Perguntas frequentes
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Confira abaixo as perguntas frequentes sobre a CNI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das Federações das Indústrias dos Estados e do Distrito Federal ou enviar um e-mail.
1. Quais são as principais áreas de atuação da CNI?
+Em parceria com as federações estaduais e sindicatos de indústrias, associações nacionais setoriais, Fórum Nacional da Indústria e conselhos empresariais, a CNI sensibiliza a sociedade sobre temas críticos de interesse do país. São diversas as ações desenvolvidas. O Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022.
O Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, documento organizado a partir de consulta a 520 líderes empresariais e lançado em 2013, identifica dez fatores-chave da competitividade e da produtividade brasileira. O documento norteia as ações da CNI. Ele é base para a articulação permanente com instâncias governamentais e organismos internacionais, além de fomentar eventos, estudos, publicações e ações da instituição.
Clique nos links abaixo para conhecer ações nos diversos campos de atuação da Confederação:
Competitividade
Desenvolvimento Associativo
Economia
Infraestrutura
Inovação
Internacionalização
Jurídica
Leis e Normas
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Pequenas Empresas
Política Industrial
Propriedade Intelectual
Trabalho
Tributação
2. Onde encontro a lista completa das indústrias do meu estado?
+A Confederação Nacional da Indústria não disponibiliza dados sobre as indústrias e empresas associadas. Caso necessite de informações específicas sobre indústrias da sua região, entre em contato com uma federação estadual. Clique aqui para ver os contatos em todo o Brasil.
3. Onde posso encontrar pesquisas, estatísticas e livros publicados pelo Sistema Indústria?
+As publicações da CNI, do SESI, do SENAI e do IEL estão disponíveis no Portal da Indústria para download. Para acessar os arquivos virtuais, clique aqui e acesse a área especial de publicações.
Os resultados das pesquisas periódicas realizadas pela Confederação Nacional da Indústria também estão disponíveis para download. Clique aqui para acessar a área especial de estatísticas.
4. Quais são os cursos oferecidos pelo Sistema Indústria?
+O Sistema Indústria, que abrange a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi, oferece capacitações, cursos e workshops, formando trabalhadores em todos os níveis educacionais.
Acesse a página especial de cursos do sistema indústria e conheça as diversas iniciativas educacionais.
5. Como a CNI ajuda as empresas brasileiras a exportar?
+A Confederação Nacional da Indústria (CNI) atua em dois eixos: serviços e defesa de interesses. A CNI coordena a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), que auxilia empresas de todo o país a se preparar para a exportação e a fazer parcerias em mercados internacionais. Os CINs funcionam nas 27 federações estaduais de indústrias e oferecem diversas opções de serviços, como estudos comerciais e prospecção de mercados, capacitação de empresas para operações de comércio exterior, emissão de certificados de origem, apoio ao investidor estrangeiro, missões empresariais a grandes eventos de negócios internacionais, entre outros. A partir de setembro de 2016, os CINs também começaram a emitir o ATA Carnet, documento que facilita a exportação temporária de bens.
Além disso, a CNI também desenvolve importante papel na defesa de medidas e instrumentos de facilitação de comércio. A confederação participa ativamente de grupos empresariais que dialogam com governos e instituições para propor medidas que impulsionem o desempenho internacional das empresas brasileiras, como o Fórum das Empresas Transnacionais (FET), a Câmara Internacional de Comércio (ICC, em inglês), a Coalizão B20 - que reúne as principais organizações empresariais e associações industriais dos países do G20 -, o Conselho Empresarial dos BRICS, entre outros.
6. Como funciona o ATA Carnet no Brasil e como faço para conseguir o documento para meus produtos?
+O Brasil é um dos 78 países no mundo a utilizar o ATA Carnet (acrônimo das expressões em francês Admission Temporaire e Temporary Admission, em inglês), documento aduaneiro pelo qual é possível exportar e importar bens temporariamente sem a incidência de impostos, por meio de procedimentos mais ágeis e simplificados que os tradicionais.
As 27 federações de indústrias estão emitindo o documento para exportação temporária desde 2016. Como também, a Receita Federal do Brasil admite temporariamente bens amparados por ATA Carnets emitidos por outros países membros da Rede ATA. Os usuários do ATA Carnet podem utilizar o documento para diversas finalidades, as mais comuns são: para transportar amostras comerciais, equipamentos profissionais ou artigos para apresentação ou uso em feiras, exposições e eventos semelhantes.
O ATA Carnet tem a validade de 1 ano e contempla no minímo 4 destinos. Os produtos podem circular por diferentes países com o mesmo documento por 12 meses. Os 78 países que já trabalham com o ATA Carnet representam quase 75% do fluxo de comércio exterior (importação e exportação) do Brasil. Entre eles, estão alguns dos principais parceiros comerciais do país, como Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e México.
TIRE SUAS DÚVIDAS
O que o ATA Carnet?
É um passaporte que serve para importação e exportação temporária de mercadorias. Com ele, o produto pode circular em 78 países sem precisar pagar impostos, durante 12 meses.
Quais produtos são cobertos?
A Convenção de Istambul contempla 11 anexos, cada um trata de uma finalidade diferente e possui uma lista ilustrativa de produtos:
Exposições, feiras, congressos e similares
Material profissional
Amostras comerciais
Operação de fabricação
Fins educativos, científicos ou culturais
Uso pessoal e fins desportivos
Material de propagando turística
Tráfego fronteiriço
Fins humanitários
Meios de transporte
Animais
É necessário se atentar que quando um país internaliza a Convenção de Istambul, há necessidade de escolher quais anexos o país vai aceitar admissão temporária. Portanto, cada país aderiu diferentes anexos e antes de emitir o ATA Carnet é necessário verificar se o país de destino aceita o anexo no qual o bem se encaixa.
O que não pode entrar no Brasil pelo ATA Carnet?
Itens perecíveis, de consumo ou destinados à transformação do bem, entre outros.
Quais são as vantagens aduaneiras do sistema?
O uso do ATA Carnet reduz o custo para exportadores porque elimina encargos e tributos de importação e exportação temporária. A entrada nos países é simplificada e a burocracia, reduzida, pois todas as formalidades aduaneiras são resolvidas com apenas um documento.
Quem mais é beneficiado?
- Micro e pequenos negócios têm maior facilidade e menor custo para sustentar as operações de comércio exterior;
- Feiras e encontros de negócios terão mais facilidade de atrair exibidores estrangeiros;
- A indústria do turismo e do transporte;
- A indústria do entretenimento e da música;
- Grandes eventos esportivos, como Jogos Olímpicos e Copas do Mundo.
7 - Como me candidato a vagas de emprego na CNI?
+Caso deseje se candidatar a uma vaga na CNI é necessário se cadastrar às ofertas que são disponibilizadas aqui.
8 - Como emitir o COD – Certificado de Origem Digital?
+O Certificado de Origem Digital – COD que é o documento que comprova a origem de determinado bem para efeitos de concessão de reduções ou isenções tarifárias junto aos países com os quais o Brasil mantém acordos comerciais vigentes, possui um sistema que foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar que sua emissão ocorra exclusivamente por meio eletrônico e assinado digitalmente pelo exportador e pelo técnico da federação de indústria responsável pela emissão. Com isso, a tramitação do documento em operações de trocas comerciais passa a ser feito eletronicamente, com mais segurança e confiabilidade.
Para obter informações do procedimento eletrônico para emissão basta entrar em contato com a Federação das Indústrias do seu Estado ou do Distrito Federal clicando aqui.
9 - Como acompanhar a agenda de eventos da CNI?
+Basta acessar a área especial EVENTOS, disponível no Portal da Indústria clicando aqui.
10 - Como registrar minha empresa no cadastro de fornecedores da CNI?
+Agradecemos a mensagem e orientamos que os interessados em serem nossos fornecedores realizem o cadastro através do Portal de Compras clicando aqui.
Solicitamos que acompanhe as licitações por meio do Portal da Indústria.
6. É possível cadastrar minha empresa no Catálogo de Exportadores Brasileiros?
+O Catálogo de Exportadores Brasileiros (CEB) fornece informações sobre operações de exportação no biênio 2012/2013, extraídas de registros oficiais da Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A atualização e manutenção da base de dados é viabilizada através de parceria com a FUNCEX (www.funcex.com.br).
Os critérios utilizados para a inclusão das empresas nessa edição do Catálogo foram:
• Valor mínimo de exportação média anual no biênio 2012/2013 igual ou superior a US$ 80 mil;
• Preenchimento, por parte da empresa, de informações cadastrais como: razão social, endereço, números de telefone e/ou fax para contato e e-mail.
Caso a sua empresa, atualmente, preencha os dois requisitos acima, entre em contato com a CNI através do e-mail brazil4export@cni.org.br e faça parte do Catálogo de Exportadores Brasileiros.Como a base de dados é atualizada de forma sistemática, sua empresa pode ser inserida a qualquer momento no Catálogo de Exportadores Brasileiros. Como os insumos que compõem o Catálogo são retirados do site do MDIC, não é possível se cadastrar na ferramenta sem ter os dados previamente reconhecidos como exportador no MDIC.
Quem participa do catálogo:
O Catálogo de Exportadores Brasileiros relaciona as empresas nacionais que operam com exportações e que atendam os critérios estabelecidos. Os dados primários deste Catálogo foram extraídos do resultado da pesquisa realizada pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX, órgão da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As informações oficiais passam ainda por uma validação pela CNI antes de serem disponibilizadas no Catálogo de Exportadores Brasileiros.
7. Onde encontro a versão impressa ou em PDF do Catálogo de Exportadores?
+O Catálogo fornece gratuitamente informações sobre as empresas e os seus principais produtos de exportação. Lembramos que formato do Catálogo de Exportadores Brasileiros está disponível apenas para consultas online, não dispondo de versão impressa ou PDF.
Recomendamos também que entre em contato com um dos escritórios regionais do Centro Internacional de Negócios (Rede CIN), localizado em nossas federações que tem a missão de auxiliar na busca por diversos subsídios. Consulte o site www.cin.org.br ou se preferir mande um e-mail para cin@cni.org.br.
8. Como alterar os dados que estão presentes da minha empresa no Catálogo de Exportadores Brasileiros?
+Existem duas formas para atualizar as informações:
- Todas as empresas que constam no Catálogo de Exportadores Brasileiros recebem login e senha que poderão ser utilizados para atualizar seus dados no site www.brazil4export.com. Os dados informados pelas empresas são validados pela CNI antes da publicação, garantindo assim, a veracidade das informações prestadas.
- Enviar e-mail solicitando alteração para: isousa@cni.org.br