indústria de a - z

Indústria Extrativa

O que é indústria extrativa ?

O que é indústria extrativa?


Indústria extrativa é aquela que extrai da natureza recursos e insumos sem alterar suas características. A indústria extrativa se utiliza de máquinas e equipamentos, consome energia, emprega e extrai recursos naturais.  

A indústria extrativa inclui as atividades de extração de minerais em estado natural: sólidos (carvão e outros minérios), líquidos (petróleo cru) e gasosos (gás natural), podendo realizar-se em minas subterrâneas, a céu aberto ou em poços.

Inclui as atividades complementares de beneficiamento associado à extração, realizadas principalmente para melhorar a qualidade do produto e facilitar a comercialização. Esse beneficiamento não altera as características físicas ou químicas dos minerais. São consideradas atividades de beneficiamento: trituração, classificação, concentração, pulverização, flotação, liquefação de gás natural, etc.

A força de trabalho da indústria extrativa é investida na captação de matérias-primas que serão transformadas e manufaturadas. Os insumos extraídos seguem para as indústrias de transformação.
A atividade extrativista é muito importante para a economia brasileira.

Buscar o caminho da sustentabilidade é a melhor escolha para que o país possa continuar contando com essa parte do setor produtivo. O manejo adequado dos recursos é a forma mais eficaz de garantir a oferta dos insumos e não comprometer o Meio Ambiente.

 

Indústria Extrativa


Diferença entre indústria extrativa e extrativismo


O extrativismo é uma atividade comum desde antes da industrialização. A grande diferença entre a indústria extrativa e o extrativismo mineral é o fato de que a indústria utiliza máquinas e equipamentos, atua em larga escala, consumindo muita energia e gerando empregos. Um exemplo é a indústria de extração de petróleo.

Indústria extrativa mineral
A indústria extrativa mineral é a atividade econômica que retira minérios do solo, rios e mares.

Minerais
Os minerais são substâncias inorgânicas encontradas na natureza e eles se originam de interações químico-físicas específicas.

Os recursos minerais podem ser:
Metálicos: ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.
Não-metálicos: cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral.

Indústria extrativa e sustentabilidade


Sustentabilidade é um tema que vem ganhando força no setor produtivo e isso está acontecendo não só por seus aspectos ambientais, mas também pelos impactos no setor econômico. A disponibilidade de recursos naturais garante ao Brasil a possibilidade de se desenvolver de maneira sustentável, associando crescimento da economia, inclusão social e conservação do meio ambiente.

Impactos ambientais como o efeito estufa e as mudanças climáticas são grandes catalisadores das transformações na economia global e também nos processos industriais. Assim, incentivos e investimentos em inovação, desenvolvimento tecnológico e científico são estratégicos na transição do processo produtivo tradicional para modelos menos poluentes.

O compromisso da indústria extrativa com a promoção do desenvolvimento econômico e sustentável, a geração de empregos, a melhoria do acesso a serviços básicos, e a promoção dos direitos humanos e inclusão social pode ser o primeiro grande passo para o crescimento contínuo e sustentado da economia brasileira.

Saiba mais:

Perfil setorial da indústria: https://perfilsetorialdaindustria.portaldaindustria.com.br/
Indústria em números: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/industria-em-numeros/
Insumos e matéria prima: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondesp-81-mercado-de-insumos-e-materias-primas/
Dados: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9282-indice-de-precos-ao-produtor-industrias-extrativas-e-de-transformacao.html

industria-extrativa-004.png