Elaboração e implementação da estratégia competitiva
A formulação da estratégia é difícil e a execução é ainda mais desafiadora. Por isso, o curso trata das principais decisões, ações e metodologias usadas para elaboração e implementação da estratégia empresarial.
Os participantes discutirão temas como integração das estratégias empresariais e de negócios, estratégia e estrutura organizacional, criação de designs organizacionais eficazes, definição das responsabilidades e responsabilização.
Também avaliarão a identificação e criação de capacidades adequadas para o sucesso da execução, integração dos objetivos estratégicos e operacionais, construção de incentivos eficazes e controles, gestão da mudança e da cultura para apoiar implantação de resultados.
Pensamento sistêmico
O pensamento sistêmico analisa o todo e considera as diversas interações entre os elementos envolvidos. Portanto, é útil para avaliar problemas complexos que envolvem uma série de dependências entre pessoas, organizações e ações passadas.
No curso, são desenvolvidas atividades práticas que convidam o participante a refletir e melhorar o desempenho e fazer avaliações sistêmicas.
Gestão da marca - Branding
Branding é fundamental para a estratégia competitiva. Durante o curso, os participantes avaliarão a importância estratégica da marca, teorias e modelos para a construção e manutenção de marcas fortes no mercado. Conhecerão técnicas para medir o valor de uma marca para o cliente e o fornecedor e para decidir se é adequado ou não usar a mesma marca globalmente e a extensão da marca para outros produtos.
Em palestras, debates e estudos de caso, dirigentes e executivos compreenderão as oportunidades de tomada de decisão e os desafios que os gestores enfrentam ao criar e defender a arquitetura de significados da marca.
Workshop de negociação
O curso apresenta um processo sistemático que pode ser aplicado em qualquer tipo de negociação. Por meio de exercícios práticos de negociação, o participante conhecerá novas abordagens e simulará negociações com diferentes parceiros em diferentes situações, sem arriscar seus recursos ou sua credibilidade.
Conhecerão técnicas de planejamento da negociação, discussão frente a frente. Poderão testar seus estilos pessoais de negociação e como ser mais efetivo.
Visão periférica
Os participantes discutirão fórmulas para as organizações melhorarem a visão periférica e identificarem oportunidades e ameaças com mais rapidez. Também conhecerão as melhores práticas e sugestões de processos e capacidades organizacionais que podem fortalecer a visão periférica. Terão ainda um roteiro de sete passos que ajudam a construir uma visão periférica mais forte na empresa.
Planejamento por cenários
Durante o curso, dirigentes e executivos conhecerão a importância de desenvolver e testar o direcionamento estratégico da organização diante da incerteza e da complexidade do ambiente de negócios.
O módulo apresenta conceitos, metodologias e as várias etapas do planejamento de cenários. Isso facilita a percepção das incertezas como oportunidades, o reconhecimento de armadilhas e o desenvolvimento de um processo sistemático para lidar com as turbulências.
Construção e Manutenção do Valor ao Acionista (Shareholder Value)
Esse módulo mostrará como usar as informações financeiras - demonstrações contábeis, balanços, declarações de renda e fluxo de caixa - para compreender o desempenho de uma empresa e se há ou não criação de valor para os acionistas. Os participantes aprenderão a interpretar e obter informações nas demonstrações financeiras.
Gestão da inovação: identificação de oportunidades
O curso orientará os participantes a identificar oportunidades de inovação e de criação de valor para que a empresa invista apenas nas ideias mais promissoras. O módulo mostrará os processos de inovação desde a criação de ideias até a seleção do que será desenvolvido para lançamento no mercado.
Estratégias para expansão internacional
Neste módulo, dirigentes e executivos analisarão as motivações para o investimento estrangeiro direto, as escolhas de localização, as formas de entrada no mercado, os recursos e capacidades para expansão internacional e as estratégias para organizar e administrar uma empresa multinacional.
Também analisarão os modos de entrada e de foco nos trade-offs entre controle e risco, as estratégias globais e como gestores lidam com as pressões de integração e capacidade de resposta.
O Brasil no novo contexto global competitivo
O curso apresentará o panorama da economia mundial e o papel do Brasil no ambiente global competitivo. Os participantes debaterão temas como as tendências de investimentos e de comércio e as oportunidades e ameaças da globalização para as empresas brasileiras.
Também discutirão se os demais países do BRICs, grupo de economias emergentes que, além do Brasil, reúne a Rússia, Índia e China, são parceiros ou concorrentes.