
Horário: 09:00 às 16:30
Com o desafio de preparar jovens e adultos para um trabalho cada vez mais impactado pelas novas tecnologias, o SENAI promoveu debate sobre o tema com instituições de ensino brasileiras, empresas, governo e organizações internacionais, como Fórum Econômico Mundial, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial.
O Seminário Internacional de Educação Profissional, realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, por meio do Futura, ocorreu no dia 1º de setembro de 2022, no formato híbrido, com a seguinte provocação: “O que mudar na educação de hoje para o futuro do trabalho?”.
Assita a íntegra do evento, com opções em português e inglês.
Veja as fotos do Seminário no Flickr da CNI
Após assistir as palestras, preencha a avaliação de satisfação, você receberá o certificado de participação.
Na mídia
Confira a cobertura completa do evento na Agência de Notícias da Indústria.
EVENTO ENCERRADO
01/09/2022
Quinta-feira
09:00 - 09:20 | Abertura |
09:20 - 10:50 | Painel 1 | Educação - Aperfeiçoamento contínuo e requalificação profissional |
10:50 - 12:20 | Painel 2 | Trabalho - Reemprego e Recolocação Profissional |
12:20 - 13:30 | Intervalo |
13:30 - 15:00 | Painel 3 | Tendências - Antecipação de competências e demandas do mercado de trabalho |
15:00 - 16:30 | Painel 4 | Ações Brasil - A educação profissional brasileira para o trabalho do futuro |
16:30 - 16:40 | Encerramento |
![]()
Saadia Zahidi (palestrante)
Diretora-Geral do Centro para Nova Economia e Sociedade do Fórum Econômico Mundial, é coautora dos relatórios Forum's Future of Jobs Report, Global Gender Gap Report and Human Capital Report. Seu livro, Fifty Million Rising, traça a ascensão das mulheres trabalhadoras no mundo muçulmano e foi listada para o FT/McKinsey como o livro de negócios do ano 2018. Ela foi selecionada como uma das 100 Mulheres da BBC e ganhou o prêmio inaugural FT/McKinsey Bracken Bower para autores em potencial com até 35 anos. Ela é bacharel em Economia pela Smith College, com MPhil em International Economia do Graduate Institute of Geneva e um MPA da Harvard Kennedy School. Seus interesses incluem o futuro do trabalho, o impacto da tecnologia no emprego, educação e habilidades, desigualdade de renda e uso de big data para o bem público.
![]()
José Borges Frias (debatedor)
Diretor de Estratégia, Inteligência de Mercado e Business Development para a Siemens Digital Industries no Brasil. Recentemente, também assumiu a posição de Diretor de Inovação Corporativa na Siemens no Brasil. Nesta função Borges já está à frente de projetos como a participação da Siemens no ecossistema Hub de Inovação do IPT Open Experience e no Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial – Plataforma IAsmin Inteligência Artificial Soluções para a Manufatura Inteligente.
![]()
Geber Ramalho (debatedor)
Doutor pela Universidade de Paris VI. Há 25 é professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, onde pesquisa nas áreas de inteligência artificial, interatividade e inovação. Foi coordenador de ensino do CIn-UFPE por 8 anos e encabeçou proposta recente de reforma curricular. Sempre manteve estreito diálogo com a indústria de tecnologia, tendo sido presidente do conselho do CESAR, coordenador de dezenas projetos de inovação, além de fundador de 3 startups. Coordenou o consórcio nacional PRAIA (Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial) junto com o SENAI com propostas de uso de IA na educação. É conselheiro do Porto Digital e professor extraordinário da CESAR School.
![]()
Denise Amyot (debatedora)
Nomeada em 2013 Presidente/CEO de Colleges and Institutes Canadá, líder internacional em educação para o emprego em mais de 25 países. Foi Presidente/CEO da Canada Science and Technology Museums Corporation. Trabalhou como Vice-Ministra Adjunta no nível federal em seus últimos três cargos, onde desenvolveu políticas e programas nas áreas social, científica, econômica e cultural.
![]()
Malgorzata Kuczera (palestrante)
Analista de políticas de educação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde analisou a formação profissional em diversos países, sendo coautora do relatório "Engajamento de empresas na educação profissional e tecnológica no Brasil". É autora de artigos sobre aprendizagem (“Custos e Benefícios” e “Incentivos para os empregadores”). Pesquisou sobre equidade na educação e foi responsável pelas revisões de “Basic Skills” com base em evidências do The Survey of Adult Skills (PIAAC). Atualmente, lidera o trabalho sobre tecnologias inovadoras no contexto de transição para economias verdes. É mestre em Economia e em Ciências Políticas, prestes a concluir o doutorado em Economia da Educação na Universidade de Cambridge.
![]()
Gilberto Peralta (debatedor)
Em 1980 ingressou como engenheiro de processo na GE Aviation-Celma, em Petrópolis, Brasil, e assumiu vários cargos na GE na Itália e nos Estados Unidos, antes de se tornar vice-presidente da GE Aviation para o programa Airbus da empresa, na França. Em 2006, foi nomeado Gerente Geral da GE Capital Aviation Services para América Latina e Caribe. Em 2013, foi nomeado CEO da GE Brasil. Em 2018, aposentou-se da GE e foi nomeado Diretor da Azul Airlines. Em 2020, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da Helibras (Airbus Helicopters Brasil) e diretor do conselho do Grupo Ascensus. Atualmente é Presidente do Grupo Airbus Brasil e lidera o GT de Educação Profissional e Tecnológica da Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI. É formado em Engenharia Civil e Mecânica e fez todos os cursos de administração da GE University.
![]()
Maria Marta Ferreira (debatedora)
Economista sênior do Escritório Economista-Chefe para América Latina e Caribe do Banco Mundial. Sua pesquisa é especializada em Economia da Educação. Ela escreveu sobre os efeitos de políticas de larga escala na educação primária e secundária nos Estados Unidos. No Banco Mundial, liderou um estudo abrangente sobre educação superior na América Latina e no Caribe. Como parte do estudo, realizou pesquisas sobre os efeitos em larga escala das políticas de admissão e financiamento na região e sobre a evolução recente dos mercados de ensino superior em países específicos.
![]()
Sylvia Lorena Teixeira de Sousa (debatedora)
Advogada, especialista em relações do trabalho. Gerente executiva de relações do trabalho da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e membro do Conselho de Administração da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no biênio 2015 a 2017.
![]()
Alfredo Deak Junior (palestrante)
Diretor da Google Cloud para Negócios Estratégicos para Governo na América Latina. Iniciou a carreira profissional como Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aposentando-se como Coronel após 31 anos de serviço ativo nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, além de ter atuado nas áreas de Inteligência Policial, Comando e Controle e Policiamento Ostensivo. Neste período recebeu 4 prêmios de CIO do ano pela revista INFO/Abril e Profissionais de TI da Plano Editorial. Na Polícia Militar desenvolveu projetos icônicos para a redução criminal como a Rede INTRAGOV, INFOCRIM, FOTOCRIM, COPOM ON-LINE, SIOPM (12 x C4I integrados), Computação Embarcada, Digitalização Rádio, cobrança eletrônica DETRAN entre outros.
![]()
Christian Harter (debatedor)
Consultor Sênior no Departamento de Estratégia e Consultoria da fka GmbH, com foco em estratégias de mobilidade elétrica e sustentabilidade. Avaliação técnica, econômica e ecológica de tecnologias. Estudou engenharia mecânica e gestão, com especialização em engenharia automotiva no Karlsruhe Institute of Technology (KIT). Mestre em Engenharia mecânica e administração de empresas, especialização em engenharia automotiva. Foi Pesquisador associado no Institute of Automotive Engineering (ika), RWTH Aachen University.
![]()
Suelen Marcolino (debatedora)
Gerente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento para a América Latina e para EMEA (Europa, Oriente Médio e África) no LinkedIn. Participa ativamente de eventos e palestras sobre networking e diversidade racial no universo corporativo e está presente no ranking da Forbes que destaca os 10 profissionais negros que estão fazendo história nas grandes empresas de tecnologia. É formada em Relações Internacionais e possui MBA em Marketing Digital pela FGV.
![]()
Marcio Guerra Amorim (debatedor)
Graduado em Economia, com MBA em Finanças e mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Católica de Brasília – UCB. No Sistema indústria desde 2004, atualmente exerce o cargo de Gerente Executivo do Observatório Nacional da Indústria - CNI, que coordena estudos sobre Mercado de Trabalho, Tecnologia e Inovação, Futuro da Indústria, Educação, Saúde e Macrosetorial. É Líder do Projeto Educação Livre (SESI/BID), focado em juventude, aprendizagem e inserção laboral.
![]()
Ramon Iriarte (palestrante)
Especialista de Programa en Educación en la Oficina Regional de Educación en América Latina y el Caribe da UNESCO (OREALC/UNESCO) em Santiago, Chile. É responsável pela gestão, implementação e monitoramento do programa regional de Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP). Assessoria aos estados membros no desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas nacionais para a educação STEM e a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação.
![]()
Maria Rebeca Otero Gomes (palestrante)
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UNB, com especialização em Saúde Pública pela Universidade de Campinas- UNICAMP e aperfeiçoamento em Planejamento e Avaliação Educacional pelo International Institute for Educational Planning – IIEP/UNESCO. Integra a equipe da UNESCO desde novembro de 2001 no Escritório de Brasília. De 2001 a 2012, Rebeca Otero foi responsável por projetos de Educação, direcionados para as áreas de Educação Técnica e Profissional, Educação em Saúde e Educação Preventiva em HIV/AIDS.
![]()
Joelma Kremer (debatedora)
Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina, atualmente ocupa o cargo de Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação – MEC. É administradora graduada na UDESC/ESAG (1996); especialista em Educação pela Sociesc (2013); mestre em Administração pela UFSC (2002); doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela PUC/SP (2008); e pós-doutorado em administração pela UNB.
![]()
Natália Di Ciero Leme (debatedora)
Atua há 11 anos no setor de impacto social, com passagem por empresas, institutos e fundações como a TV Globo, o Instituto Synergos (EUA) e o Instituto Humanize. É formada em Relações Públicas pela UNESP e pós-graduada em Administração Empresarial e Sustentabilidade pela FIA, além de ser mestre em Global Affairs pela New York University (NYU). Atualmente é responsável por Parcerias Estratégicas e Programas na Fundação Arymax.
![]()
Felipe Morgado (debatedor)
Superintendente de Educação Profissional e Superior do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Mais de 20 anos de experiência nas áreas de educação, planejamento e gestão, atuando em empresas do terceiro setor, Instituições de Ensino Superior e na gestão e implantação de grandes programas federais, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Responsável pelo desenvolvimento do primeiro Sistema de Avaliação de Desempenho de Estudantes de Educação Profissional. Coordenou a 43ª WorldSkills Competition no Brasil, quando o SENAI e o SENAC se consagraram campeões do mundo.
Por favor, preencha o formulário abaixo para efetuar sua inscrição no evento.
Campos Obrigatórios *
Agradecemos a sua inscrição no evento
Seminário Internacional de Educação Profissional - 2022.