(61) 3317 9989
(61) 3317 9992
SBN - Quadra 1 - Bloco C
Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF CEP 70040-903
(61) 3317 9000
(61) 3317 9994 (Fax)
Rua Surubim, 504 - Brooklin Novo
São Paulo - SP - CEP 04571-050
CNI - Tel. (11) 3040 3860
IEL - Tel. (11) 3040 3370
Telefone: (11) 3040 3378
Celular: (11) 967443592
e-mail programainova@ielcni.com.br
Horário: 09:00 às 16:30
Com o desafio de preparar jovens e adultos para um trabalho cada vez mais impactado pelas novas tecnologias, o SENAI promoveu debate sobre o tema com instituições de ensino brasileiras, empresas, governo e organizações internacionais, como Fórum Econômico Mundial, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial.
O Seminário Internacional de Educação Profissional, realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, por meio do Futura, ocorreu no dia 1º de setembro de 2022, no formato híbrido, com a seguinte provocação: “O que mudar na educação de hoje para o futuro do trabalho?”.
Assita a íntegra do evento, com opções em português e inglês.
Veja as fotos do Seminário no Flickr da CNI
Após assistir as palestras, preencha a avaliação de satisfação, você receberá o certificado de participação.
Na mídia
Confira a cobertura completa do evento na Agência de Notícias da Indústria.
EVENTO ENCERRADO
01/09/2022
Quinta-feira
09:00 - 09:20 | Abertura |
09:20 - 10:50 | Painel 1 | Educação - Aperfeiçoamento contínuo e requalificação profissional |
10:50 - 12:20 | Painel 2 | Trabalho - Reemprego e Recolocação Profissional |
12:20 - 13:30 | Intervalo |
13:30 - 15:00 | Painel 3 | Tendências - Antecipação de competências e demandas do mercado de trabalho |
15:00 - 16:30 | Painel 4 | Ações Brasil - A educação profissional brasileira para o trabalho do futuro |
16:30 - 16:40 | Encerramento |
Saadia Zahidi (palestrante)
Diretora-Geral do Centro para Nova Economia e Sociedade do Fórum Econômico Mundial, é coautora dos relatórios Forum's Future of Jobs Report, Global Gender Gap Report and Human Capital Report. Seu livro, Fifty Million Rising, traça a ascensão das mulheres trabalhadoras no mundo muçulmano e foi listada para o FT/McKinsey como o livro de negócios do ano 2018. Ela foi selecionada como uma das 100 Mulheres da BBC e ganhou o prêmio inaugural FT/McKinsey Bracken Bower para autores em potencial com até 35 anos. Ela é bacharel em Economia pela Smith College, com MPhil em International Economia do Graduate Institute of Geneva e um MPA da Harvard Kennedy School. Seus interesses incluem o futuro do trabalho, o impacto da tecnologia no emprego, educação e habilidades, desigualdade de renda e uso de big data para o bem público.
José Borges Frias (debatedor)
Diretor de Estratégia, Inteligência de Mercado e Business Development para a Siemens Digital Industries no Brasil. Recentemente, também assumiu a posição de Diretor de Inovação Corporativa na Siemens no Brasil. Nesta função Borges já está à frente de projetos como a participação da Siemens no ecossistema Hub de Inovação do IPT Open Experience e no Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial – Plataforma IAsmin Inteligência Artificial Soluções para a Manufatura Inteligente.
Geber Ramalho (debatedor)
Doutor pela Universidade de Paris VI. Há 25 é professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, onde pesquisa nas áreas de inteligência artificial, interatividade e inovação. Foi coordenador de ensino do CIn-UFPE por 8 anos e encabeçou proposta recente de reforma curricular. Sempre manteve estreito diálogo com a indústria de tecnologia, tendo sido presidente do conselho do CESAR, coordenador de dezenas projetos de inovação, além de fundador de 3 startups. Coordenou o consórcio nacional PRAIA (Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial) junto com o SENAI com propostas de uso de IA na educação. É conselheiro do Porto Digital e professor extraordinário da CESAR School.
Denise Amyot (debatedora)
Nomeada em 2013 Presidente/CEO de Colleges and Institutes Canadá, líder internacional em educação para o emprego em mais de 25 países. Foi Presidente/CEO da Canada Science and Technology Museums Corporation. Trabalhou como Vice-Ministra Adjunta no nível federal em seus últimos três cargos, onde desenvolveu políticas e programas nas áreas social, científica, econômica e cultural.
Malgorzata Kuczera (palestrante)
Analista de políticas de educação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde analisou a formação profissional em diversos países, sendo coautora do relatório "Engajamento de empresas na educação profissional e tecnológica no Brasil". É autora de artigos sobre aprendizagem (“Custos e Benefícios” e “Incentivos para os empregadores”). Pesquisou sobre equidade na educação e foi responsável pelas revisões de “Basic Skills” com base em evidências do The Survey of Adult Skills (PIAAC). Atualmente, lidera o trabalho sobre tecnologias inovadoras no contexto de transição para economias verdes. É mestre em Economia e em Ciências Políticas, prestes a concluir o doutorado em Economia da Educação na Universidade de Cambridge.
Gilberto Peralta (debatedor)
Em 1980 ingressou como engenheiro de processo na GE Aviation-Celma, em Petrópolis, Brasil, e assumiu vários cargos na GE na Itália e nos Estados Unidos, antes de se tornar vice-presidente da GE Aviation para o programa Airbus da empresa, na França. Em 2006, foi nomeado Gerente Geral da GE Capital Aviation Services para América Latina e Caribe. Em 2013, foi nomeado CEO da GE Brasil. Em 2018, aposentou-se da GE e foi nomeado Diretor da Azul Airlines. Em 2020, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da Helibras (Airbus Helicopters Brasil) e diretor do conselho do Grupo Ascensus. Atualmente é Presidente do Grupo Airbus Brasil e lidera o GT de Educação Profissional e Tecnológica da Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI. É formado em Engenharia Civil e Mecânica e fez todos os cursos de administração da GE University.
Maria Marta Ferreira (debatedora)
Economista sênior do Escritório Economista-Chefe para América Latina e Caribe do Banco Mundial. Sua pesquisa é especializada em Economia da Educação. Ela escreveu sobre os efeitos de políticas de larga escala na educação primária e secundária nos Estados Unidos. No Banco Mundial, liderou um estudo abrangente sobre educação superior na América Latina e no Caribe. Como parte do estudo, realizou pesquisas sobre os efeitos em larga escala das políticas de admissão e financiamento na região e sobre a evolução recente dos mercados de ensino superior em países específicos.
Sylvia Lorena Teixeira de Sousa (debatedora)
Advogada, especialista em relações do trabalho. Gerente executiva de relações do trabalho da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e membro do Conselho de Administração da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no biênio 2015 a 2017.
Alfredo Deak Junior (palestrante)
Diretor da Google Cloud para Negócios Estratégicos para Governo na América Latina. Iniciou a carreira profissional como Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aposentando-se como Coronel após 31 anos de serviço ativo nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, além de ter atuado nas áreas de Inteligência Policial, Comando e Controle e Policiamento Ostensivo. Neste período recebeu 4 prêmios de CIO do ano pela revista INFO/Abril e Profissionais de TI da Plano Editorial. Na Polícia Militar desenvolveu projetos icônicos para a redução criminal como a Rede INTRAGOV, INFOCRIM, FOTOCRIM, COPOM ON-LINE, SIOPM (12 x C4I integrados), Computação Embarcada, Digitalização Rádio, cobrança eletrônica DETRAN entre outros.
Christian Harter (debatedor)
Consultor Sênior no Departamento de Estratégia e Consultoria da fka GmbH, com foco em estratégias de mobilidade elétrica e sustentabilidade. Avaliação técnica, econômica e ecológica de tecnologias. Estudou engenharia mecânica e gestão, com especialização em engenharia automotiva no Karlsruhe Institute of Technology (KIT). Mestre em Engenharia mecânica e administração de empresas, especialização em engenharia automotiva. Foi Pesquisador associado no Institute of Automotive Engineering (ika), RWTH Aachen University.
Suelen Marcolino (debatedora)
Gerente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento para a América Latina e para EMEA (Europa, Oriente Médio e África) no LinkedIn. Participa ativamente de eventos e palestras sobre networking e diversidade racial no universo corporativo e está presente no ranking da Forbes que destaca os 10 profissionais negros que estão fazendo história nas grandes empresas de tecnologia. É formada em Relações Internacionais e possui MBA em Marketing Digital pela FGV.
Marcio Guerra Amorim (debatedor)
Graduado em Economia, com MBA em Finanças e mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Católica de Brasília – UCB. No Sistema indústria desde 2004, atualmente exerce o cargo de Gerente Executivo do Observatório Nacional da Indústria - CNI, que coordena estudos sobre Mercado de Trabalho, Tecnologia e Inovação, Futuro da Indústria, Educação, Saúde e Macrosetorial. É Líder do Projeto Educação Livre (SESI/BID), focado em juventude, aprendizagem e inserção laboral.
Ramon Iriarte (palestrante)
Especialista de Programa en Educación en la Oficina Regional de Educación en América Latina y el Caribe da UNESCO (OREALC/UNESCO) em Santiago, Chile. É responsável pela gestão, implementação e monitoramento do programa regional de Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP). Assessoria aos estados membros no desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas nacionais para a educação STEM e a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação.
Maria Rebeca Otero Gomes (palestrante)
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UNB, com especialização em Saúde Pública pela Universidade de Campinas- UNICAMP e aperfeiçoamento em Planejamento e Avaliação Educacional pelo International Institute for Educational Planning – IIEP/UNESCO. Integra a equipe da UNESCO desde novembro de 2001 no Escritório de Brasília. De 2001 a 2012, Rebeca Otero foi responsável por projetos de Educação, direcionados para as áreas de Educação Técnica e Profissional, Educação em Saúde e Educação Preventiva em HIV/AIDS.
Joelma Kremer (debatedora)
Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina, atualmente ocupa o cargo de Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação – MEC. É administradora graduada na UDESC/ESAG (1996); especialista em Educação pela Sociesc (2013); mestre em Administração pela UFSC (2002); doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela PUC/SP (2008); e pós-doutorado em administração pela UNB.
Natália Di Ciero Leme (debatedora)
Atua há 11 anos no setor de impacto social, com passagem por empresas, institutos e fundações como a TV Globo, o Instituto Synergos (EUA) e o Instituto Humanize. É formada em Relações Públicas pela UNESP e pós-graduada em Administração Empresarial e Sustentabilidade pela FIA, além de ser mestre em Global Affairs pela New York University (NYU). Atualmente é responsável por Parcerias Estratégicas e Programas na Fundação Arymax.
Felipe Morgado (debatedor)
Superintendente de Educação Profissional e Superior do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Mais de 20 anos de experiência nas áreas de educação, planejamento e gestão, atuando em empresas do terceiro setor, Instituições de Ensino Superior e na gestão e implantação de grandes programas federais, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Responsável pelo desenvolvimento do primeiro Sistema de Avaliação de Desempenho de Estudantes de Educação Profissional. Coordenou a 43ª WorldSkills Competition no Brasil, quando o SENAI e o SENAC se consagraram campeões do mundo.
Por favor, preencha o formulário abaixo para efetuar sua inscrição no evento.
Campos Obrigatórios *
Agradecemos a sua inscrição no evento
Seminário Internacional de Educação Profissional - 2022.