SondEsp 62 - China
A Sondagem Especial tem como objetivo avaliar os impactos de políticas ou acontecimentos específicos sobre a indústria, bem como identificar a opinião dos empresários sobre essas questões. Desse modo, os temas são diversos e variam com a conjuntura e a política econômica. As informações são coletadas por meio dos questionários das Sondagens Industrial e Indústria da Construção.
Perda de mercado doméstico em razão da concorrência com importados da China atinge 16% da indústria
As perdas diante da concorrência chinesa se intensificaram. Para 41% das empresas industriais brasileiras concorrentes dos produtos chineses, a participação no mercado doméstico diminuiu e para 16%, essa participação diminuiu muito. Portanto, 57% das empresas que concorrem com a China perderam participação no mercado doméstico, o que corresponde a 16% do total da indústria. Em 2010, um percentual menor de empresas registrava perda de participação no mercado doméstico (45%, isto é, 14% do total da indústria).
Agosto/2015
Faça o download da última edição na íntegra:
Informações Adicionais
Dados
Dados - Agosto/2015