Eventos
Setembro 2022
Jornada Negócios e Sustentabilidade
A Jornada Negócios e Sustentabilidade compreende uma série de eventos para promover o intercâmbio de conhecimento, o debate sobre metodologias, experiências, boas práticas e novas tendências para a promoção de negócios sustentáveis nas Amazônia Legal. A Jornada, além de gerar e atualizar o conhecimento em temas importantes é um espaço de diálogo permanente a fim de identificar oportunidades e caminhos que levem à criação e ao crescimento de negócios sustentáveis e inovadores na Amazônia, bem como o fortalecimento de empreendimentos existentes, dialogando com as demandas locais, o potencial econômico da região e a agenda ESG.
O Instituto Amazônia +21 realizará o primeiro evento da Jornada Negócios e Sustentabilidade, com a correalização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no dia 28 de setembro de 2022. O tema central é “Descarbonização na Amazônia Legal: oportunidade para atingir metas climáticas e desempenho ESG”.
O objetivo do evento é discutir meios, projetos e ações voltadas à descarbonização, com possibilidade de realização nos estados da Amazônia Legal brasileira, apresentando o potencial de negócios para investidores, empresários e outros interessados, com melhoria de vida para as populações, destacando comunidades tradicionais da região. O debate também aborda desafios deste mercado em projetos socioambientais para o setor florestal, agronegócio, de transição energética e de novos produtos de baixa intensidade em carbono na Amazônia. As expertises e experiências dos nossos painelistas certamente trarão outras perspectivas e contribuições à temática deste painel.
Data: 28 de setembro de 2022
Horário: 9h30 às 13h
Palestrantes
Rebeca Lima
Engenheira Florestal formada da ESALQ/USP e mestre em Economias e Finanças pela EESP/FGV. Trabalhou anos com projetos de carbono no setor de AFOLU (Agricultura, Florestas e Outros Uso da terra) e iniciou sua carreira no CDP engajando cadeias de valor em mudanças climáticas e uso da terra. Hoje lidera a atuação da organização para América Latina na articulação com investidores, empresas, cidades e regiões e governos em temas ambientais.
Marcelo Thomé
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Atua há 25 anos no setor da Construção Civil no desenvolvimento de projetos e execução de obras comerciais, institucionais, industriais, educacionais, hospitalares, imobiliárias e residenciais. É especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ligia Camargo
Graduada em marketing, com especialização por Cambridge em sustentabilidade e MBA de Economia, construiu sua carreira trabalhando em grandes corporações liderando as atividades relacionadas a Sustentabilidade, ESG, Comunicação e Impacto Social. Hoje lidera a cadeira de Sustentabilidade, ESG e impacto social do Grupo Ultra, tem um canal de sustentabilidade no Instagram (@Incomodados_ ) e é uma orgulhosa mãe de gêmeas.
Julio Costa Leite
Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ com mestrado em Administração de Empresas pela PUC-RJ. No setor público há 17 anos, trabalha há 12 anos no BNDES, onde atualmente é Superintendente da Área de Gestão Pública e Socioambiental atuando em temas como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Segurança, Desenvolvimento Urbano entre outros.
Jorge Rafael Barbosa Almeida
Jorge Rafael é Pedagogo com formação adicional em Associativismo e Cooperativismo de Produção e Comercialização. Atua há 20 anos na Fundação Jari e exerce atualmente a função de Coordenador de Operações Sociais, liderando o Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Ambiental - Projeto REDD Jari.
Davi Bomtempo
Economista, com Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV-RJ) e Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade (FGV). Atualmente é gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI), liderando as agendas de ESG, Transição Energética, Mercado de Carbono, Economia Circular, Bioeconomia, Conservação Florestal, entre outras.
Marcelo Donnini
Atual Secretário Nacional da Amazônia e Serviços Ambientais trabalhou também como Secretário Adjunto de Clima e Relações Internacionais no Ministério do Meio Ambiente. Executivo experiente atuando desde 2001 com oportunidades e riscos relacionados a sustentabilidade.
Programação
Baixar-
28/09/2022 -
-
10:00 - 10:20
Abertura do evento
-
10:20 - 10:50
Introdução conceitual
-
10:50 - 11:50
Debate com mediação do Instituto Amazônia+21
-
11:50 - 12:00
Encerramento
-