e compreender ideias orais e escritas.
1.1. Conhecimento: Dominar conhecimentos para comunicar-se oralmente e por escrito de maneira clara e objetiva.
1.2. Habilidade: Transmitir ideias orais de forma clara e objetiva. Demonstrar compreensão diante de instruções orais ou escritas. Interpretar corretamente ideias, notícias e informações presentes no cotidiano.
1.3. Atitude: Estar aberto ao diálogo e às aprendizagens nas diversas situações pessoais e profissionais.
CONTEÚDO
Etapa Presencial
-O Processo de Comunicação:
• Comunicação interpessoal como competência a ser melhorada ou desenvolvida
• O processo de comunicação
• Ruídos de comunicação
• Comunicação verbal e não verbal
-Melhorando a Comunicação:
• Barreiras para comunicação interpessoal eficaz
• Como minimizar ruídos na comunicação interpessoal
• Como melhorar a comunicação
• Diferentes formas de comunicação em diferentes contextos
Etapa a Distância
• Processo de Comunicação
• Melhorando a Comunicação
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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DESCRIÇÃO
O Objetivo é atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Ressignificar conhecimentos acerca dos fatores que contribuem para que o trabalhador possa agir com profissionalismo e seguir as regras da boa educação no trabalho e em outros locais.
1.1. Conhecimento: Fazer uso de conhecimentos tácitos apropriados na experiência pessoal ou profissional.
1.2. Habilidade: Relacionar conhecimentos adquiridos na experiência pessoal ou profissional com as novas informações e/ou conteúdos a serem apropriados.
1.3. Atitude: Atribuir significado aos conhecimentos já apropriados. Estar aberto para novas aprendizagens.
2. Competência: Trabalhar em equipe.
2.1. Conhecimento: Compreender o comportamento humano e os fatores socioculturais e éticos intervenientes nas relações interpessoais e profissionais.
2.2. Habilidades: Identificar situações que dificultem ou limitem o trabalho em equipe. Manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais.
2.3. Atitude: Respeitar diferentes formas de pensar e agir das pessoas com as quais convive cotidianamente.
CONTEÚDO
Etapa Presencial
-Etiqueta Ambiental:
• Fundamentos da etiqueta
• Comunicação direta
• Comunicação a distância
• Ambiente
• No trânsito
-Etiqueta Pessoal:
• Apresentações
• Contato pessoal
• Asseio
Etapa a Distância
• Etiqueta Ambiental
• Etiqueta Pessoal
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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DESCRIÇÃO
O objetivo é atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Avaliar e autoavaliar-se.
1.1. Conhecimentos: Compreender o que é dar e receber feedback.
1.2. Habilidades: Reconhecer as próprias potencialidades e limitações no exercício profissional e na convivência pessoal. Participar com espírito crítico e aberto das atividades de avaliação pessoal e profissional.
1.3. Atitudes: Reconhecer-se protagonista da própria vida, apropriando-se de seus potenciais e limites. Responder com senso crítico as informações (feedback) oferecidas.
CONTEÚDO
Etapa Presencial
-Conhecendo o feedback:
• Conceito de feedback
• Tipos de feedback
-Praticando o feedback:
• Importância do feedback
• Interação entre pares e entre líder e liderados para dar e receber feedback
• Dicas para dar e receber feedback no ambiente de trabalho
Etapa a Distância
• Conhecendo o feedback
• Praticando o feedback
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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DESCRIÇÃO
O objetivo é atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Ressignificar conhecimentos acerca dos aspectos relacionados à atenção ao tempo presente, à organização do tempo no dia a dia, à diminuição de urgências e às possibilidades de transformação do tempo em produtividade.
1.1. Conhecimento: Fazer uso de conhecimentos tácitos apropriados na experiência pessoal ou profissional.
1.2. Habilidade: Relacionar conhecimentos adquiridos na experiência pessoal ou profissional com as novas informações e/ou conteúdos a serem apropriados.
1.3. Atitudes: Atribuir significado aos conhecimentos já apropriados. Estar aberto para novas aprendizagens.
CONTEÚDO
Etapa Presencial
-Tempo oportuno:
• Atenção ao tempo presente
• Organização do tempo no dia a dia
-Tempo otimizado:
• Diminuição de urgências
• Transformação do tempo em produtividade
Etapa a Distância
• Tempo oportuno
• Tempo otimizado
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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DESCRIÇÃO
O objetivo é atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Trabalhar em equipe
1.1. Conhecimento: Compreender o comportamento humano e os fatores socioculturais e éticos intervenientes nas relações interpessoais e profissionais.
1.2. Habilidades: Identificar o seu papel na equipe de trabalho, bem como a importância dos colegas de trabalho. Cooperar nas atividades profissionais e cotidianas, demonstrando empatia e responsabilidade.
1.3. Atitudes: Respeitar diferentes formas de pensar e agir das pessoas com as quais convive cotidianamente. Ser flexível no desenvolvimento de atividades coletivas.
CONTEÚDO
Etapa Presencial
-Aprendendo a conviver:
• Processo de interação entre as pessoas no ambiente de trabalho
• Empatia e flexibilidade de comportamento no relacionamento interpessoal
-Gerenciando conflitos:
• Conflitos emergentes do relacionamento interpessoal
• Mitigação dos conflitos
• Feedback no relacionamento interpessoal
Etapa a Distância
• Aprendendo a conviver
• Gerenciamento de conflitos
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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DESCRIÇÃO
O objetivo é atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Trabalhar em equipe
1.1. Conhecimento: Compreender o comportamento humano e os fatores socioculturais e éticos intervenientes nas relações interpessoais e profissionais.
1.2. Habilidades: Identificar o seu papel na equipe de trabalho, bem como a importância dos colegas de trabalho. Cooperar nas atividades profissionais e cotidianas, demonstrando empatia e responsabilidade.
1.3. Atitudes: Respeitar diferentes formas de pensar e agir das pessoas com as quais convive cotidianamente. Ser flexível no desenvolvimento de atividades coletivas.
CONTEÚDO
Etapa Presencial
-O Ambiente de Trabalho:
• Importância de aprender a conviver, trabalhar e produzir com mais pessoas
• Relacionamento interpessoal entre diferentes hierarquias
• Cooperação, empatia e respeito às diferenças
-O Trabalho em Equipe:
• Relacionamento interpessoal e criação de sinergia nas equipes de trabalho
• Gerenciamento de conflitos
• Comunicação e diálogo
• Feedback como promotor de vínculos para o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho
Etapa a Distância
• O ambiente de trabalho
• O trabalho em equipe
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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DESCRIÇÃO
O objetivo é atualizar os estudantes acerca dos principais temas que influenciam sua postura no ambiente de trabalho.
O conteúdo do curso é contextualizado na realidade das indústrias; pode ser realizado no próprio ambiente da Indústria; e está estruturado de forma interativa, interdisciplinar e lúdica.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Ressignificar conhecimentos acerca do significado do trabalho para ampliar a percepção desse significado à medida que tomar consciência do trabalho que realiza e do seu impacto na empresa e fora dela.
1.1. Conhecimento: Fazer uso de conhecimentos tácitos apropriados na experiência pessoal ou profissional acerca do significado do trabalho.
1.2. Habilidade: Relacionar conhecimentos adquiridos na experiência pessoal ou profissional com as novas informações e/ou conteúdos a serem apropriados.
1.3. Atitude: Atribuir significado aos conhecimentos já apropriados. Estar aberto para novas aprendizagens.
CONTEÚDO
Etapa Presencial
-Visão Sistêmica:
• Trabalho como fonte de identidade e autorrealização
• Competências necessárias para atender às exigências do mundo do trabalho
• Ambiente de trabalho como fator de significação
-Motivação:
• Razões para permanecer na empresa
• Motivação para o trabalho
• Possibilidades de crescimento no trabalho
Etapa a Distância
• Visão sistêmica
• Motivação
• Enriquecimento do conhecimento
• Exercício avaliativo
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ENSINO A DISTÂNCIA
DESCRIÇÃO
Este curso trata das relações humanas no processo de comunicabilidade, atitudes comportamentais e dos fatores que influenciam para a elevação da autoestima. Tem como objetivo potencializar os mecanismos, ferramentas e habilidades que irão aumentar a flexibilidade nas relações intra e interpessoais, auxiliando no desenvolvimento de critérios para o estabelecimento de um canal mais efetivo de comunicação entre os indivíduos.
COMPETÊNCIAS
Competências Básicas:
- Manter equilíbrio emocional frente as relações pessoal e profissional;
- Ter percepções de feedback que influenciam no convívio harmonioso com outrem;
- Trabalhar a intelegência emocional conduzindo-se com auto controle frente a situação de conflito;
- Adptar-se a mudança;
- Saber escutar o outro;
- Saber valorizar o outro;
- Oferecer estímulos para elevar a autoestima dos colegas e auto motivar-se;
- Capacitar de lidar com emoções em meio coletivo;
- Comunicar-se com clareza e objetividade.
CONTEÚDO
- Conceitos;
- As principais Abordagens Teóricas ao Estudo das Relações Humanas;
- Percepção;
- Motivação;
- Autoestima e Liderança;
- A interação Social;
- Processos de grupo e Relações Humanas;
- Cooperação;
- Competição;
- Coesão e Conformismo.
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