Mensagem da
liderança
Baixar relatório completo
Foi com grande satisfação e honra que assumi a Presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI), bem como do Conselho Nacional do SENAI. Parabenizo meu antecessor, Robson Braga de Andrade, pela trajetória vitoriosa à frente das duas instituições.
O cenário previsto para 2024 é desafiador, mas o momento é mais do que propício para a promoção de uma transformação no setor industrial brasileiro, que venho chamando de neoindustrialização. Uma indústria mais dinâmica, inovadora e competitiva é fundamental para que o Brasil entre num ciclo de desenvolvimento econômico e social sustentável, com inovação, criação de empregos de mais qualidade e geração de renda.
Desde 1942, o SENAI se dedica à execução de programas de educação profissional e superior e ao desenvolvimento tecnológico da indústria. A modificação das empresas e das instituições sempre começa pelas pessoas, que, capacitadas para o futuro, motivadas e seguras, podem construir uma indústria forte e produtiva, fazendo a economia crescer.
Com capacidade e flexibilidade para desenvolver projetos inovadores e tecnológicos em parceria com a indústria, o SENAI investe na capacitação da mão de obra brasileira, oferecendo cursos de educação profissional e superior, nos quais utiliza as mais novas tecnologias educacionais e promove a transformação digital nos processos de gestão e de ensino-aprendizagem.
Os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia se consolidaram como os principais parceiros das indústrias no desenvolvimento tecnológico e na melhora de processos, contribuindo para que elas se tornem mais produtivas, inovadoras, sustentáveis e competitivas. A Rede de Institutos SENAI de Inovação entra em nova fase de atuação, com um maior alinhamento sistêmico, para solucionar os grandes desafios industriais, buscando novas rotas tecnológicas para segmentos estratégicos e potenciais definidos na nova política industrial do país.
Com base na experiência adquirida em programas nacionais de aumento de produtividade, o SENAI, em parceria com Sebrae, BNDES, FINEP, Embrapii e ABDI – sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – atuou na concepção do novo Brasil Mais Produtivo. Esse programa será o de maior impacto na produtividade e na transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais já realizado no Brasil.
A agenda da economia de baixo carbono é uma prioridade, pois não existe economia sustentável sem um setor industrial forte e igualmente sustentável. A indústria brasileira tem as vantagens competitivas necessárias à concretização do objetivo global da descarbonização da economia, e o SENAI possui o conhecimento e a experiência para apoiá-la nesse movimento.
No cenário local, a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional é uma vitória para a sociedade. Ela deixa o Brasil mais perto de ter um sistema de cobrança de impostos mais moderno e eficiente, com reflexos positivos sobre investimentos, crescimento econômico, e geração de emprego e renda. Com as medidas adequadas, é possível construir uma nova indústria, uma economia mais próspera e um país mais justo.
A CNI e o SENAI, assim como as demais instituições do Sistema Indústria, continuarão trabalhando, com afinco, pela qualificação dos profissionais brasileiros, pelo crescimento das indústrias e pelo desenvolvimento do país.
Acompanhe as ações do SENAI no Site da Transparência.
Antônio Ricardo Alvarez Alban
Presidente da CNI
Presidente do Conselho Nacional do SENAI
Download
Baixe o Relatório de Gestão 2023 ou os relatórios de anos anteriores