Summit Startup.Tech SENAI
Summit Startup.Tech SENAI
O SENAI promove, no dia 08 de dezembro, o Summit Startup.Tech. O evento tem como objetivo promover troca de experiências entre empreendedores e importantes nomes do cenário de inovação brasileiro, em especial no universo das startups.
O summit será realizado no Escritório da CNI São Paulo e transmitido para convidados via plataforma Zoom. O encontro acontece no âmbito da categoria Start.Tech da Plataforma Inovação da Indústria.
Os 300 primeiros participantes que realizarem a pesquisa de satisfação do evento vão receber o livro Marco Legal das Startups, de Eduardo Felipe P. Matias.
Palestrantes
Abertura
+ROBSON BRAGA DE ANDRADE
Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Engenheiro Mecânico. Presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais por dois mandatos (2002-2010). Foi eleito presidente da CNI em 2010 e reeleito em 2014 e 2018. É presidente do Conselho Nacional do SENAI e do Conselho Superior do IEL, e diretor do Departamento Nacional do SESI.
Lidera o Movimento Empresarial pela Inovação (MEI), iniciativa da CNI com cerca de 300 CEOs, e o Fórum Nacional da Indústria, com cerca de 70 associações setoriais.
Preside o Grupo Orteng, conglomerado brasileiro fornecedor de equipamentos elétricos e eletromecânicos e de sistemas de energia e automação para os mercados nacional e internacional.
Jornada do empreendedor
+FERNANDO RIBEIRO DOS SANTOS
Fundador da Circle Aceleradora e CEO da Netza
Formado em administração de empresas com curso de extensão nos EUA, iniciou sua carreira aos 20 anos em empresas do ramo de exportação.
Em 2000, fundou a Netza Martech Agency, sendo responsável pela gestão da empresa. Com relacionamentos duradouros com grandes marcas do mercado, a Netza Martech Agency figura há uma década no ranking das cinco Melhores para Trabalhar eleitas pelo Great Place To Work, desde a primeira edição do estudo.
Sempre em busca de soluções inovadoras e quebrando paradigmas, o executivo lançou, em 2019, a Circle Aceleradora de Martechs, ecossistema de inovação, tecnologia e sustentabilidade que conecta startups e empresas em todo o Brasil por meio da economia colaborativa.
Atualmente, são aceleradas seis empresas, que têm acesso a mentoria, cross de negócios, coworking, networking, eventos exclusivos e conexão com investidores.
ANDRÉ ABRAMI
CEO e Cofundador da Automni
Empreendedor que enxerga a ciência e a alta tecnologia como artes e ferramentas para nos desenvolvermos como humanos e seres desse planeta. Formado em Engenharia Eletrônica pela USP, cofundou a Automni em 2013 com o objetivo de desenvolver robôs autônomos para movimentar produtos em fábricas e centros de distribuição. Após 8 anos de altos e baixos, hoje a Automni tem como clientes a Nestlé, Danone, DHL, entre outras multinacionais.
BIANCA LAUFER
Fundadora da Green People
Economista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Fundadora da maior empresa de sucos prensados no Brasil, Greenpeople, única empresa no Brasil com tecnologia HPP, de alta pressão, empresa B Certificada, que recebeu o Prêmio Nielsen de Inovação.
Aspectos Jurídicos para Startups
+LEONARDO DA COSTA CARVALHO
Sócio da BVA Barreto Veiga Advogados
Advogado e sócio do BVA Advogados na área de Direito Trabalhista, Previdenciário e Contencioso. Mestrando em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Formado em Direito e sistemas de informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui 13 anos de experiência na área, auxiliando clientes nacionais e estrangeiros no contencioso e consultivo do Direito do Trabalho.
FELIPE BARRETO VEIGA
Sócio da BVA Barreto Veiga Advogados
Advogado e sócio fundador do BVA Advogados na área de Direito Trabalhista, Previdenciário e Contencioso. Mestrando, professor da Link School of Business e advogado com atuação em direito empresarial, com 15 anos de experiência no atendimento, consultoria e representação de empresas nacionais e estrangeiras em contratos de complexidade, operações estruturadas, investimentos estrangeiros e M&A.
Reconhecido pelo ranking Análise 500 e pela Latin Lawyer como um dos advogados mais admirados do país, e premiado pela Leaders League como um dos melhores advogados do Brasil para startups e empresas digitais.
Mesa redonda: Critérios para definir o investimento em startups
+PEDRO GOMES PEREIRA
Diretor-executivo do Latin America Technology Investment Banking
Pedro Pereira é diretor-executivo, responsável por liderar o grupo Latin America Technology Investment Banking. Ingressou no BofAML em 2011 e foi originalmente baseado em Nova York, na divisão de Mercado de Capitais da América Latina. Ele está baseado em São Paulo, Brasil, desde 2014.
Pedro trabalhou em mais de 100 transações na última década no Bank of America, incluindo vários mercados de capital de tecnologia e negócios de M&A recentes. É bacharel em Economia e Sociologia pela Cornell University.
BRENDA KUTNIKAS GILDIN
Gestora de Startups e Parceiros - Anjos do Brasil
Formada em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Marketing e Comunicação pela ESEI International Business School, de Barcelona (Espanha).
Com experiência no ecossistema de Marketing e Inovação, atualmente faz a Gestão de Startups e Parceiros da Anjos do Brasil, atuando com atração e seleção de startups que são apresentadas para a rede de investidores.
JEFFERSON DE OLIVEIRA GOMES
Superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI
Superintendente de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Engenheiro Mecânico, formado e pós-graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em cooperação com a RWTH-Aachen - Alemanha.
Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ITA. Exerceu os cargos de gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, de diretor-regional e de diretor de Inovação do SENAI em Santa Catarina, de diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Pesquisador principal FAPESP da Plataforma IAsmin, um dos seis Centros de Inovação em Inteligência Artificial do país, e coordenador-técnico da Linha 4 do Programa Rota 2030.
FABIO CANINA
CEO da Pratí e sócio da Arch & Black
Empreendedor desde os 16 anos de idade, extremamente energético e resiliente. Confia em suas capacidades criativas de sempre superar os desafios da vida. Economista pela PUC Campinas, construiu a base de sua carreira no mundo corporativo ao longo de mais de 10 anos, desenvolvendo habilidades de gestão em grandes empresas como a IBM e a PwC.
Há 3 anos, especializou-se em Foodtechs, investiu e mergulhou de cabeça. Fez a sua empresa aumentar o faturamento em 10 vezes em 2,5 anos. Liderou toda a captação de recursos de investimento da empresa e realizou o M&A com a maior empresa brasileira de refeições coletivas.
Programação
08/12/2021
14:30 - 14:45
Abertura
14:45 - 15:30
Jornada do empreendedor
O que é importante para uma startup dar certo, crescer e conseguir investimentos?
- Fernando Ribeiro dos Santos (Fundador da Circle Aceleradora | Owner na Agência Netza)
- André Abrami (CEO e Co-founder at Automni)
- Bianca Laufer – Fundadora da Green People
15:30 - 16:30
Aspectos Jurídicos para Startups
Por que se preocupar com as questões jurídicas e legais?
- Leonardo da Costa Carvalho (Sócios da BVA Barreto Veiga Advogados)
- Felipe Barreto Veiga (Sócio da BVA Barreto Veiga Advogados)
16:30 - 17:30
Mesa redonda: Critérios para definir o investimento em startups
O que é importante para uma startup conseguir investimentos?
- Pedro Gomes Pereira (Diretor-executivo do Latin America Technology Investment Banking)
- Brenda Kutnikas Gildin (Gestora de Startups e Parceiros - Anjos do Brasil)
- Fabio Canina (CEO da Pratí, sócio e dono da Arch & Black)
Mediador: - Jefferson de Oliveira Gomes – Superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI
17:30
Encerramento
Área dos patrocinadores
Objetivos
O EEBA tem a finalidade de debater iniciativas para a ampliação do fluxo de comércio e investimento entre Brasil e Alemanha, além de fortalecer as relações de cooperação bilateral.
Metas
Troca de informações entre os participantes
Discussão de propostas para melhoria do ambiente de negócios
Estabelecimento de relacionamentos para novos negócios
Público-alvo
Empresários brasileiros e alemães interessados em fortalecer as relações bilaterais.
Encontros de Negócios
Durante o 38º EEBA, foram realizados encontros virtuais de negócios, com foco no setor de Energia Renovável, com a presença de importadores internacionais.
Participe dos encontros de negóciosEEBA - Encontro Econômico Brasil-Alemanha - Edição 2021
Confederação Nacional da Indústria – CNI
Superintendência de Desenvolvimento Industrial
Gerência de Relações Internacionais
Ruth Fernández - rfernandez@cni.com.br (61) 3317-8854
Isabella Sousa – isousa@cni.com.br (61) 3317-9283
Seja um patrocinador
Entre em contato:
- Camila Rodrigues
- E-mail: camila.rodrigues@cni.com.br
- Telefone: (061 ) 3317-9226
Edições do Evento
Edição 2019
O 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) foi realizado em Natal (RN), entre os dias 15 e 17 de setembro de 2019. O evento teve como tema “Parceria Brasil-Alemanha em Tempos de Mudança Global” e reuniu cerca de 600 empresários dos dois países interessados em estreitar relações, fechar parcerias, fazer intercâmbio de tecnologias e efetivar negócios.
Palestrantes
ROBSON BRAGA DE ANDRADE
Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pela Fundação Dom Cabral e pelo The Business School for the World, na França.
Presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais por dois mandatos (2002-2010). Foi eleito presidente da CNI em 2010. Foi reeleito em 2014, para o mandato 2014/2018, e em 2018, para o período 2018/2022, tendo o mandato estendido, por decisão do Conselho de Representantes da CNI, até 2023. É presidente do Conselho Nacional do SENAI e do Conselho Superior do IEL, e diretor do Departamento Nacional do SESI.
Lidera o Movimento Empresarial pela Inovação (MEI), iniciativa da CNI com cerca de 300 CEOs, e o Fórum Nacional da Indústria, com cerca de 70 associações setoriais.
Preside o Grupo Orteng, conglomerado brasileiro fornecedor de equipamentos elétricos e eletromecânicos e de sistemas de energia e automação para os mercados nacional e internacional.
PROF. DR.-ING. SIEGFRIED RUSSWURM
Presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI)
Graduado em Engenharia pela Universidade Erlangen-Nürnberg, com doutorado na Cátedra de Mecânica Aplicada.
Em 1992, ingressou na Siemens AG e, em 2006, foi nomeado Diretor de Divisão em Tecnologia Médica. Em janeiro de 2008, tornou-se membro do Conselho de Administração da Siemens AG, onde atuou até março de 2017, com responsabilidades regionais na Europa, África e Oriente Médio.
Atua em vários conselhos consultivos e de supervisão, alguns dos quais foi presidente. Foi eleito como presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), em novembro de 2020.
Atua no Conselho Executivo da Academia Nacional de Ciência e Engenharia e no Conselho da Câmara de Comércio Alemão-Sueca. Desde 2009, ele é professor honorário de mecatrônica na Universidade de Erlangen-Nürnberg.
ANA FLOR
Moderadora, jornalista e comentarista da GloboNews e colunista do portal G1
Graduada em Comunicação Social, com mestrado em Relações Internacionais. Desde 2019, é comentarista da Globonews em Brasília, cobrindo temas de economia e política e os bastidores do poder. Anteriormente, passou pelas redações da Folha de S. Paulo em Brasília e São Paulo, foi correspondente-sênior da agência Reuters e repórter e correspondente do jornal Zero Hora na Alemanha.
Também atuou como fellow-repórter do St Louis Post-Dispatch (EUA). Passou ainda pela assessoria-especial dos ministros da Fazenda Henrique Meirelles e Eduardo Guardia.
MARC REICHARDT
Presidente da seção brasileira da Comissão Mista Brasil-Alemanha, CEO do Grupo Bayer Brasil
Espanhol naturalizado brasileiro. Formado em Engenharia Agronômica pela Escuela Técnica Superior de Ingenieria Agraria, na Espanha, onde também fez mestrado.
Entrou na Bayer em 1985 e foi nomeado Gerente Regional para a Espanha em 1989. Em 1992, assumiu como gerente nacional da Bayer Polônia. Em 1996, tornou-se gerente de Produto para Herbicidas de Arroz na Bayer AG, na Alemanha. Em 1999, foi nomeado chefe da Bayer Crop Science Cono Sur, na Argentina.
No Brasil, presidiu a divisão CropScience para Brasil e Mercosul (2003-2013) e foi chefe de Operações de Negócios para América Latina no Comitê Executivo da Bayer CropScience (2006-2013).
Foi membro do Conselho-executivo da divisão Crop Science da Bayer AG, na Alemanha, responsável mundialmente pelas operações comerciais agrícolas (2014-2018). Preside o Grupo Bayer Brasil desde setembro de 2018.
MARCOS OLIVEIRA
Presidente e CEO da Iochpe Maxion S/A
Formado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduação em Administração de Empresas. Atuou por 28 anos na Ford Motor Company, em que ocupou vários cargos, dentre eles: gerente de Planta da divisão de Componentes Automotivos na Espanha e no México; diretor-geral da Ford África do Sul; presidente e CEO da Ford do México, diretor-executivo de Desenvolvimento de Produto nos Estados Unidos, e presidente da Ford Brasil e Mercosul.
Ingressou na Iochpe-Maxion em 2012 como vice-presidente Corporativo e é presidente e CEO da Companhia desde 2014.
DENNIS HERSZKOWICZ
Presidente & CEO da TOTVS
Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Foi diretor-geral do DeRemate.com no Brasil, fundador e CEO da Gibraltar.com, além de passagens pela Unilever e Credicard S.A.
Entre 2003 e 2018, foi sócio e diretor Estatutário da Linx S.A., em que ocupou diferentes vice-presidências. Foi membro do Conselho de Administração no período de 2011 a 2014.
Entre 2012 e 2017, foi CFO e diretor de Relações com Investidores, responsável pelo IPO em 2013 e pelo follow-on em 2016, além de conduzir 20 aquisições no período. Entre 2017 e 2018, foi vice-presidente Executivo de Novos Mercados na Unidade de Negócios focada em Fintech.
GILNEY BASTOS
Presidente da White Martins
Presidente da White Martins/Linde América Latina Sul, lidera as operações e os negócios que reúnem os países Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.
Ingressou na empresa em 1987, ocupando inúmeras posições executivas tanto no Brasil quanto no exterior.
Em 2017, foi nomeado presidente da White Martins Brasil e foi em 2018 que se tornou presidente também para a América Latina Sul.
Graduado em engenharia mecânica.
RAFAEL LUCCHESI
Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI)
Economista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde 2011, é diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI. Nessas entidades, liderou a estruturação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e a implementação de 27 Institutos de Inovação do SENAI. Ampliou a atuação de SESI e SENAI em suas agendas de educação.
Atuou como conselheiro da EMBRAPII, da Worldskills International, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).
Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia, quando foi Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).
JANETE VAZ
Cofundadora e Presidente do Grupo Sabin
Farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal do Goiás, possui MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral.
Foi presidente do Clube Soroptimista Internacional de Brasília (2013-2014). Atualmente, integra diversos conselhos e representa outras entidades.
Foi eleita em 2016 e 2017, pela Revista Forbes, como uma das mulheres mais poderosas do Brasil e como uma das mulheres de destaque do setor de saúde. Por dois anos consecutivos, foi eleita uma das melhores gestoras de empresas do Brasil pela Revista Valor Liderança.
Em 2020, recebeu da Embaixada dos Estados Unidos o Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença. Recebeu o título de Profissional Referência da Saúde em Governança Corporativa, concedido pelo Live Healthcare, em 2015.