O que é frete marítimo?
Frete marítimo é a taxa paga por quem quer importar ou exportar uma mercadoria transportada por um navio, ou seja, por meio marítimo. Esse é o meio de transporte de mercadorias mais utilizado no mundo, graças à facilidade logística e à capacidade de transportar diversos tipos de produtos, de pesos e tamanhos variados.
O transporte de mercadorias por meio marítimo é padronizado no mundo inteiro, e é feito em containers (às vezes chamados pela palavra aportuguesada “contêineres”): caixas grandes de aço com capacidade de armazenar com segurança qualquer tipo de produto. O cálculo do valor a ser pago nesse tipo de transporte é feito pela empresa transportadora, e varia de acordo com as características e necessidades do produto exportado, o que vai determinar a forma de utilização do container.
Quais são os tipos de frete?
FCL - Full Container Load
Quando o importador pretende transportar uma quantidade grande de mercadoria, o tipo ideal de frete é o FCL (em inglês, “Full Container Load”), na qual ele paga por um container fechado. O tempo de trânsito e a sobretaxa paga em caso de cargas acima do peso são algumas das variáveis que podem interferir no valor desse encargo.
LCL - Less Container Load
A outra modalidade LCL (em inglês, “Less Container Load”), é o tipo de frete marítimo em que o volume de mercadoria a ser transportado não ocupa um container inteiro, o que possibilita a divisão do espaço e, consequentemente, o barateamento do valor do frete.
Como é feito o cálculo do frete marítimo?
O primeiro passo para o cálculo é pesquisar preços e escolher a empresa que ofereça as melhores condições. O preço do frete dependerá diretamente do planejamento logístico da operação, que vai levar em conta diversos fatores: além do peso e volume do produto, também os pontos de embarque e desembarque, o prazo de entrega e alguns outros aspectos. Dessa forma, o interessado no transporte marítimo receberá um orçamento indicando: o valor proporcional – calculado por peso (quilo ou tonelada) ou por volume – e também o valor total da contratação.
As empresas que realizam transporte marítimo ainda podem cobrar taxas e sobretaxas dependendo das características da mercadoria: por exemplo, se o produto for frágil, ou se houver urgência na entrega. Nesse caso, o prestador do serviço de transporte calcula um valor extra (por exemplo, cem dólares) por quantidade (ou seja, por tonelada ou por metro cúbico).
Qual o valor do frete marítimo?
Segundo dados do Painel de CNI de Infraestrutura Brasileira, em julho de 2022, o custo médio do frete de contêiner no mercado global alcançou US$ 6.500. O valor é quatro vezes maior que o observado antes da pandemia, mas representa uma queda de 29% em relação ao fim de 2021, quando o frete médio global esteve próximo à US$ 10 mil por contêiner.
Os preços de frete podem ser acompanhados no Painel CNI
A urgência de medidas que reduzam custos do frete marítimo
De acordo com a Consulta Empresarial: Logística Internacional, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), três em cada cinco empresas que exportam ou importam foram altamente afetadas pelas condições do mercado marítimo internacional nos últimos meses. O aumento do frete internacional foi o principal problema para empresas com operações de comércio exterior, citado por 90% das empresas. Ao todo, 83% das exportadoras e 71% das importadoras precisaram suspender ou postergar algum embarque.
Por causa de fatores como estar fora das principais rotas marítimas e dispor de baixa quantidade de container, o setor produtivo brasileiro sempre enfrentou elevados custos no transporte marítimo.
Com a pandemia de Covid-19, o mercado marítimo foi atingido por congestionamentos nos portos, falta de containers e valores de frete excessivamente altos. A situação levou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em conjunto com empresas e associações do setor produtivo, a propor ao governo uma série de ações para mitigar os custos e gargalos logísticos do comércio exterior, no curto e longo prazo. Essas medidas vão desde melhorias na regulamentação até uma maior fiscalização por parte da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Outra ação defendida pelo setor produtivo é a valorização da cabotagem, que é o transporte marítimo feito entre portos da costa brasileira, como forma de reduzir os custos do frete. Conhecida como BR do Mar, a lei de estímulo à cabotagem sancionada pelo governo busca estimular a prática da cabotagem na extensa costa marítima brasileira, como forma de equilibrar os gastos com o transporte marítimo de mercadorias.
A nova política busca ampliar a cabotagem no Brasil, com medidas que tragam mais segurança a investidores e usuários do serviço de transporte marítimo, com relação a regularidade, estabilidade e previsibilidade de preços para o escoamento de sua carga/produto. A BR do Mar realiza ajustes na legislação atual para ampliar a oferta e oferecer segurança para a participação de embarcações estrangeiras no transporte de cargas por cabotagem brasileira, o que deverá reduzir ainda mais os custos logísticos da indústria.
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