As Propostas
Desde 1994, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta à sociedade e aos candidatos sugestões para melhorar o desempenho da indústria.
Este ano, a CNI elaborou um conjunto de propostas, distribuidas em 21 documentos, a serem discutidas e entregues aos candidatos à Presidência da República.
Edição 2022
Faça o download dos 21 cadernos temáticos que a CNI apresenta à sociedade, aos pré-candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional. Os documentos apresentam medidas objetivas para melhorar as condições produtivas no Brasil e estimular o crescimento sustentado da economia.
-
Todas
- Todas
- Política Industrial, de Inovação e de Comércio Exterior
- Infraestrutura
- Tributação
- Relações de Trabalho
- Educação
- Financiamento
- Recursos Naturais e Meio Ambiente
- Segurança Jurídica
- Ambiente Macroeconômico
- Eficiência do Estado, Governança e Desburocratização
Este documento apresenta os princípios da política industrial do século XXI, que busca potencializar os ganhos de produtividade e os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação da indústria. O documento também propõe diretrizes para a elaboração de uma estratégia de desenvolvimento industrial no Brasil alinhada às melhores práticas internacionais.
Este documento apresenta propostas para alavancar a capacidade inovativa do Brasil, por meio do estabelecimento de uma política de ciência, tecnologia e inovação efetiva e com foco no longo prazo. Também aponta soluções para elevar o investimento e apresenta solução para os principais entraves regulatórios ao desenvolvimento da inovação no Brasil.
Este documento apresenta propostas para aumentar as exportações brasileiras, por meio de ampliação do financiamento à exportação; do aprimoramento da tributação do comércio exterior; de medidas de facilitação e comércio; e de melhorias na logística de comércio exterior.
Este documento apresenta um diagnóstico da integração internacional do Brasil e propõe medidas para ampliá-la sem comprometer a competitividade das empresas brasileiras.
Este documento apresenta propostas para aprimorar a Política Nacional de Desenvolvimento Regional II (PNDR II), de modo que ela se torne um instrumento efetivo de construção das bases da melhoria dos indicadores sociais das regiões menos desenvolvidas do País e de seu crescimento econômico.
Este documento identifica os principais gargalos que levam o custo dos insumos energéticos no Brasil a ser superior aos dos países que concorrem coma nossa indústria.
Este documento mapeia os principais desafios da infraestrutura de transportes no Brasil e apresenta propostas de soluções tanto no âmbito institucional, responsável pela articulação dos investimentos, como no âmbito específico dos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo, hidroviário e portuário.
Este documento propõe alterações na tributação da renda corporativa com vistas a alinhar as regras às melhores práticas internacionais, a tornar o Brasil um país atrativo para o investimento externo e a promover maior internacionalização das empresas brasileiras.
Este documento apresenta uma proposta de reforma tributária que resolve os principais problemas da tributação do consumo no Brasil, como a cumulatividade, a oneração das exportações e dos investimentos e a indução à alocação ineficiente de recursos.
Este documento apresenta as propostas da indústria para atualizar as regras de trabalho diante das inovações tecnológicas mais recentes e para reduzir a falta de clareza na legislação que motiva interpretações não consistentes na aplicação das leis.
Este documento apresenta as propostas da indústria para harmonizar essas legislações, com foco na promoção de segurança e amparo aos trabalhadores sem insegurança jurídica e custos desproporcionais para as empresas.
Este documento analisa os impactos das recessões no mercado de trabalho e propõe políticas destinadas à reinclusão produtiva das pessoas desempregadas. As propostas estão voltadas para a formação dos jovens e requalificação dos desocupados, bem como para o aprimoramento dos sistemas públicos de intermediação de mão-de-obra.
Este documento apresenta propostas para aprimorar a educação brasileira, em consonância com as demandas do setor produtivo nacional. São priorizadas a implementação do novo ensino médio, a promoção da educação profissional e a garantia de recursos para que o sistema educacional do Brasil aproveite os benefícios da era digital.
Este documento apresenta a dificuldade de acesso ao crédito e o custo elevado de financiamento enfrentado pelas empresas. Para solucionar esses problemas, são propostas ações para reduzir o custo do crédito bancário e ampliar seu acesso, fomentar o desenvolvimento do crédito não bancário e aprimorar as políticas de provisão pública de apoio ao crédito.
Este documento apresenta propostas voltadas à transição energética, ao estabelecimento de um mercado de carbono, à conservação florestal e à promoção da economia circular. A implementação dessas propostas garantiria o cumprimento dos compromissos brasileiros de redução de emissões e possibilitaria que os benefícios inovativos e tecnológicos decorrentes da transição para a economia de baixo carbono sejam aproveitados.
Este documento aborda as melhorias necessárias para tornar o processo de licenciamento ambiental no Brasil menos oneroso para as empresas, sem comprometimento da preservação do meio ambiente.
Este documento apresenta propostas para redução da insegurança jurídica a partir da promoção de maior transparência sobre as normas em vigor, de maior clareza nos procedimentos licitatórios, da continuidade das políticas públicas e da promoção de boas práticas regulatórias.
Este documento apresenta os avanços com a Modernização Trabalhista (Lei 13.467/2017) e a Lei de Terceirização (Lei 13.429/2017), que se refletiram em forte queda da judicialização ao trazer clareza sobre questões que antes eram controversas.
Este documento apresenta propostas para redução da insegurança jurídica por meio da promoção das melhores práticas regulatórias.
Este documento analisa as causas da inconstância no crescimento da economia brasileira, dos frequentes momentos de descontrole dos preços e da falta de controle fiscal. São apresentadas propostas para recobrar o equilíbrio necessário para promover um crescimento sustentado que garanta condições mínimas de vida para a maioria da população.
Este documento propõe uma agenda para o direcionamento da atuação do Estado na área de saúde após a pandemia de covid-19. O principal foco é a assistência primária à saúde, com combate às doenças e agravos não transmissíveis e integração entre o sistema público, a saúde suplementar e a saúde do trabalhador.