Confira outras edições da pesquisa
RSB 64 - Hábitos de consumo pela internet
O Retratos da Sociedade Brasileira (RSB) 64 investiga os hábitos de consumo dos brasileiros relativos às compras online. 59% dos brasileiros já realizaram algum tipo de compra pela internet. 36% dos brasileiros que já fizeram algum tipo de compra online já deixaram de comprar produtos produzidos no Brasil para comprar produtos importados em plataformas estrangeiras. Mas apesar da relevância desse meio, a preferência do brasileiro permanece nas compras presenciais frente às compras online, para todos os tipos de produto, especialmente alimentos e bebidas, produtos para animais e móveis.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 63 - Pirataria e contrabando
72% dos brasileiros concordam que a pirataria e o contrabando de mercadorias afetam negativamente a economia do país, 71% dos brasileiros concordam que a pirataria e o contrabando prejudicam a indústria nacional e 69% dos brasileiros concordam que a pirataria e o contrabando prejudicam a geração de empregos no Brasil. Além disso, mais de 80% dos brasileiros discordam, total ou parcialmente, que os produtos piratas ou contrabandeados tenham a mesma qualidade e segurança que os produtos originais.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 62 - Avaliação dos gastos e serviços públicos pelos brasileiros
O Retratos da Sociedade Brasileira (RSB) 62 investiga a avaliação dos brasileiros sobre os gastos e serviços públicos. De forma geral, os resultados mostram uma rejeição dos brasileiros ao aumento de impostos para investir na melhoria dos serviços públicos. 77% dos brasileiros acreditam que o setor público já cobra muitos impostos e 78% discordam da afirmação de que para melhorar os serviços públicos é preciso aumentar os impostos.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 61 - Principais problemas do país e prioridades para 2024
A saúde pública foi área mais apontada pela população como prioritária para o Brasil nos próximos três anos. A área foi citada por 43% dos entrevistados, seguida pela educação pública, com 34%. A priorização da saúde reflete a percepção da população que a saúde pública foi a área que mais piorou nos últimos doze meses, mencionada por 28% dos entrevistados. Para 34% da população, o Brasil não melhorou em nenhuma área nos últimos doze meses.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 60 - Avaliação da Economia pelos Brasileiros
O Retratos da Sociedade Brasileira (RSB) 60 investiga a percepção sobre a situação atual e expectativas dos brasileiros acerca da economia brasileira. De forma geral, os resultados mostram uma evolução positiva da situação financeira e da renda do consumidor brasileiro entre 2023 e 2024. 41% dos brasileiros afirmam estar menos endividados em 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado e 41% acreditam que seus gastos com bens de maior valor vão aumentar nesse ano.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 59 - Economia Pessoal
A pesquisa investiga a evolução da situação financeira e do poder de compra da população brasileira, além da frequência de uso de certos meios financeiros. Em comparação com os últimos seis meses, a situação financeira melhorou para 41% dos brasileiros. Um terço dos brasileiros apontou que percebeu aumento do seu poder de compra no mesmo período.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 58 - Economia e População
Para 53% dos brasileiros, a economia vai melhorar nos próximos seis meses. Este otimismo sobre o futuro pode estar associado com a percepção de melhora com a situação econômica do passado. Para 45% dos entrevistados, a situação econômica atual está melhor que a situação econômica dos últimos seis meses.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 57 - Hábitos sustentáveis e consumo consciente
EDIÇÃO REVISADA - A preocupação com o meio ambiente tem se refletido no comportamento e nos hábitos de consumo dos brasileiros: 74% dos ouvidos adotam hábitos ambientalmente sustentáveis, sendo que 30% dizem que sempre adotam esse hábito e 44% afirmam que às vezes o fazem. Quando vão às compras, metade dos consumidores verifica se o produto foi produzido de forma ambientalmente sustentável.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 56 - Indústria brasileira na visão da população
Os brasileiros consideram a indústria como um setor importante para o crescimento econômico e acreditam que a indústria nacional merece mais apoio. Mais de nove em cada dez brasileiros consideram que a indústria é importante ou muito importante para a criação de empregos, para o crescimento econômico, para a melhoria do padrão de vida, e para a inovação.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 55 - Principais problemas do País e prioridades para 2021
A criação de empregos, assinalada por 41% da população, e a melhoria dos serviços de saúde, assinalada por 39% são as ações que deveriam ser a prioridade do governo em 2021, de acordo com a população. Os dois empatam na primeira posição considerando a margem de erro da pesquisa, de mais ou menos dois pontos percentuais.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 54 - Poupança e Consumo
Além dos efeitos sobre a cesta de produtos e serviços, a pandemia também afetou a relação entre consumo e poupança da população brasileira. Esses efeitos tendem a ser duradouros.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 53 - Principais problemas do país e prioridades para 2020
As perspectivas da população para 2020 são positivas. Praticamente metade dos entrevistados (49%) acreditam que a economia vai melhorar ou vai melhorar muito. No que diz respeito às ações do governo, as prioridades, segundo a população, devem ser promover a geração de empregos e melhorar a qualidade da educação, ambas escolhidas por 32% dos entrevistados.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 52 - Consumo Consciente
Em torno de um em cada três brasileiros (31%) está disposto a pagar mais por produtos fabricados de maneira ambientalmente correta, ou seja, com baixa emissão de poluentes e resíduos. Ao mesmo tempo, 36% pagariam mais caro por alimentos orgânicos e 37% pagariam mais caro por produtos de origem animal que minimizem o sofrimento animal e permitam que eles vivam de maneira mais próxima do natural. Entre 2013 e 2019, o percentual de brasileiros que separa o lixo para reciclagem em suas casas e que descarta os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos velhos de forma correta aumentou, indicando maior consciência na disposição de resíduos.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 51 - Consumo pela Internet
O percentual de brasileiros que já fez compras pela internet passou de 23%, em 2013, para 42% em 2019.Os brasileiros costumam comprar mais produtos do que serviços pela internet. Os produtos mais citados são eletrônicos, calçados, bolsas e acessórios e vestuário, enquanto entre os serviços os mais citados são pedido de refeições em restaurantes, filmes e músicas por streaming, ingressos de show e cinema e transporte urbano por aplicativos.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 50 - Práticas de Consumo
A quantidade de consumidores que se importa com a garantia e os serviços de pós-venda aumentou de 65%, em 2013, para 74% em 2019. O costume de esperar por promoções e saldões para adquirir bens de maior valor também aumentou entre 2013 e 2019, passando de 64% para 71% dos brasileiros.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 49 - Reforma da Previdência
Entre as pessoas que afirmam saber que o Governo Federal apresentou uma proposta de reforma da Previdência e, além disso, ter conhecimento do seu conteúdo (35% dos entrevistados): 52% são favoráveis à proposta e 46% são contrárias. Na pesquisa de abril 2019, o percentual favorável foi de 42%, o que mostra um aumento no apoio à proposta entre os entrevistados que conhecem seu conteúdo.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 48 - Reforma da Previdência
A reforma da previdência é considerada necessária para 59% da população: 31% concordam totalmente com a sua necessidade e 28% concordam em parte. Além disso, 72% dos brasileiros concordam com o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria. O nível de conhecimento da atual proposta de reforma da previdência ainda é baixo. Apenas 36% dos brasileiros afirmam conhecer o conteúdo da proposta. Entre eles, 51% afirmam ser contrários à proposta e 39% afirmam ser favoráveis.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 47 - Perspectivas Bolsonaro
O brasileiro está otimista em relação a 2019 e em relação ao governo Bolsonaro. A maioria da população está pelo menos um pouco informada sobre as indicações para os cargos de primeiro escalão do novo governo e as considera adequadas. A maioria também está pelo menos um pouco informada sobre as propostas e as aprova. Os brasileiros consideram que os problemas que mais vão melhorar na próxima gestão são segurança pública, corrupção e desemprego. Os maiores problemas do país atualmente, de acordo com os brasileiros são saúde e desemprego, seguidos de corrupção e segurança pública.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 46 - SESI e SENAI
O SENAI e o SESI são instituições bastante conhecidas e bem avaliadas pelo brasileiro, sobretudo pelos entrevistados que afirmam conhecê-las bem. Os brasileiros que conhecem o SENAI ao menos de ouvir falar concordam que o SENAI forma bons profissionais, que é uma entidade séria e que seus cursos facilitam a obtenção de um emprego. Os brasileiros reconhecem a contribuição do SESI para o bem-estar do trabalhador da indústria e para sua maior produtividade.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 45 - Eleições 2018
Os brasileiros, em sua maioria, acreditam que as eleições podem melhorar o país e, sobretudo, que o voto de cada brasileiro importa. Não obstante, parcela importante da população está pessimista com relação às eleições de 2018 e mais de dois terços da população não iria votar, se pudesse. O pessimismo deve-se à corrupção e ao descrédito na classe política e se reflete no baixo interesse nas eleições.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 44 - Saúde
O percentual de brasileiros que avalia a saúde pública como ruim ou péssima passou de 61%, em 2011, para 75% em 2018. A dificuldade de atendimento aparece como o principal problema apontado pelos brasileiros.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 43 - Perspectivas para as eleições de 2018
Entre os brasileiros, 44% se dizem pessimistas em relação à eleição presidencial de 2018. Os que se dizem otimistas são 20%. Praticamente metade da população (48%) não manifesta preferência ou simpatia por nenhum partido específico e 72% concordam totalmente ou em parte que votam no candidato que gostam, independentemente do partido em que ele esteja. Entre as características mais mencionadas como muito importantes para um candidato à Presidência da República, se destacam: ser honesto, não mentir em campanha (87%), nunca ter se envolvido em casos de corrupção (84%) e transmitir confiança (82%).
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 42 - Educação Básica
A população acredita que a qualidade da educação básica no Brasil precisa melhorar, principalmente, no ensino público. Isso também se reflete na percepção de que os alunos que concluem o ensino fundamental e o médio nas escolas públicas não estão bem preparados para a etapa seguinte de ensino ou para o mercado de trabalho.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 41 - Problemas e Prioridades para 2018
Na lista de prioridades, a melhoria dos serviços de saúde permanece pelo quinto ano consecutivo como a prioridade mais citada pelos brasileiros entre as três medidas prioritárias para o ano que se inicia.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 40 - Padrão de Vida
Os brasileiros são otimistas em relação à possibilidade de melhorar seu padrão de vida. Seis em cada dez acreditam que seu padrão de vida estará melhor ou muito melhor daqui a cinco anos, e sete em cada dez acreditam que seus filhos terão um padrão de vida melhor que o seu.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 39 - Confiança Interpessoal
A confiança dos brasileiros aumentou nos últimos cinco anos, principalmente para os grupos sociais mais distantes, como maioria das pessoas e colegas de trabalho e escola. O nível de confiança dos brasileiros é maior quanto mais próximo da convivência diária é o grupo avaliado.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 38 - Segurança Pública
Metade dos brasileiros considera péssima a situação da segurança pública no país e seis em cada dez consideram que ela piorou em relação a três anos atrás. Nos últimos doze meses, 40% das famílias tiveram alguma vítima de furto, assalto ou agressão e, no mesmo período, oito em cada dez brasileiros foram expostos a pelo menos uma situação que gera insegurança.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 37 - Flexibilidade
A maioria dos brasileiros quer flexibilidade de horário e de local de trabalho, além de poder reduzir o horário de almoço para sair mais cedo, dividir as férias em mais de dois períodos e trabalhar mais horas no dia em troca de mais folgas.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 36 - Problemas e prioridades
Desemprego é o mais citado entre os principais problemas do país Brasileiro termina o ano de 2016 mais preocupado com o desemprego. Mais de quatro em cada dez entrevistados dizem que o desemprego está entre os dois principais problemas do país. Completando o alto da lista, se encontram empatados em segundo lugar a saúde e a corrupção, que foram lembrados como um dos dois principais problemas por 32% da população.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 35 - Reformas
Maioria dos brasileiros não conhece ou só ouviu falar a respeito das propostas que estão sendo discutidas no Congresso Nacional e no Executivo. As propostas mais desconhecidas pela população são as mudanças nos tributos PIS e COFINS e a reforma política, que são desconhecidas por 50% e 44% da população respectivamente. As propostas de limitar os gastos públicos dos governos federal e estaduais são desconhecidas por 40% da população. A proposta de reforma da previdência é a que apresenta maior percentual de conhecimento pelos brasileiros - 43% afirmam conhecê-la bem ou mais ou menos.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 34 - Brasileiros enfrentam segundo ano de crise
A população brasileira sentiu, de maneira significativa, o aprofundamento da crise econômica entre 2015 e 2016. No entanto, a maioria acredita que o pior já passou e que a economia deverá se recuperar no próximo ano. Parte dos brasileiros teve que adotar medidas duras, como vender bens para pagar dívidas (24%); mudar de residência para reduzir custos com habitação (19%); passar o filho da escola particular para pública (14%); usar mais transporte público (48%) e deixar de ter plano de saúde (34%).
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 33 - Serviços públicos, tributação e gasto do governo
Os brasileiros consideram que os tributos no país são altos e vêm crescendo, e essa percepção tem se aprofundado com o tempo. O percentual que considera os impostos no Brasil muito elevados passou de 44% em 2010 para 65% em 2016, e os que consideram que os impostos vem aumentando muito passaram de 43% em 2010 para 83% em 2016. Oito em cada dez brasileiros acreditam que o governo já arrecada muito e não precisa aumentar os impostos para melhorar os serviços públicos. Além disso, 70% concordam que a baixa qualidade dos serviços públicos é mais consequência da má-utilização dos recursos do que da falta deles.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 32 - Previdência
A maioria dos brasileiros afirma não estar disposta a pagar mais impostos para manter as atuais regras da aposentadoria, e 75% preferem alguma mudança nas regras previdenciárias ao aumento de impostos para sustentar as regras atuais. Também se verifica apoio da maioria da população ao estabelecimento de idade mínima para aposentadoria e a regras iguais para todos os brasileiros.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 31 - Manifestações
Em 2013, as demandas dos manifestantes eram focadas em melhorias econômicas e sociais para o país. Desse modo, havia pouca divergência entre os manifestantes. Hoje, uma das principais motivações é protestar contra o governo, o que gerou um clima de divergência: contrários versus favoráveis.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 30 - Rotatividade
Praticamente metade dos brasileiros (48%) acredita que os trabalhadores mudam de trabalho mais do que deveriam e a maioria concorda que a alta rotatividade prejudica a todos: os trabalhadores, as empresas e a economia do país. Quando questionados sobre quais os responsáveis pela alta rotatividade no mercado de trabalho, não há consenso: responsabilizam o governo (31%), as leis trabalhistas (24%), os trabalhadores (21%) e as empresas (20%).
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 29 - Flexibilidade
A maioria dos brasileiros se mostra favorável a mudanças que flexibilizem algumas regras trabalhistas:71% gostaria de ter flexibilidade de horário de trabalho; 73% gostariam de poder trabalhar de casa quando precisassem; 53% gostariam de poder dividir as férias em mais de dois períodos; 58% gostariam de poder entrar em acordo com o chefe para reduzir o horário de almoço e sair mais cedo; 63% gostariam de poder entrar em acordo com o chefe para trabalhar mais horas por dia em troca de mais folgas na semana e 62% gostariam de poder receber o vale-transporte diretamente em dinheiro.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 28 - Problemas e Prioridades
A corrupção e a crise econômica (em seus reflexos na inflação e desemprego) aparecem com destaque entre os principais problemas do Brasil e as prioridades para 2016, de acordo com a população. Entre as ações prioritárias para 2016, a melhoria dos serviços de saúde se mantém em primeiro lugar. Combate à inflação é a segunda prioridade e promover a geração de empregos a terceira, empatada com combater a corrupção.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 27 - Mobilidade Urbana
Em 2011, 26% dos brasileiros gastavam mais de uma hora por dia em seu deslocamento para suas atividades rotineiras, como trabalho e estudo. Entre 2011 e 2014 esse percentual aumentou 5 pontos percentuais, chegando a 31%. O percentual que avalia o transporte público como ruim ou péssimo passou de 28% em 2011 para 36% em 2014, um acréscimo de oito pontos percentuais.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 26 - Crise econômica III - Inflação e consumo
Na crise atual, um dos principais problemas é o aumento da inflação, percebido por 70% dos brasileiros. Os brasileiros estão alterando seu consumo e seu planejamento financeiro: 57% afirmam já ter mudado seus hábitos e 21% afirmam que pretendem mudá-los. Entre as mudanças nos hábitos de consumo se destacam passar a pesquisar mais os preços antes das compras; mudar o local de consumo; trocar produtos por similares mais baratos; adiar a compra de bens de maior valor e reduzir as despesas da casa.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 24 - Crise econômica I - Mercado de trabalho
As famílias brasileiras já estão sendo afetadas pelo desemprego: 44% dos entrevistados afirmam que ele(a) ou alguém de sua família perdeu o emprego nos últimos doze meses. A perda do emprego levou as famílias a reavaliarem sua relação com o mercado de trabalho. Nos últimos 12 meses, 48% dos brasileiros buscaram trabalho extra para complementar a renda. Em 40% das famílias, pessoas que estavam fora do mercado de trabalho tiveram que voltar a trabalhar para ajudar com os gastos da casa.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 25 - Crise econômica II - Renda e endividamento
Seis em cada dez brasileiros afirmam ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses. Essa redução no poder de compra é resultado da redução na renda dos trabalhadores, experimentada por 42% dos brasileiros, aliada ao aumento generalizado de preços – a inflação. A redução da renda e do poder de compra vem acompanhada de um aumento do endividamento. A maior parte dos brasileiros que aumentaram seu endividamento nos últimos 12 meses (53%) afirma que as dívidas não foram planejadas, mas decorrentes de dificuldades ou necessidades imprevistas, como redução de renda e, principalmente, aumento de despesas.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 23 - Burocracia
O excesso de burocracia prejudica o Brasil. Essa é a percepção da maior parte da população, que concorda total ou parcialmente que o excesso de burocracia dificulta a realização de serviços ou procedimentos, tais como a abertura ou encerramento de uma empresa, a busca por benefícios sociais e a emissão de documentos. Para a população brasileira, o excesso de burocracia também afeta o crescimento do País, pois aumenta os custos do governo e das empresas, estimula a corrupção e a informalidade e desestimula os negócios. Na opinião dos brasileiros, a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo. Ressalta-se que a população reconhece a importância da burocracia, na medida em que ela estabelece regras que inibem desvios de conduta. Para a população, o que prejudica o País é o excesso de burocracia em função da redundância de exigências e procedimentos. Neste sentido, a unificação de documentos de identificação seria uma alternativa para reduzir a burocracia.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 22 - Problemas e Prioridades
Nos últimos dois anos, os problemas e prioridades da população brasileira apresentaram mudanças importantes. As questões econômicas ganharam destaque enquanto as sociais e ambientais perderam prioridade. A inflação, que em 2012 aparecia em 17º lugar entre os problemas considerados como extremamente graves, passou para a quinta colocação em 2014. A percepção de que o problema da inflação se agravou conduziu o controle da inflação da 10ª posição entre as prioridades elencadas pela população em dezembro de 2012, para a segunda colocação em dezembro de 2014.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 21 - Perfil do Consumidor Brasileiro
De forma geral, 78% dos brasileiros costuma barganhar o preço antes de comprar um bem de maior valor, como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, veículos. Cerca de dois terços dos consumidores brasileiros (64%) costumam esperar por promoções e saldões para aquisição de bens de maior valor. Esse percentual se mantém estável entre as faixas de renda familiar. A pesquisa também mostra os locais de preferências de compra dos consumidores, as características mais importantes de um produto, os hábitos de pesquisar preços e informações sobre os produtos, o impacto das questões ambientais sobre a decisão de consumo.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 20 - Educação Básica
A maior parte dos brasileiros reconhece que uma educação de baixa qualidade afeta negativamente o desempenho econômico do país e que, no Brasil, a educação privada é melhor que a educação pública em todos os níveis. Menos de 15% dos brasileiros consideram que a escola pública prepara bem o aluno para o próximo nível educacional. A população considera português e matemática como as disciplinas mais importantes e que as escolas têm falhado no ensino dessas disciplinas. Nove em cada dez brasileiros concordam que o Brasil precisa oferecer mais cursos de ensino médio conjugado com a educação profissional.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 19 - Previdência
Ao se comparar as fontes de renda dos atualmente aposentados e as fontes previstas para a aposentadoria no futuro, verifica-se uma maior preocupação com a busca por fontes de renda adicionais à aposentadoria do INSS. Isso sugere maior preocupação com o padrão de vida durante a velhice. Quatro em cada dez brasileiros não contam com a aposentadoria do INSS para se manter na velhice. Dentre os entrevistados ainda não aposentados, 13% contam apenas com a renda de algum trabalho para se manter na velhice, 10% pretendem se manter apenas com recursos próprios e 17% pretendem recorrer a alguma combinação de outras fontes de renda.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 18 - A Indústria Brasileira na Visão da População
Para a população brasileira, a indústria tem papel de destaque no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Há praticamente um consenso entre os brasileiros que ter uma indústria forte é prioridade e que o Brasil precisa investir mais em sua indústria. A população tem preferência pelo emprego industrial. A maioria da população considera que a indústria está enfrentando uma crise e que o país está passando por um processo de desindustrialização país está passando por um processo de desindustrialização.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 17 - Confiança Interpessoal
O brasileiro tem pouca confiança nas pessoas. A crença geral é que a maioria das pessoas quer tirar vantagem ao invés de agir de maneira correta.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 16 - Problemas e Prioridades do Brasil para 2014
Saúde, segurança e educação são, de acordo com a população brasileira, os principais problemas do Brasil. A pesquisa apresenta os principais problemas e as prioridades para 2014 tanto para o Brasil como um todo como para o Distrito Federal e o 26 estados.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 15 - Educação a Distância
O brasileiro concorda que os cursos a distância são uma solução para o Brasil levar educação para mais pessoas ainda que 92% da população nunca fez curso a distância. Quase metade dos entrevistados consideram o EAD eficaz e as principais motivação para se realizar esse tipo de curso é a flexibilidade e o menor custo.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 14 - Educação Profissional
A pesquisa mapea a percepção dos brasileiros com relação á educação profissional: quem já frequentou um curso de educação profissional, motivos e benefícios, qualidade dos cursos, relação com a atuação profissional. Também são identificadas as posições da população com relação a propostas de política educacional.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 13 - Intenção de Compra
A pesquisa identifica a intenção de compras para o fim de 2013, os determinantes da decisão de quanto gastar, o uso do 13º salário e seu impacto nas compras do fim do ano, a percepção da população com relação a situação econômica do Brasil e da população.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 12 - Padrão de Vida
A população brasileira tem uma percepção positiva com relação à evolução do seu padrão de vida e de perspectiva em relação ao dos seus filhos. Brasileiros reconhecem na educação de qualidade maior importância para se vencer na vida. A maioria da população está mais segura com relação à sua situação financeira, na comparação com dez anos atrás.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 11 - Qualidade dos Serviços Públicos e Tributação
Os serviços públicos piores avaliados são segurança pública, postos de saúde e hospitais, transporte público e educação. A pesquisa também apura o sentimento da população com relação às responsabilidades e a disponibilidade de recursos dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal). Os resultados são detalhados para 11 estados (BA, CE, ES, GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP).
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 10 - Burocracia
A população brasileira considera o Brasil um país burocrático e que o excesso de burocracia é um malefício. Entre as atividades mais burocráticas temos fazer um inventário, requerer aposentadoria ou pensão e encerrar uma empresa.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 9 - Hábitos de Consumo e Endividamento
A pesquisa investiga a evolução da situação financeira e do padrão de consumo da população brasileira. O sentimento é de crescimento ou estabilidade da renda familiar nos últimos 12 anos.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 8 - Inclusão Financeira
Essa pesquisa procura identificar o grau de inclusão financeira da população brasileira avaliando sua interação com o sistema financeiro para guarda de recursos, pagamento de contas, transferência de recursos, financiamento e serviços e produtos bancários.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 7 - Meio Ambiente
A pesquisa avalia o sentimento da população com relação à preocupação com o meio ambiente, as mudanças climáticas, coleta seletiva de lixo e reciclagem. O brasileiro está mais preocupado com o meio ambiente, sobretudo com relação a desmatamento e água (abastecimento e poluição). A população acredita que a temperatura da terra está aumentando e que este é um problema urgente.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 6 - Saúde Pública
Para 61% da população brasileira os serviços públicos de saúde são ruim ou péssimo e que o maior problema é a demora/dificuldade no atendimento. 68% têm a rede pública como único ou principal fornecedor de serviços de saúde. A população defende que o governo ofereça serviços de saúde gratuitos para todos e que não se faz aumentar tributos para isso. A pesquisa também mapea o uso dos serviços de saúde, a qualidade dos hospitais públicos e privados, adesão a planos de saúde, relação entre saúde e trabalho e a posição da população com relação a propostas de políticas: aumento no número de médicos, sistema universal de saúde, ações preventivas, gestão privada dos hospitais públicos, venda de medicamentos.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 5 - Segurança Pública
A segurança pública e as drogas foram apontadas como segundo e terceiro, respectivamente, principais problemas do Brasil. Forças Armadas e polícia federal são consideradas as instituições mais eficientes com relação à segurança pública. Poder judiciário e Congresso Nacional são as piores avaliadas. A pesquisa avalia a convivência da população com a violência no seu dia a dia e o sentimento com relações a propostas em discussão como, pena de morte, redução da maioridade penal, política social versus repressão, impunidade, porte de arma, decriminalização da maconha, entre outros.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 4 - Locomoção Urbana
O transporte coletivo é utilizado por 61%, sendo que para 42% ele é o meio de transporte principal. O ônibus é o meio de transporte pior avaliado pela população. A pesquisa investiga os meios de transporte utilizado pela população, o tempo de locomoção, a qualidade dos meios de transporte, com foco especial nos transportes públicos.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 3 - Qualidade dos Serviços Públicos e Tributação
De 12 serviços públicos considerados, a população brasileira considera que apenas quatro são, pelo menos, adequados. Os serviços piores avaliados são postos de saúde e hospitais e segurança pública. A população considera necessário mais recursos para a saúde, mas não concorda com o aumento dos tributos e a recriação da CPMF. A população considera que a receita tributária do governo é mais que suficiente para a provisão de serviços de qualidade.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 2 - Meio Ambiente
Dentre os brasileiros, eleitores e com 16 anos ou mais, 80% tem alguma preocupação com o meio ambiente e as questões mais importantes são o desmatamento e o aquecimento global. A pesquisa também investiga o sentimento da poupulação com relação aos temas desenvolvimento e proteção ambiental, ações do governo e das empresas, forma de incentivar a proteção ambiental, aquecimento global e mudança climática.
Saiba mais sobre essa pesquisaRSB 1 - Educação
A população brasileira tem consciência da importância da educação para o desenvolvimento econômico e social do País, mas que é preciso melhorar a qualidade da educação. Essa pesquisa também mostra a opinião da população sobre a qualidade das escolas públicas e privadas, a importância da participação dos pais na educação dos filhos, sobre o currículo da educação básica, a importância dos cursos profissionalizantes entre outros temas.
Saiba mais sobre essa pesquisa