Eventos
Julho 2019
XXII Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão
De 29/07/2019 a 30/07/2019
09:00
- 13:30
FIESP
Av. Paulista, 1313
São Paulo - SP
Gratuito
Fotos
Confira na galeria de imagens abaixo a cobertura fotográfica do evento:
Apresentações
Faça o download das apresentações dessa última edição do evento:
Sessão 01
The Brazilian Economic Outlook - Renato da Fonseca - CNI
Sessão 02
-
Japan-Brasil Business Concil - Carlos Eduardo Abijaodi - CNI
-
Explore & Enjoy - Instant Coffee Brazil - Pedro Guimarães Fernandas
Sessão 03
-
Brazilian agriculture: overview and policies - Eduardo Sampaio Marques - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
-
Agrobusiness and logistics infrastructure - Marcos S. Jank - Asia Brazil Agro Alliance
-
Brazilian agribusiness - Roberto Rodrigues - FGV EESP
Sessão 04
Mobility, Clean Energy & the Environment - Plinio Nastari - DATAGRO
Notícias
29.07 - CNI e Keidanren defendem lançamento de negociações de acordo comercial entre Mercosul e Japão
30.07 - Entidades empresariais de Brasil e Japão discutem agenda de cooperação para 2030
Declaração
Baixe o PDF com o documento: Declaração Conjunta EPA Japão-Mercosul (documento em inglês).
Nos dias 29 e 30 de julho de 2019, a Confederação Nacional de Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em parceria com a sua congênere japonesa, Keidanren; realizaram a XXII Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão.
O encontro foi realizado em São Paulo (SP), na sede da FIESP, e reuniu lideranças empresariais dos dois países com intuito de promover oportunidades de cooperação e discussão sobre políticas públicas que impactem no comércio e em investimentos entre Brasil e Japão. Trouxe temas como energia, comércio e investimentos, recursos naturais e agronegócio, inovação e recursos humanos, infraestrutura, logística e mobilidade.
Em formato de seminário, o evento contou com a participação de importantes empresas brasileiras e japonesas, além de representantes destacados dos governos dos dois países.
Programação
Clique no botão "Salvar", à direita da página, para baixar o PDF com a programação completa do evento.
Histórico
O Conselho Empresarial Brasil-Japão (CEBRAJ) foi estabelecido em 1974, à época Comitê Econômico Brasil-Japão, pelos setores privados brasileiro e japonês, representados pela CNI e pela Keidanren.
O objetivo do CEBRAJ é promover as relações econômicas entre o Brasil e o Japão e, em particular, ampliar fluxos de comércio e de investimentos. Trata-se de um mecanismo bilateral, exclusivamente empresarial, e seus membros são empresas e entidades empresariais brasileiras e japonesas.
A Seção Japonesa do CEBRAJ é secretariada pelo Keidanren e presidida pela Mitsui, representada por seu CEO. A Seção Brasileira do Conselho é secretariada pela CNI e, até 2014, era presidida pela própria entidade. A partir de 2015, passou a ser presidida pela Vale, representada por seu CEO.
Parceiro
O Keidanren, instituição congênere da CNI, foi criada em maio de 2002, resultado da união do Keidanren (Federação Japonesa de Organizações Econômicas) e do Nikkeiren (Federação Japonesa das Associações de Empregados). É formado por 1.281 empresas, 129 associações industriais e 47 organizações econômicas regionais.
A entidade mantém parceria com a CNI desde 1974 e, anualmente, as duas entidades organizam a Reunião Plenária do CEBRAJ – Conselho empresarial Brasil-Japão, da qual participam representantes do governo e iniciativa privada dos dois países. O objetivo comum é aprofundar as relações econômicas entre Brasil e Japão.
O atual presidente do Keidanren é Nakanishi Hiroaki, que também ocupa o cargo de presidente da Hitachi, Ltd. Iijima Masami, presidente do Conselho administrativo da Mitsui & Co. Ltd., ocupa o cargo de presidente da seção Japonesa do CEBRAJ.
Reunião plenária
A CNI, em parceria com a Keidanren, realiza anualmente a Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão (CEBRAJ), que ocorre um ano no Japão e um ano no Brasil. No Japão a reunião é realizada na sede do Keidanren, em Tóquio. No ano em que ocorre no Brasil, é realizada em um dos estados brasileiros, com o apoio de uma das Federações de Indústria.
A plenária tem três objetivos principais:
1) troca de informações entre as duas Seções e os participantes;
2) discussão de propostas para melhoria do ambiente de negócios entre Brasil e Japão;
3) estabelecimento de relacionamentos (networking) com vistas a novos negócios.
São Paulo: uma cidade com grandes números
São mais de 12 milhões de habitantes (IBGE, 2016) que disputam espaço com 14,9 milhões de turistas por ano (OTE e FIPE, 2010). Uma metrópole multifacetada. Ao mesmo tempo em que é o mais importante centro econômico do Brasil, é a capital da cultura na América Latina, com uma oferta de lazer, conhecimento e entretenimento sem igual. Uma metrópole tipicamente urbana, coberta com uma vasta área verde.
O mundo das artes e espetáculo também ferve em São Paulo. Centro cultural da América Latina, possui 101 museus, 282 salas de cinema, 146 bibliotecas e cerca de 40 centros culturais, além das inúmeras festas populares e feiras de ruas. Além disso, a cidade possui 182 teatros. São espaços para a montagem de espetáculos de todas as linhas artísticas.
Com uma gastronomia diversificada, a cidade reúne alguns dos melhores espaços gastronômicos do mundo, entre seus mais de 15 mil restaurantes e 20 mil bares. Há opções nacionais e internacionais e para todos os bolsos. Além da culinária de 52 países, São Paulo é famosa pelos food trucks e “feirinhas gastronômicas”.
A vida noturna é frenética, criativa e democrática. Tem espaço para todos, desde sertanejo, R&B (Rhythm and Blues), rock e samba, até música eletrônica, pop e forró. Vila Madalena, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Centro e Barra Funda são alguns dos bairros mais frequentados por quem gosta de aproveitar a noite.
A capital paulista é o principal destino para turismo de compras no país, com opções luxuosas e centros de compras superacessíveis. São mais de 50 shoppings centers e cerca de 60 ruas de comércio temático. Um dos endereços mais charmosos é a rua Oscar Freire. São mais de 200 lojas de grifes nacionais e internacionais.
Mesmo sendo uma metrópole urbana, São Paulo preserva suas áreas de contato com a natureza, onde é possível praticar esportes, passar um tempo ao ar livre e conhecer diversas espécies de animais. Alguns desses lugares são o Zoológico de São Paulo, o Aquário, o Instituto Butantan e os 111 parques espalhados pela cidade, como o Ibirapuera, o da Juventude, da Água Branca e o Parque Estadual da Cantareira.
Lugares para visitar em São Paulo:
- Museu de Arte de São Paulo
- Sala São Paulo
- Galeria do Rock
- Instituto Tomie Otake
- Jardim Botânico
- Liberdade
- Parque Alfredo Volpi
- Pavilhão Japónês (dentro do Parque do Ibirapuera)
- Mercado Municipal
- Rua Oscar Freire
Fonte: cidadedesaopaulo.com
Programação
Baixar-
29/07/2019 -
-
09:00 - 09:30
Credenciamento
-
09:30 - 11:00
Abertura
-
11:30 - 13:00
Panorama econômico do Japão e do Brasil e perspectivas
-
13:00 - 14:00
Intervalo
-
14:00 - 15:30
Sessão 1: Comércio e investimento
-
15:30 - 17:00
Sessão 2: Agronegócios e energia
-
17:30 - 19:30
Recepção
-
-
30/07/2019 -
-
09:30 - 10:30
Oportunidades de investimento e ambiente de negócios
-
10:30 - 12:00
Sessão 4: Infraestrutura
-
12:00 - 13:00
Sessão 5: Inovação e Tecnologia
-
13:00 - 13:30
Encerramento
-
Outros eventos CNI
Seminário CNI de Saúde Suplementar
Brasília - DF
16/03/2018 - 22/03/2018