Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação 2021-2022
A CNI e o Sebrae anunciaram, em cerimônia na noite de 8 de março, os vencedores da 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Dos 44 finalistas, 15 empresas e três ecossistemas de inovação tiveram seus esforços em inovação reconhecidos.
A cerimônia de premiação ocorreu na Casa Natura Musical, em São Paulo. Na ocasião, a Natura recebeu o troféu “Hors Concours” por ter sido vencedora em cinco edições consecutivas do Prêmio Nacional de Inovação.
9° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria bate recorde de público
A 9ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria marcou a retomada de eventos presenciais, suspensos desde o início da pandemia, e foi um marco com potencial único de contribuir para o fortalecimento da cultura da inovação no Brasil. Realizado pela primeira vez em formato híbrido, o Congresso recebeu, presencialmente, 1.600 pessoas testadas contra a Covid-19. Na plataforma virtual, foram mais de 13.000 acessos e mais de 100.000 visualizações de conteúdo. Com 122 palestrantes, dentre os quais 26 estrangeiros, foram realizados 44 painéis em dois dias de discussões intensas acerca de temas que definirão o futuro da indústria, como computação quântica, transição energética e inteligência artificial. Com recorde de patrocinadores (25) e de apoiadores institucionais (59), o Congresso deixou sua marca enquanto um dos eventos de inovação mais importantes do hemisfério sul. As mais de 50 horas de conteúdo produzidas estarão disponíveis para o público no site: www.congressodeinovacao.com.br.
Fórum de Articulação Universidade-Empresa debate boas práticas e desafios
Em 11 de março, foi realizada a 1ª edição do Fórum de Articulação Universidade-Empresa, uma iniciativa da MEI, realizada pela Diretoria de Inovação da CNI, em parceria com a Global Federation of Councils on Competitivenss (GFCC). O evento faz parte das ações da agenda de Recursos Humanos para Inovação da MEI. Partindo da premissa de que o marco regulatório de CT&I vigente é favorável às parcerias público-privadas, o Fórum reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros, em nove painéis, para debater boas práticas, benefícios e desafios da cooperação entre a indústria e a academia, assim como oportunidades. O evento também marcou o lançamento oficial da Plataforma MEI-Hub ICT-Empresa, uma iniciativa do GT de Engenharia-STEAM da MEI, que visa contribuir para a modernização dos cursos de Engenharia, por meio da aproximação das demandas do setor produtivo. Nessa linha, a Plataforma permite a inserção de desafios das empresas para serem resolvidos por alunos de graduação. No Fórum foi anunciado o lançamento de 25 desafios pelo setor empresarial.
Assista à primeira edição do Fórum de Articulação Universidade-Empresa no link abaixo:
GT Engenharia-STEAM define regras para a Plataforma MEI-Hub ICT-Empresa
O GT de Engenharia-STEAM da MEI realizou sua primeira reunião do ano em 24 de fevereiro. Na ocasião, o Grupo reviu a agenda de atividades para 2022 e definiu os potenciais colaboradores em cada frente de ação. Também foram debatidas as diretrizes para a operação da Plataforma MEIHub ICT-Empresa, particularmente no que diz respeito à dinâmica de inserção de desafios pelas empresas e ao retorno das universidades às demandas empresariais. Como resultado, foi produzido um documento com orientações, disponibilizado a todos que acessam à Plataforma.
GT Marco Regulatório de Inovação define agenda para 2022
No dia 17 de março, o GT de Marco Regulatório de Inovação da MEI realizou sua primeira reunião do ano. Na oportunidade, Rafael Navarro, líder do grupo, apresentou a agenda prioritária para 2022. Os temas de destaque são: FNDCT, Sistema Nacional de CT&I (SNCTI), Lei do Bem, startups e inteligência artificial. A respeito dos três últimos temas, os respectivos projetos de Lei que serão debatidos são: PL 2838/20, PL 02/2022 e PL 21/202. Como resultado, foi acordado agendar reunião de debate sobre o tema de inteligência artificial e inserir o PLS 226/16 dentre as prioridades do GT. O projeto trata de itens importantes que foram vetados do Marco Legal de CT&I.
Confira as novas datas e inscreva-se no Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação
Está confirmada para os dias 12, 13, 14, 15 e 16 de junho a primeira edição internacional deste ano do Programa de Imersões no Ecossistema de Israel. Desde 2016, o programa já levou mais de 600 participantes a 8 países, visitando mais de 200 instituições no Brasil e exterior.
Entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro, haverá uma imersão dupla, unindo na mesma programação os ecossistemas de inovação da Finlândia e da Alemanha. O programa na Finlândia cobrirá temas como economia circular e bioeconomia, inovação aberta e startups, instituições de política educacional e de inovação. Já na Alemanha, serão visitadas empresas de atuação global destacadas entre as mais inovadoras no mundo, além de startups, instituições governamentais, de ensino e de pesquisa.
Para fazer sua pré-inscrição, basta clicar aqui!
MEI recebe representantes do INPI e da OMPI para debater propriedade intelectual
No dia 16 de março, a Diretoria de Inovação da CNI, com apoio da MEI, organizou uma reunião técnica com representantes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) para debater a importância da propriedade intelectual para o ecossistema de CT&I.
O presidente do Conselho de Administração da Ultrapar, Pedro Wongtschowski, defendeu o tema como indicador relevante para medir a capacidade de inovação de uma nação. Ele ressaltou que a perda da capacidade operacional do INPI pode agravar a situação do Brasil. Já Claudio Villar, presidente do INPI, apresentou os resultados do Instituto nos últimos anos e pontuou a necessidade de maior autonomia, a fim de otimizar processos e a gerência dos recursos. Daren Tang, Chefe de Propriedade Intelectual da OMPI, falou sobre os novos trabalhos da instituição para desmistificar a propriedade intelectual e torná-la mais dinâmica em um mundo globalizado e com desenvolvimento tecnológico acelerado.
Contribuições da CNI, com apoio da MEI, para a Política Nacional de Inovação e para o PL do Sistema Nacional de CT&I
A Diretoria de Inovação da CNI, com apoio da MEI, tem participado, desde o fim do ano passado, das reuniões realizadas pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para a elaboração da nova Política Nacional de CT&I.
A redação do documento da Política, que está em fase de consulta entre as entidades partícipes do CCT, contou com contribuições da CNI e da MEI a partir de demandas históricas da indústria brasileira para a área de CT&I. Entre elas, estão a definição de áreas estratégicas de investimento ligadas à Industria 4.0 e à Transformação Digital, além da maior promoção da interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia.
Além disso, a CNI e a MEI têm contribuído para construção do Projeto de Lei (PL) que trata do Sistema Nacional de CT&I (SNCTI). O sistema está previsto na Constituição, devendo ser organizado em regime de colaboração entre entes, tanto públicos quanto privados, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação, a Lei federal disporá sobre as normas gerais do SNCTI.
Com essas iniciativas, CNI e MEI reforçam o compromisso com o fortalecimento da CT&I no Brasil e o desenvolvimento nacional.
MEI Password: 8 inovações disruptivas é confirmado para junho
Estão abertas as inscrições para o MEI Password: 8 inovações disruptivas, voltado a líderes e tomadores de decisão em inovação e focado para o aumento da competitividade das empresas brasileiras, preparando profissionais para as tecnologias e tendências do futuro.
Semanalmente, ao longo do mês de junho, os oito encontros programados terão foco em oito inovações disruptivas: IoT, produção inteligente e inteligência artificial, tecnologias de rede, computação quântica, biotecnologia e bioprocessos, nanotecnologia, materiais avançados e energias limpas e renováveis.
Entre os especialistas internacionais em inovação e tecnologia, estão confirmadas as participações de Amadou Ba, líder de pesquisa em Inteligência Artificial para a Indústria 4.0 na IBM Research; Soumitra Dutta, Dean da Saïd Business School da Universidade de Oxford; Subroto Mukherjee, chefe de Inovação da Saúde do Consumidor da GlaxoSmithKline; Ulisses Mello, pesquisador do IBM Quantum Computing Lab (Watson Lab); Glauco Souza, diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais e Inovação da Greiner Bio-One; Stacey MacGrath Gifford, IBM Research Manager; Anjan Ray, diretor do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial do Instituto de Petróleo (Índia); Vishal Gaur, professor de Gerenciamento de Manufatura na Cornell Johnson Graduate School of Management.
Saiba mais e inscreva-se em: www.meipassword.cni.com.br
1ª Reunião do Comitê de Líderes da MEI
Na primeira reunião do Comitê de Líderes da MEI, realizada de forma híbrida no dia 1º de abril, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, fez a abertura e anunciou novos projetos de inovação firmados pelo Sistema Indústria em parceria com as empresas Rockwell e SOSA.
O presidente do Conselho de Administração da Ultrapar, Pedro Wongtschowski, apresentou a Agenda de Políticas de Inovação da MEI para 2022 e perspectivas para o financiamento de CT&I. Já Horácio Lafer Piva, membro do Conselho de Administração da Klabin, mostrou os resultados do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria e da 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. O encontro também contou com a participação de Rafael Navarro, líder global de gestão do conhecimento na Braskem, que exibiu a agenda prioritária para 2022 do Grupo de Trabalho de Marco Regulatório de Inovação da MEI. Dessa primeira reunião da MEI de 2022, também participaram Dani Rodrik, professor de política econômica internacional em Harvard e presidente da Associação Internacional de Economia; e Soumitra Dutta, reitor da Saïd Business School, da Universidade de Oxford.
Daniella Marques Consentino, secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, em seu pronunciamento, destacou a importância da união entre os setores público e privado, essenciais para as agendas futuras de inovação do país. A reunião contou, ainda, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Sendo essa sua primeira agenda pública nessa função, frisou que a pasta dará atenção a temas como a Indústria 4.0 e o 5G.
Confira e baixe aqui as apresentações feitas na Reunião do Comitê de Líderes.