O que são as mudanças climáticas?
As mudanças climáticas são transformações significativas nos padrões do cldo planeta ao longo do tempo. Essas mudanças são impulsionadas pelas atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis e emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A temperatura do planeta sempre esteve em constante variação, tendo em vista as variações do ciclo solar. Mas, o que acendeu o alerta foi a observação de cientistas de que a temperatura média da terra tem aumentado de forma mais rápida do que o esperado nos últimos 200 anos.
Veja outros temas: Indicadores da indústria, Inteligência artificial, Jovem Aprendiz, Manejo florestal, Mercado de trabalho
O que vem provocando as mudanças climáticas?
A liberação excessiva de gases de efeito estufa por meio das atividades humanas é a principal causa das mudanças climáticas. Os gases dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) liberados na atmosfera retêm o calor do sol criando o que chamamos de "efeito estufa" aumentando a temperatura do planeta.
O resultado é o aquecimento global. A temperatura do planeja está cerca de 1,1 °C a mais do que no final do século XIX. De acordo com a Organização das Nações Unidas, a concentração de gases de efeito estufa está em seu nível mais alto em 2 milhões de anos, e continua aumentando.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) lançou o Relatório Síntese sobre Mudança Climática 2023, que traz à tona as perdas e danos que vem sendo causados pela mudança global do clima. O IPCC alerta que os desastres naturais relacionados ao clima estão atingindo especialmente as pessoas mais vulneráveis e os ecossistemas mais frágeis, como os manguezais, áreas costeiras e semidesérticas.
Quais os impactos das mudanças climáticas?
As mudanças climáticas têm impactos ambientais, sociais e econômicos significativos. Isso porque os padrões climáticos sofrem alterações que mudam o equilíbrio da natureza, como:
- Aumento dos níveis dos oceanos
- Derretimento das montanhas glaciais
- Temperatura mais altas
- Tempestades mais fortes
- Aumento da seca
- Perda de espécies e ecossistemas
- Impacto na produção de alimentos
- Riscos à saúde
Como as mudanças climáticas afetam o meio ambiente?
As mudanças climáticas provocam uma série de impactos no meio ambiente, o aumento das temperaturas médias resulta no derretimento das calotas polares e geleiras, elevando o nível do mar e ameaçando ecossistemas. As mudanças climáticas também alteram os padrões de chuva, levando a secas mais intensas em algumas áreas e enchentes em outras. Os eventos climáticos extremos como furacões, tempestades, ondas de calor e secas prolongadas também estão associados às mundanças climáticas.
Enfrentamento mundial das mudanças climáticas
As mudanças climáticas são uma emergência global que demanda esforço conjunto das nações, com ações coordenadas e cooperação. Em 2015, durante a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, na França, o mundo chegou a uma negociação histórica com o Acordo o Paris. O documento define ações para guiar todas as nações:
- Limitar o aumento da temperatura global em 2°C até o final deste século, com esforços para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
- Revisão dos compromissos dos países a cada cinco anos
- Estabelecer financiamento para países em desenvolvimento mitigar os efeitos das mudanças climáticas, fortalecer a resiliência e aumentar a capacidade de se adaptarem às mudanças climáticas
Visão da Indústria sobre as mudanças climáticas
A estratégia de sustentabilidade do setor industrial brasileiro contribui com as discussões para que o Brasil e o mundo avancem em direção a uma economia de baixo carbono. A indústria brasileira tem implementado programas capazes de reduzir a emissão de gases, com base em uma estratégia de descarbonização da economia, sobre os pilares do mercado de carbono, transição energética, economia circular e a conservação florestal.
Além disso, para o setor industrial, o enfrentamento das mudanças climáticas demanda grandes investimentos, sobretudo para o desenvolvimento de tecnologias para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a adaptação à eventos climáticos extremos, como secas, enchentes e deslizamentos de terra.
Nesse sentido, a Confederação Nacional da Indústria tem recomendações de ações conjuntas para os setores público e privado, para acelerar a implementação de programas e tecnologias necessários ao avanço rumo à redução de emissão de GEE, nos curto e médio prazos, e à neutralidade climática, em 2050 para a consolidação da agenda de baixo carbono.
Muitos setores industriais desenvolvem ações que servem de referência para empresas adotarem medidas sustentáveis, rumo a uma economia de baixo carbono. O portal Indústria Verde reúne cases da indústria.