Programa de Compliance e Integridade
O que é o Programa de Compliance e Integridade
O Programa de Compliance e Integridade das entidades e órgãos nacionais do Sistema Indústria consiste em um conjunto de diretrizes, normas e procedimentos que visam à conformidade das atividades com leis, regulamentos, padrões éticos e políticas internas.
Esse Programa também é essencial para que as entidades e órgãos nacionais do Sistema Indústria dialoguem com suas partes interessadas e reforcem uma cultura institucional ética e íntegra em todas as interações.
A efetividade do Programa está diretamente relacionada à forma como todos aqueles que atuam na CNI, no IEL/NC, no SESI/DN e no SENAI/DN agem, com base nos princípios e valores estabelecidos. Portanto, todos devem cumprir, fazer cumprir e disseminar o Programa.
O Programa também reflete os valores e a determinação da organização em ser uma referência em práticas responsáveis, buscando não só evitar irregularidades, mas gerar confiança nos colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e na sociedade.
Objetivos
Prevenir
- Políticas e procedimentos
- Comunicações e treinamentos
- Estrutura e organização do compliance
- Gestão de riscos do compliance
- Autonomia e independência da função
- Inventário regulatório
Detectar
- Relatórios de auditoria e fiscalização
- Monitoramento via controles internos
- Indicadores de compliance
- Canais de atendimento
- Avaliação periódica do sistema
- Inventário regulatório
- Avaliação periódica do sistema de compliance
Remediar
- Gerenciamento das deficiências e remediações
- Resposta a demandas e inspeções realizadas por órgãos públicos
- Plano de respostas para não conformidades
- Reporte periódico à alta administração e ao Conselho
- Gestão de crises.
Valores
Democracia
Defender a democracia como a melhor forma de organização de uma sociedade livre, justa e solidária, que valorize a dignidade humana e o trabalho, busque o desenvolvimento sustentável do país, reduza as desigualdades sociais e promova o bem de todos.
Livre iniciativa
Atuar com visão e atitude empresarial, fortalecendo, promovendo e defendendo a livre iniciativa, a livre concorrência e a propriedade.
Ética
Fazer sempre o que é certo, agindo sempre com boa-fé, respeito às normas e à moralidade.
Transparência
Pautar o relacionamento com todos os públicos de interesse com diálogo claro e aberto. Adotar procedimentos para garantir que as partes interessadas tenham acesso às informações relevantes acerca das atividades da Instituição de maneira tempestiva, completa e precisa.
Valorização dos Profissionais
Promover o desenvolvimento e o reconhecimento profissional e pessoal de colaboradores por meio de uma gestão que valorize o resultado, o alcance de metas, nossos talentos e suas competências técnicas e socioemocionais.
Inovação
Estimular o desenvolvimento tecnológico das indústrias do país.
Eixos
Compromisso da alta administração
Controles internos
Comunicação e treinamento
Educação para Integridade
Monitoramento e auditoria
Código de Conduta Ética e normas institucionais
Responsabilidade ambiental e social
Gestão de riscos
Canais de manifestação
Nossos instrumentos de relacionamento
Os instrumentos de relacionamento e de regulação devem ser compreendidos como um conjunto de normas, regras e procedimentos, práticas de gestão, dentre outras, que visam dar suporte e orientação aos dirigentes e colaboradores da CNI, do SESI/DN, do SENAI/DN e do IEL/NC, bem como os representantes designados, os parceiros, os conveniados e terceiros, no que couber, enquanto perdurar sua relação com as entidades na promoção e consolidação dos valores e princípios éticos e de integridade no desempenho de suas atividades, estabelecendo-se pilares de prevenção, detecção e remediação de danos. Dentre esses instrumentos destacam-se:
Código de Conduta Ética
O Código de Conduta Ética é um conjunto de princípios orientadores alicerçados pelos valores institucionais, focado nas responsabilidades éticas, sociais e ambientais da organização. Representa uma ferramenta de orientação e consulta a ser utilizada sempre que surgirem dúvidas a respeito da conduta ética a ser empregada no desempenho de atividades profissionais.
Acessar o Código de Conduta Ética English VersionPolíticas Institucionais de Compliance
Nossas políticas, manuais e documentos referenciais possuem caráter regulamentador de procedimentos e orientam a execução dos negócios institucionais. Junto com o Código de Conduta Ética, forma um conjunto de normativos institucionais que orientam e regulam as relações com todos os públicos de interesse.
Canais de Manifestação
Mecanismos institucionais de diálogo com o público interno e a sociedade. A Ouvidoria tem o objetivo de mediar o diálogo entre a organização e seus clientes, sociedade, parceiros e colaboradores, em busca de soluções para questões relevantes. Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, sugestões, críticas, reclamações e denúncias. Quando solicitada, a Ouvidoria reexamina os pedidos não atendidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Rede Nacional Colaborativa de Compliance
A Rede Nacional Colaborativa de Compliance promove a troca de experiências, informações e melhores práticas sobre o tema, além de desenvolver conhecimento e competências com ações de educação. A rede representa um ecossistema com o objetivo de desenvolver inteligência em compliance e conectar os profissionais do Sistema Indústria. O Fórum Nacional da Rede é composto por representantes dos departamentos nacionais e regionais do SESI e do SENAI, do CETIQT e do Conselho Nacional do SESI. Os trabalhos da rede geram modelos nacionais de boas práticas, disponibilizados no Ambiente Virtual da Rede Nacional Colaborativa de Complicance (AVR).
Ambiente Virtual da Rede Nacional Colaborativa de Compliance (AVR)
O AVR é uma plataforma virtual destinada a armazenar e compartilhar pesquisas sobre o ambiente do compliance, notícias e informações, além do conhecimento desenvolvido pela Rede Nacional Colaborativa de Compliance. Por meio do AVR, é possível realizar fóruns e compartilhamento de materiais institucionais entre todos os membros.
Transparência
As exigências por transparência demandam constante aperfeiçoamento das estratégias de gestão e governança corporativas. A imagem das organizações está diretamente ligada a sua capacidade de demonstrar atitudes confiáveis e transparentes em suas relações.
Mecanismos de diálogo com a sociedade, como os canais de manifestação, e o acompanhamento dos organismos de controle externo demonstram as iniciativas institucionais de forma transparente e segura.