O que é Indústria de Transformação?
A Indústria de Transformação é um seguimento de indústria que realiza a transformação de matéria-prima em um produto final ou intermediário que vai ser novamente modificado por outra indústria. Os materiais, substâncias e componentes usados por essas indústria são provenientes de produção agrícola, mineração, pesca, extração florestal e produtos de outras atividades industriais.
Setores da Indústria de Transformação
A atividade industrial de transformação é classificada de acordo com sua atuação em três grandes grupos: bens de capital, bens intermediários e bens de consumo.
Bens de capital: As indústrias de bens de capital produzem produtos necessários para a produção de outros bens ou para o fornecimento de serviços. O bem de capital não é diretamente incorporado no produto final, mas será usado por outras indústrias ou outros setores de atividade no processo produtivo. São exemplos desses bens fábricas, máquinas, ferramentas, equipamentos e diversas construções.
Bens intermediários: produzem produtos que serão novamente transformados por outras indústrias.
Bens de consumo: são responsáveis por produzir e encaminhar a produção ao mercado consumidor. Se dividem em indústrias de bens duráveis e não duráveis. Bens duráveis são aqueles que podem ser usadas por muito tempo, como eletrônicos, roupas e calçados. Os não duráveis são as mercadorias perecíveis, com prazo de validade mais curto, como alimentos e remédios.
Importância da Indústria de Transformação
A indústria de transformação é um dos ramos do setor industrial. Desempenha um papel estratégico no fortalecimento de todo o setor produtivo brasileiro, especialmente com seus investimentos em tecnologia e inovação. É responsável por fabricar a maioria dos produtos consumidos no dia a dia pelas famílias, além de produzir insumos, máquinas e equipamentos utilizados não só pela indústria como também pela a agropecuária e o setor de serviços.
Consequentemente, a indústria de transformação tem grande poder de gerar crescimento: a cada real produzido na indústria de transformação, são gerados R$ 2,67 na economia do Brasil.
A indústria de transformação emprega 6,9 milhões de trabalhadores e é responsável por mais de 65% dos investimentos empresariais em pesquisa e desenvolvimento no país.
Mais informações sobre a importância da Indústria de Transformação
Divisão das atividades da Indústria de Transformação segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE):
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) separa as atividades da Indústria de Transformação em 24 grupos, de acordo com a atuação e mercadorias produzidas. São eles:
- Indústria de alimentos;
- Indústria de bebidas;
- Indústria de produtos do fumo;
- Indústria de produtos têxteis;
- Confecção de vestuário e acessórios;
- Preparação de couros e fabricação de mercadorias de couro;
- Indústria de produtos de madeira;
- Indústria de celulose, papel e produtos de papel;
- Impressão e reprodução de gravações;
- Indústria de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis;
- Indústria de químicos;
- Indústria de produtos farmoquímicos e farmacêuticos;
- Indústria de produtos de borracha e de material plástico;
- Indústria de produtos de minerais não-metálicos;
- Metalurgia;
- Indústria de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos;
- Indústria de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos;
- Indústria de máquinas, aparelhos e materiais elétricos;
- Indústria de máquinas e equipamentos;
- Indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias;
- Indústria de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores;
- Indústria de móveis;
- Indústria de produtos diversos;
- Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (quando realizada por unidades especializadas).
Raio-X da Indústria de Transformação
Segundo a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), a Indústria de Transformação brasileira é a 14ª maior do mundo e tem participação de 1,32% no PIB da indústria de transformação global. Além disso, o setor brasileiro está na 31ª colocação entre os maiores exportadores mundiais, de acordo com a OCDE.
O setor industrial é responsável por mais de 22% dos empregos formais no Brasil e mais da metade dos empregos industriais está Indústria de Transformação.
A Indústria de Transformação é responsável por 11,3% do PIB brasileiro e 24,1% da arrecadação dos impostos federais. Além disso, cabe a ela 46,2% das exportações de bens e serviços.
A indústria de transformação tem enfrentado muitos desafios ao longo dos anos e que as dificuldades foram agravadas pela pandemia de Covid-19.
Entre os principais desafios enfrentados pelo setor está o sistema tributário brasileiro, que eleva os custos das empresas, reduz nossa capacidade de competir com os produtos estrangeiros, penaliza também os investimentos, traz insegurança jurídica e gera desentendimento entre os contribuintes e o Fisco (órgão que controla e fiscaliza o recolhimento de impostos), resultando em elevado contencioso tributário. A indústria de transformação, é o setor da economia mais taxado (a carga tributária sobre o setor, em 2017, era de 46,2%, enquanto a média, para a economia, era de 25,2%).