Logo do Sistema Indústria Observatório Nacional da Indústria

O Observatório

Veja como uma grande base de dados sobre a indústria pode gerar análises de conhecimento, tecnologia e comunicação transformadoras para o desenvolvimento da indústria nacional.

O que é

Um olhar para o futuro da indústria

O Observatório Nacional da Indústria pretende ser o maior hub de dados da indústria brasileira e fornecer inteligência estratégica para todo o complexo ecossistema industrial brasileiro.

Ele permite ter uma visão sistêmica, de longo prazo, abrangente e clara para identificar as transformações pelas quais o mundo passa e posicionar a indústria brasileira em relação a outros países.

O ecossistema do Observatório Nacional da Indústria gera valor orientado aos dados, transformando-os em informações consistentes para serem consumidas. Por meio de estruturas inteligentes, algoritmos e indicadores, apresenta informações fundamentais para o fortalecimento da indústria em diferentes formatos como: dashboard, data visualization, relatórios, modelos de report, tabelas, gráficos, linhas do tempo, big data e mapas.

Essas informações também serão estruturadas para apresentações no metaverso e na Sala de Situação do Observatório. Para além de um espaço físico, a Sala do Observatório conta ainda com diversos recursos audiovisuais e multimídia para gerar uma experiência transformadora e memorável.

 

Figital - É digital, físico e social

 

Ambiente multidisciplinar e colaborativo, composto por três dimensões, sendo: uma física, uma digital e outra social. É onde os processos ocorrem de forma simultânea e híbrida. Na dimensão física, há uma Sala de Situação repleta de tecnologias inovadoras para promover reflexões e debates. Como digital, é um ambiente multicanal, que explora conceitos do mundo virtual e digital, com experiências imersivas, como o Metaverso. Já na dimensão social com as interações e vivências enriquecedoras.

Pilares

O Observatório Nacional da Indústria tem três pilares, que definem toda a orientação estratégica e são a base de desenvolvimento de todos seus produtos e inteligência.
PROSPECTIVA
É a metodologia voltada para a compreensão do futuro e a definição de rumos e estratégias organizacionais.  Essa visão permite antecipar ameaças ou oportunidades com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da organização. Através da Prospectiva é possível criar estudos e tendências, projeções, cenários e novas rotas tecnológicas para a indústria brasileira.
BIG DATA
São dados, vindos de diferentes bases pré-selecionadas por especialistas de vários setores do ecossistema industrial, passam por uma rigorosa metodologia de governança e arquitetura da informação. Esse processo de inspeção, limpeza, transformação e modelagem de dados tem o objetivo de descobrir informações úteis, apresentar conclusões e apoiar a tomada de decisões e dar subsídios a negócios e defesa de interesse.
REDE COLABORATIVA
Fundamenta-se no princípio de que a inteligência coletiva é superior às iniciativas individuais. Através da troca de informações e conhecimento, cria-se uma malha interconectada que se conecta a outras redes ainda maiores e mais complexas. Essas redes fornecem dados e inteligência de forma complementar ao Observatório Nacional da Indústria.

Eixos

Uma rede temática de atributos

O Observatório possui seis eixos iniciais, sendo grandes grupos temáticos que estruturam os produtos e a produção de conhecimento estratégico para a indústria do país.

 

6 Eixos Temáticos
Saúde, Tecnologia e Inovação, Futuro da Indústria, Trabalho, Educação e Macrossetorial.
  • Eixo da Saúde: A indústria precisa criar um ambiente saudável para seus colaboradores. Este eixo avalia o que é possível ser feito para diminuir os riscos de acidentes de trabalho, os afastamentos ocupacionais e o absenteísmo no setor.
    Saúde
  • Eixo da Tecnologia e Inovação: Eixo fundamental para a manutenção da competitividade do setor industrial. Ele permite entender as tecnologias que estão impactando e transformando a indústria  e antecipar as inovações do setor.
    Tecnologia e Inovação
  • Eixo do Futuro da Indústria: Levantamento de informações prospectivas para o setor industrial, apresentando as possíveis evoluções tecnológicas, organizacionais e ocupacionais que irão impactar o setor nos próximos 5 a 20 anos.
    Futuro da Indústria
  • Eixo do Trabalho: As ocupações estão mudando rapidamente com os avanços tecnológicos. Este traça as tendências das habilidades e competências que as indústrias terão que buscar nos profissionais para ser competitiva e produtiva no futuro.
    Trabalho
  • Eixo da Educação: Este eixo apresenta um panorama sobre o futuro da educação para atender habilidades, competências e conhecimentos que serão requeridos no mundo do trabalho nos próximos anos.
    Educação
  • Eixo Macrossetorial: Apresenta as projeções e expectativas de mercado para a economia e como cada setor industrial deve se preparar para o que se avizinha.
    Macrosse-torial

Metodologias prospectivas

Pensamento sistêmico para resolução de problemas complexos com foco na otimização dos processos. Essas metodologias criam linguagens e formas de analisar, descrever e compreender as forças e as inter-relações que modelam o comportamento desses sistemas.
  • Análise de cenários

    Construções hipotéticas de eventos que permitem criar futuros cenários possíveis no processo de planejamento estratégico.

    O mapeamento de caminhos futuros permite a tomada de decisões mais assertivas para o desenvolvimento de ações no presente para um ambiente futuro possível e desejado.

  • Perfis Profissionais Futuros

    O Modelo de Prospectiva para Perfis Profissionais Futuros, reconhecido pela OCDE e OIT, serve para identificar as habilidades e competências dos trabalhadores da indústria para manter a competitividade e produtividade do setor.

    Ele capta transformações tecnológicas e organizacionais e suas implicações nos perfis profissionais, e no sistema de educação profissional. As informações geradas pelo Modelo são utilizadas nas discussões sobre atualização e criação de perfis profissionais e apoiam as empresas em seus processos de seleção e capacitação de equipes.

  • Rotas Tecnológicas

    Tem por objetivo identificar as tendências mundiais em temas estratégicos. Ela se baseia na busca e na análise de artigos técnico-científicos e de patentes solicitadas e concedidas para inovações relacionadas ao setor industrial.

    As Rotas Tecnológicas apresentam subsídios para auxiliar a tomada de decisões estratégicas de posicionamento de mercado, fortalecimento e desenvolvimento de produtos e serviços frente à concorrência. Permite também possíveis ganhos pela liderança tecnológica e atuação em novos nichos de mercado.

Big Data

A maior base de dados sobre o setor industrial do País

O Observatório Nacional da Indústria terá o maior big data da indústria brasileira. Ele conta com mais de 209 bases de dados mapeadas e possui uma rede de inteligência prospectiva e coletiva em diferentes temas relacionados ao ambiente industrial.

A infraestrutura e arquitetura das informações do datalake (repositório centralizado que armazena todos os dados estruturados e não estruturados) é compartilhada para apoiar em decisões precisas, com foco no aumento da competitividade e produtividade da indústria nacional.

 

Metaverso

Uma imersão completa

Ambiente que permite a maximização da experiência do usuário, com a possibilidade de vivenciar interações do mundo físico e virtual. Ele integra ferramentas para oferecer experiências únicas, personalizadas e que realmente impactem.

Com a tecnologia imersiva do Metaverso, as pessoas poderão visualizar os dados e seu impacto de maneira interativa, gerando uma compreensão mais abrangente e profunda para as organizações e tomadores de decisão.

 

Serviços de Dados

Conhecimento, análises preditivas e prescritivas.

Partindo de dados e Inteligência Artificial como motor analítico, o Observatório Nacional da Indústria consegue gerar insights acionáveis sobre a indústria nacional.

Ao criar cenários possíveis de futuro, o Serviço de Dados permite tomar decisões assertivas e calcular mudanças estratégicas necessárias ao longo do tempo para gerar mais vantagens competitivas para a indústria nacional.

  • Sobre o método Forecast

    É um método que usa dados históricos somados ao que se tem planejado para, a partir disso, identificar padrões e fazer estimativas.

    O objetivo principal é prever a direção de tendências futuras e, dessa forma, tomar decisões mais assertivas, com possíveis mudanças de rota ao longo do período, para trazer vantagens competitivas para a indústria nacional.

  • Sobre o método Foresight

    É o estudo do futuro. O processo sistemático de Foresight enxerga o futuro a longo prazo à luz da ciência, da tecnologia, da economia, do meio ambiente e da sociedade.

    Ele identifica as tecnologias emergentes e as áreas estratégicas de pesquisa que provavelmente beneficiarão o campo econômico-social com foco nos interesses da indústria nacional. A metodologia permite prever ondas de inovação e antecipar as novas demandas da sociedade.

Ciclo de Produção de Inteligência

Entenda como é criada a inteligência com abrangência internacional, nacional, estadual e setorial que gera uma base de dados consolidados sobre a indústria.

O Observatório Nacional da Indústria, partindo da maior base de dados da indústria, cria análises estratégicas e cenários de futuro. Essa estrutura gera produtos capazes de orientar decisões estratégicas e minimiza os riscos envolvidos nos negócios. E esse processo é formado por seis etapas:

• Identificação da necessidade;
• Planejamento;
• Coleta;
• Análise e validação da informação;
• Disseminação e utilização da informação estratégica;
• Avaliação do Processo.
 

Dados: É a coleta, a extração e o tratamento de dados de diversas fontes relacionadas a uma determinada demanda por inteligência.


Processos e metodologias: É a análise dos dados e dos conhecimentos coletados, por meio de técnicas e metodologias consagradas.


Conteúdos e insights: São os resultados da aplicação das metodologias e processos. Aqui estão as mensagens-chave, correlações, possíveis cenários preditivos e prescritivos, ou seja, todo o conteúdo que pode gerar impactos ou reflexões nos processos decisórios da indústria.


Storytelling: São as mensagens com contexto próprio para cada tipo de usuário dos produtos do Observatório, o que exigirá um acompanhamento constante adequado a novas realidades de comunicação, visual e digital.
 

Sala de Situação do Observatório Nacional da Indústria

Para uma completa imersão em conhecimento. Uma sala física e recursos interativos que permitem uma experiência única.

Com tecnologias inovadoras, na Sala de Situação, a transmissão de conhecimento, reflexão e o debate dos assuntos relevantes e de interesse da indústria são apresentados para despertar uma transformação na audiência.

O ambiente explora conceitos do mundo virtual e digital para prover experiências além das limitações de espaços físicos, numa estrutura física no limiar da tecnologia e conteúdo imersivo para a melhor transmissão do conhecimento e inteligência.

Áudio, vídeo, comando de voz, comandos gestuais, video mapping para projeção de vídeo, painéis, dashboards, realidade virtual e aumentada são alguns atributos. Tudo isso para permitir uma experiência ainda mais imersiva de conhecimentos relevantes para a indústria, passando pelos temas de educação, trabalho, inovação, saúde e economia. Todos os observatórios credenciados terão acesso para integração entre as equipes.

Produtos de Inteligência

Os produtos de inteligência gerados são resultados de análise e do processamento de dados e de informações originados a partir de problemas e sistemas complexos. Acompanhe suas aplicações e potenciais impactos para a indústria nacional.
  • Ícone Produto Educação e Produtividade
    Educação
    Educação e Produtividade
  • Ícone Produto Educação e Produtividade
    Educação
    Educação e Violência
  • Ícone Produto Educação e Produtividade
    Educação
    Inteligência Educacional: Sistema Preventivo de Reprovação
  • Ícone Produto Futuro da Indústria
    Futuro da Indústria
    Futuro da Indústria: Logística
  • Ícone Produto Futuro da Indústria
    Futuro da Indústria
    Futuro da Indústria: Confecção de Vestuário
  • Ícone Produto Indústria Data-Driven
    INDÚSTRIA DATA-DRIVEN
    Serviço de Dados
  • Ícone Produto Futuro da Indústria
    Futuro da Indústria
    Monitor da Indústria 4.0
  • Ícone Produto Indústria Data-Driven
    Indústria Data-Driven
    BigData da Indústria
  • Ícone Produto Macrossetorial
    Macrossetorial
    Indústria e Crescimento
  • Ícone Produto Macrossetorial
    Macrossetorial
    Inteligência Setorial: Construção civil
  • Ícone Produto Saúde
    Saúde
    Inteligência em Saúde: Preditivo de Acidentes
  • Ícone Produto Saúde
    Saúde
    Inteligência em Saúde: Vigilância de Acidentes
  • Ícone Produto Tecnologia e Inovação
    Tecnologia e inovação
    Data Hub
  • Ícone Produto Tecnologia e Inovação
    Tecnologia e inovação
    Hub da Inovação: Grafeno
  • Ícone Produto Trabalho
    Trabalho
    Inteligência Ocupacional
  • Ícone Produto Trabalho
    Trabalho
    Monitor do Emprego

Contato

Quer saber mais sobre o Observatório?
Fale conosco pelo e-mail.