Horário: 09:30 às 17:00
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou, em 26 de novembro, o Fórum Bioeconomia e a Indústria Brasileira para debater as oportunidades e os desafios relacionados à Bioeconomia, com foco na maior eficiência no uso dos recursos naturais e na adequada adoção de tecnologias e processos industriais.
A Bioeconomia consiste na geração de renda e riqueza a partir do desenvolvimento de produtos derivados de recursos biológicos com o uso de tecnologias inovadoras. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), na União Europeia, a Bioeconomia criou 18 milhões de empregos e movimentou € 2,3 trilhões em 2015.
Por ser um país megabiodiverso, o Brasil tem grande diferencial para apostar na Bioeconomia como um caminho para o desenvolvimento sustentável. Com 20% do total da biodiversidade do mundo, 12% das reservas de água doce, 8,5 milhões de km² de território e 3,6 milhões de km² de zona marítima, o desafio é agregar valor e transformar essas vantagens comparativas em competitivas.
No encontro, especialistas nacionais e internacionais discutiram as perspectivas da Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento para o Brasil e para o mundo, considerando as oportunidades de negócios que geram novos valores e maior competitividade para a indústria.
Iniciativas da CNI na COP 15
A CNI vai realizar uma série ações voltada à 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 15). O evento está previsto para ser realizado de 17 a 30 de maio, em Kunming, na China. As atividades da CNI estão previstas para serem realizadas de 17 a 29 de maio, não só em Kunming, como também em Pequim.
Entre as ações previstas na COP 15, estão um fórum de negócios de biodiversidade, rodadas de negócio, visitas a empresas e entidades e exposição. Os objetivos dessas iniciativas são:
Já em Pequim, estão previstas atividades na embaixada do Brasil na China, escritório da Apex Brasil, Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China, Associação Industrial Chinesa de Proteção Ambiental, Conselho Chinês para a Promoção de Comércio Internacional (CCPIT), indústrias e institutos de pesquisa e desenvolvimento. Os objetivos das iniciativas são:
Se você quiser participar dessa iniciativa, entre em contato conosco: (61) 3317-9079 ou gemas@cni.com.br.
EVENTO ENCERRADO