O que são cursos tecnólogos?
Cursos tecnólogos são uma modalidade de ensino superior com duração de 2 a 3 anos, focados na formação de profissionais para atender a demandas específicas do mercado de trabalho como tecnologia, segurança, turismo, design, infraestrutura e outros
Principais caracteristicas dos cursos tecnólogos
Duração mais curta: Em geral, os cursos tecnólogos têm duração de 2 a 3 anos, o que permite uma inserção mais rápida do profissional no mercado.
Foco na prática: Estes cursos são voltados para a aplicação prática de conhecimentos, habilidades e competências, preparando o aluno para atuar em áreas específicas da indústria, comércio ou serviços.
Diploma de ensino superior: Ao concluir um curso tecnólogo, o estudante recebe um diploma de ensino superior, o que possibilita a continuação dos estudos em pós-graduações lato e stricto sensu.
Grade curricular direcionada: A estrutura curricular é direcionada para as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho na área de atuação do curso.
Reconhecimento pelo MEC: Assim como os cursos de bacharelado e licenciatura, os cursos tecnólogos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e seguem diretrizes curriculares nacionais.
Diversidade de áreas: Existem cursos tecnólogos em diversas áreas, como gestão, saúde, informática, meio ambiente, design, entre outras.
Os alunos adquirem um claro entendimento de sua futura carreira e rotina profissional. Tecnólogos são formados para produção, inovação científico-tecnológica e gestão de processos de bens e serviços.
Quais são os cursos tecnólogos?
Os cursos tecnólogos são organizados por eixos tecnológicos que os separam em 13 áreas de atuação, segundo o Ministério da Educação (MEC)
Conheça a lista dos cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC
- Agrocomputação
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Automação Industrial
- Banco de Dados
- Comércio Exterior
- Comunicação Institucional
- Construção de Edifícios
- Controle de Obras
- Eletrônica Industrial
- Eletrotécnica Industrial
- Estética e Cosmética
- Gestão Ambiental
- Gestão Comercial
- Gestão de Recursos Hídricos
- Processos Escolares
- Acesse a lista completa
Qual a diferença entre cursos técnicos e cursos de graduação tecnológica?
O curso técnico é uma formação de nível médio que qualifica o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em áreas do setor produtivo. Os cursos técnicos podem ser realizados após ou durante o ensino médio e proporciona ao estudante a vantagem de concluir o nível médio com conhecimentos específicos, experiência prática em uma área profissional e a certificação técnica.
O curso de graduação tecnológica é um curso superior e para ingressá-lo é necessário ter concluído o ensino médio e, a depender da instituição de ensino, conquistar a vaga por meio de exame de vestibular ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao concluir a graduação tecnológica, o formando recebe o diploma de nível superior e o título de tecnólogo.
Quais as principais vantagens dos cursos tecnológicos?
- Acesso mais rápido ao mercado de trabalho.
- Formação em nível de especialista com conhecimento aprofundado na área escolhida e diploma de nível superior (válido para concursos públicos ou pós-graduação).
- Contato considerável com disciplinas práticas que aperfeiçoa o conhecimento e gera experiência.
- Boa empregabilidade, resultado do conhecimento aprofundado e prático oferecido no curso.
- Custo mais baixo, com excelente custo benefício, pela qualidade dos materiais e do corpo docente, que é composto por profissionais atuantes no mercado de trabalho.
Demanda para os cursos tecnólogos
Segundo o Censo da Educação Superior realizado anualmente pelo INEP/MEC, o número de alunos que ingressam em cursos de graduação tecnológica vem crescendo significativamente nos últimos anos no Brasil.
De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a taxa de empregabilidade dos tecnólogos formados é maior que 90% e a chance de um tecnólogo conquistar emprego na área de sua formação também é alta, cerca de 79,5% deles trabalham na área em que se formou.
A Pesquisa de Egressos 2020-2022 revela que nove em cada 10 ex-alunos de graduação tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estão empregados. Além disso, a renda média salarial de quem conquistou o título de tecnólogo pela instituição é de 3,27 salários-mínimos.
O levantamento também mostrou que ao comparar a renda média de quem trabalha na área de formação e quem não trabalha, o ganho é de 23,5% para o profissional alocado em cargos correspondentes a sua formação.
Em 2022, foram 7.620 matrículas nos cursos de graduação tecnológica do SENAI. Entre os cursos mais procurados estão: automação industrial, mecatrônica industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, fabricação mecânica, processos químicos.
A maioria dos cursos podem ser realizados nas modalidades presenciais e à distância, dependendo das ofertas nas faculdades do SENAI nos estados.
Conheça alguns cursos tecnólogos com aplicação na indústria
Cursos de graduação tecnológica na área de automação e mecatrônica
Graduação Tecnológica em Automação Industrial - Desenvolver projetos e gerenciar a manutenção e o comissionamento de sistemas de controle e automação de processos industriais, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Graduação Tecnológica em Mecatrônica Industrial - Desenvolver projetos mecânicos e eletroeletrônicos para sistemas automatizados de manufatura e projetos de sistemas computacionais e de automação para a manufatura, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Curso de graduação tecnológica na área de gestão
Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais - Planejar, desenvolver, coordenar e controlar processos de bens e serviços, utilizando de tecnologias tendo em vista ações de melhorias, produtividade e sustentabilidade nas organizações.
Cursos de graduação tecnológica na área de metalmecânica
Graduação Tecnológica em Mecânica de Precisão - Planeja e gerencia nos níveis tático e operacional, ações relativas à produção de sistemas mecânicos de precisão; participa do desenvolvimento de projetos relativos a sistemas mecânicos de precisão; coordena equipes de trabalho e atua na comercialização de produtos ou serviços, antes, durante e após a venda, de acordo com a gestão tecnológica da empresa e com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança.
Graduação Tecnológica em Manutenção Industrial - Realizar a gestão da implementação de projetos e processos e atuar no gerenciamento da manutenção de manutenção de sistemas mecânicos, elétricos, eletrônicos, hidráulicos, pneumáticos e de sistemas térmicos e de automação e do desenvolvimento de projetos de máquinas e equipamentos industriais, considerando os requisitos técnicos, legais, de qualidade, produtividade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Graduação Tecnológica em Fabricação Mecânica - Planejar, implementar e gerenciar sistemas de fabricação mecânica, considerando demandas de produção, custos industriais, especificações do projeto, de acordo com normas técnicas e de qualidade, legislações ambiental, trabalhista e de saúde e segurança no trabalho.
Cursos de graduação tecnológica na área de tecnologia da informação
Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Realizar análise, desenvolvimento e implantação de sistemas computacionais, bem como, gerenciamento de projeto de sistema, atendendo normas e padrão de qualidade, usabilidade, integridade e segurança da informação.
Graduação Tecnológica em Redes de Computadores - Projetar, implementar, gerenciar, manter e integrar redes de computadores e soluções de segurança de redes de acordo com normas técnicas e de qualidade, legislações específicas, ambiental, trabalhista e de saúde e segurança no trabalho.
Graduação Tecnológica em Segurança da Informação - Desenvolve técnicas para proteger informações de empresas públicas e privadas; aprende sobre auditoria, criptografia e certificação digital; aprende a gerenciar redes de computadores de forma remota e local; gerencia serviços de redes de computadores localmente e na nuvem; realiza o gerenciamento de riscos e desenvolve políticas de segurança da informação; compreende as principais técnicas de segurança ofensiva e defensiva.
Cursos de graduação tecnológica na área de eletroeletrônica
Graduação Tecnológica em Eletrônica Industrial - Projetar circuitos eletrônicos industriais, controlar a produção de máquinas e dispositivos eletrônicos industriais e gerenciar as instalações e manutenções de sistemas e dispositivos eletrônicos industriais, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Curso de graduação tecnológica na área de alimentos e bebidas
Graduação Tecnológica em Alimentos - Desenvolver, implantar e gerenciar as ações de industrialização de produtos e processos de alimentos, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos, conforme a legislação vigente.
Curso de graduação tecnológica na área da construção civil
Graduação Tecnológica em Controle de Obras - Coordenar as atividades de controle em canteiros de obras, conforme as normas de desempenho e em laboratórios de materiais de construção, solo, asfalto, cerâmica. Supervisionar a qualidade das obras pela verificação dos padrões tecnológicos em conformidade com especificações de projetos e normas técnicas, de segurança e saúde do trabalho, meio ambiente e legislações específicas.
Curso de graduação tecnológica na área automotiva
Graduação Tecnológica em Sistemas Automotivos - Desenvolver soluções tecnológicas de pós-venda, administrar processos de pós-venda e liderar processos e projetos relacionados a serviços automotivos, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Curso de graduação tecnológica na área de polímeros
Graduação Tecnológica em Polímeros - Gerenciar e desenvolver, no âmbito de suas atribuições, processos de transformação e produtos poliméricos, bem como, realizar análises laboratoriais de materiais e processos, atendendo as normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Curso de graduação tecnológica na área de têxtil e vestuário
Graduação Tecnológica em Produção de Vestuário - Participar do planejamento estratégico da empresa, planejar e gerenciar os processos de produção do vestuário, considerando os aspectos referentes à gestão da qualidade, aos princípios éticos e à responsabilidade socioambiental com foco nos resultados organizacionais.