Impressão 3D de Metais
Demanda global por impressão 3D pode crescer até 24,6% até 2027
Tecnologia e inovação
Futuro da indústria
Indústria Data-Driven
Macrossetorial
Trabalho
Tecnologia e inovação
Demanda global por impressão 3D pode crescer até 24,6% até 2027
A receita do setor foi de USD 312,6 milhões em 2019 e pode alcançar USD 1548,8 milhões em 2027
As demandas e as receitas pela tecnologia de impressão 3D de metais têm movimentado o cenário global. A demanda global avaliada em 2019 foi de 1848,9 toneladas. A previsão é que até haja um crescimento de 10763,5 tons até 2027.
Em termos de receita, o mercado estava avaliado em USD 312,6 milhões em 2019 e estima-se que a arrecadação será de até USD 1548,8 milhões em 2027, um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 22,1%.
A China, os Estados Unidos e o Japão são os países que mais depositam patentes nessa área. Já a Europa é a região que lidera o mercado de impressão 3D de metais em receita. No entanto, em questão de volume, a América do Norte sai à frente. A previsão é que estas regiões mantenham suas posições até 2027, elevando de forma considerável o uso desta tecnologia.
Os principais atores do mercado mundial de patentes em impressão 3D incluem Samsung, Semi-Conductor Energy, Canon e Intel. Os principais mercados de invenções à base de Impressão 3D de Metais são aeroespaciais, defesa e saúde e são dominados pela China com cerca de 39% do mercado mundial, seguido pelo Estados Unidos com cerca de 16%.
Brasil
O mercado de impressão 3D por metal no Brasil ainda é pequeno, crescendo a passos pequenos comparado a países do norte global. Um dos principais motivos para isso é que a tecnologia requer altos investimentos e os atores do mercado local não estão dispostos. A falta de especialistas no país é outro desafio para o crescimento do mercado. O estudo mostra que o mercado no Brasil pode crescer em um CAGR de 14,4% em volume e 11,6% em receita.
As aplicações começam a tomar fôlego no país com centros de pesquisas, universidades e grandes empresas propulsoras desse movimento. Em recente relatório do IBGE, dentre todas as novas tecnologias em utilização no Brasil, 19,2% usam a manufatura aditiva.
Impressão 3D
A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é um processo de união de materiais para se fazer objetos a partir de modelo 3D, geralmente adicionando camada sobre camada de materiais, diferentemente da fabricação tradicional que utiliza o método subtrativo.
Essa tecnologia representa uma grande inovação na produção de objetos. Várias indústrias demonstraram um interesse significativo em impressão 3D, como a indústria aeroespacial, automobilística, construção civil, medicina e até a indústria alimentícia.
A introdução dessa tecnologia impressão 3D traz benefícios significativos, como economia de custos e maior flexibilidade na fabricação de peças. A cadeia de valor no ecossistema da manufatura aditiva, é constituída pelos fornecedores de materiais, provedores de equipamentos, empresas de software, fluxo de materiais e de informações, chegando ao consumidor
final pela entrega de produtos e serviços.
Dentre os principais processos de produção de manufatura aditiva de metais estão:
- Fused Deposition Modelling (FDS)
- Direct Ink Writing (DIW)
- Inkject Printing (IP)
- Digital Light Printing (DLP)
- Stereolithography (SLA)
A expectativa é que a produção orientada por aplicações digitalize a produção industrial, incluindo a otimização de impressoras 3D industriais, periféricos e pós-processamento. Além disso, o mercado de manufatura aditiva tem recebido mais investimentos no espaço de sustentabilidade, apoiando a tendência atual para um ecossistema amigo do ambiente.
Várias indústrias demonstraram um interesse significativo na adoção de tecnologias de impressão 3D. Isto inclui setores como a aeroespacial, a automobilística, a construção civil, a medicina e até a indústria alimentícia, que estão a melhorar os seus produtos e a agilizar os seus processos de produção com a ajuda da impressão 3D. O mercado de aeroespacial e de saúde são os dois maiores, por ordem, para impressão 3D em metais tanto em receita, quanto em volume.
O estudo completo e outras informações podem ser acessadas clicando aqui.