Confira as principais competências necessárias para empregos verdes até 2027
Destaque no Fórum Econômico Mundial, o Modelo de Prospectiva para o Mercado de Trabalho identifica as possíveis mudanças nos perfis profissionais para o setor de energias renováveis, bem como os novos profissionais que poderão ser demandados pelas empresas, de acordo com a evolução tecnológica no setor nos próximos 10 anos.
A transição energética global trará consigo uma grande mudança no mercado de trabalho no setor energético. Neste contexto, o Observatório Nacional da Indústria desenvolveu um estudo que busca mapear as principais tendências de difusão tecnológica para o setor de energias renováveis e seu impacto no mercado de trabalho.
O Modelo de Prospectiva busca preparar o mercado de trabalho e orientar a formação profissional para capacitação de mão de obra adequada à evolução tecnológica e organizacional do setor, com as habilidades, capacidades, estilos de trabalho e conhecimentos que serão demandadas no futuro. O modelo de prospectiva do ONI, destaque no Fórum Econômico Mundial, consulta especialistas da indústria e da academia para desenvolver tais informações prospectivas. Este modelo é reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho e o Banco Mundial.