1) Lições de liderança do futuro
Em debates interativos, os participantes farão um exame crítico da inovação, dos comportamentos de consumo, dos avanços tecnológicos e das mudanças dos modelos de negócios no período de 1970 a 2020.
Em um workshop, empresários e executivos discutirão as oportunidades possibilitadas pela diversidade cultural e as diferenças entre as gerações, como essas mudanças contribuem com a inovação. Também avaliarão os grandes motores das mudanças tecnológicas entre 2012 e 2020 e como esses avanços transformaram a inovação e abriram oportunidades.
2) Pensamento estratégico e ação estratégica
Nessa sessão, os participantes conhecerão novas maneiras de projetar o futuro e preparar as empresas para os cenários propostos, trabalhando com Action Scenarios. Discutirão e definirão a situação econômica, tecnológica, ambiental, social e política do mundo em 2020.
Também avaliarão as principais forças de mudança que afetam o mundo e identificarão as lacunas de conhecimento sobre os motores futuros das mudanças e alianças estratégicas, parcerias e relacionamentos indispensáveis para a expansão e a inovação nas empresas.
3) Lições de inovação radical
Os participantes discutirão as ameaças em cada área de negócios e as estratégias para a criação de capacidades intelectual, humana e financeira para inovar e realizar mudanças. Debaterão e identificarão as indústrias de 2020, as que vencem e as que perdem a concorrência.
Também debaterão propostas de valores de consumo e estratégias para o êxito dos negócios em 2020.
4) Incentivadores da inovação%u2013 lições aprendidas na prática
Em dois workshops, empresários e executivos aplicarão as lições aprendidas no programa. Eles compartilharão ideias e discutirão os facilitadores estratégicos e os primeiros e decisivos passos para a inovação aberta nas empresas.
5) Nuvem da inovação aberta
Nessa sessão, os participantes terão uma visão prática do papel das novas tecnologias da comunicação na criação de ambientes de inovação aberta. Empresários e executivos compartilharão exemplos de sucesso e fracasso na utilização de novas tecnologias e no estabelecimento de conexões com parceiros e consumidores.
A partir das nuvens de oportunidades, o módulo mostrará exemplos de como as empresas empregam as novas tecnologias para adotar atividades inovadoras. Os participantes discutirão quais as tecnologias mais apropriadas para suas empresas e para o processo de inovação aberta.
6) Mercado de inovação aberta
Essa sessão combinará reflexão e planejamento individuais com atividades práticas, em que os participantes compartilharão as preferências pessoais sobre os tipos de atividades de inovação aberta.
Em um ambiente estruturado, sociável e interativo, empresários e executivos conhecerão outros com o intuito de testar suas ideias de inovação aberta.
A partir dessa experiência, os participantes redigirão um planejamento para implementar suas ideias para a inovação aberta e poderão formar uma lista de contatos em que poderão criar sua própria rede de inovação aberta.
7) Meu roteiro para a inovação aberta
Os participantes conhecerão ferramentas que facilitarão o planejamento, como os passos necessários para criar um ambiente favorável à inovação aberta, promover planos com a rede de contatos feita a partir do curso.
Com trabalhos individuais e em pequenos grupos, os participantes criarão um mapa de iniciativas a serem implementadas, compartilharão e aperfeiçoarão seus planos.