EN

Workshop: “Como as abordagens de Parques Ecoindustriais implementam a Economia Circular”

Responsive image

Horário: 09:00 às 12:00

Rua Surubim, 504 - 04571050 - Brooklin Novo - SP - Brasil

*Esta sessão terá tradução para o português.



Este workshop é uma sessão de aceleração no Fórum Mundial da Economia Circular 2025 (WCEF2025). O WCEF2025 reunirá pensadores e agentes do futuro e apresentará os grandes transformadores da economia circular. O fórum será realizado de 13 a 16 de maio em São Paulo, Brasil. O WCEF2025 é organizado conjuntamente pelo Fundo de Inovação Finlandês Sitra, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em estreita colaboração com organizações parceiras internacionais. Gratuito e aberto a todos online.

Esta sessão é organizada pela UNIDO em estreita cooperação com a CNI e a FIESP e será realizada em inglês, com tradução/interpretação fornecida em português.

Realizado em 16 de maio, o workshop oferece uma metodologia para explorar como os parques industriais podem melhorar a eficiência dos recursos, reduzir resíduos e criar cadeias de valor sustentáveis. Ao explorar como os parques industriais podem promover sinergias e o compartilhamento de recursos, a sessão também destaca as oportunidades para avançar na transição para a energia verde e criar economias competitivas e sustentáveis.

As indústrias podem adotar três estratégias principais para apoiar a economia circular: reduzir o fluxo de materiais através da redução do uso de materiais na produção e serviços, prolongar o fluxo de materiais aumentando a vida útil dos produtos e fechar os ciclos reciclando materiais de volta ao processo de fabricação. Os parques industriais, com sua concentração de indústrias, são adequados para implementar essas estratégias de forma eficaz.

Para alcançar isso, é crucial entender como projetar parques industriais eficientes e identificar serviços de valor agregado que apoiem os princípios da economia circular.

A sessão também estimula a colaboração entre continentes, apresentando boas práticas e facilitando parcerias, com um foco especial no fortalecimento de capacidades na América Latina e no Caribe (ALC) para acelerar a adoção de modelos de economia circular. A natureza interativa do workshop promove uma abordagem participativa, incentivando a formação de coalizões diversificadas e intersetoriais, além do intercâmbio de ideias inovadoras.

  

Barra de Assinaturas contendo as logos da UNIDO, Circular Economy in Industry, Fiesp e CNI