FNDCT
Em 17 de março, o Congresso Nacional derrubou o veto proposto pelo Executivo à Lei Complementar 177/21. A medida impede o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a partir de 2021. O FNDCT é a principal fonte de financiamento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do país. Para este ano, a previsão de arrecadação é de R$ 7,2 bilhões. Desde 2006, os recursos totais do FNDCT que foram contingenciados superam R$ 25 bilhões. Esta é uma agenda encampada há mais de 12 anos pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).
Confira o posicionamento da Confederação Nacional da Indústria aqui.
Marco Legal de Startups
A aprovação do Marco Legal das Startups (PLP 146/19), pelo Senado Federal, é um passo importante na direção de mais segurança para negócios e investimentos na área de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Porém, a MEI defende que alguns itens relevantes apresentados como contribuições ao projeto não foram contemplados e precisam voltar a ser tratados para que haja um avanço mais significativo nessa agenda. Uma das vitórias do texto aprovado, no âmbito da Lei do Bem, foi a permissão de deduções associadas a investimentos em Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) voltados para a incubação e aceleração de startups e busca levar segurança a investidores-anjo, que aportam capital de risco em apoio às fases iniciais das startups.
Saiba mais clicando aqui.
Nagi Digital
No dia 16 de março, foi realizada a terceira oficina do projeto Nagi Digital, que abordou o tema “Tecnologias de Indústria 4.0 aplicadas ao pensamento digital, sistêmico e interno”. Do debate virtual, moderado pelo diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), participaram: Cássio Andrade, diretor de Engenharia de Produto e Processo da Tupy; Anderson Borille, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e Marcelo Prim, gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Senai Nacional. Na sessão prática, 40 representantes das 15 instituições selecionadas trabalharam as dimensões do processo de gestão da inovação com foco na transformação digital, para subsidiar a atualização de suas metodologias de gestão da inovação.
Confira na íntegra:
Reunião do Comitê Gestor da MEI
O Comitê Gestor da MEI reuniu-se em 4 de março para deliberar sobre a atualização da agenda da MEI para o biênio 2021-2022. Participaram do encontro o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a diretora de Inovação, Gianna Sagazio, o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi e o grupo restrito de lideranças empresariais que compõem o Comitê. Na proposta para discussão, constava a manutenção dos seis eixos já trabalhados – marco regulatório, financiamento, recursos humanos, inserção global e pequenas e médias empresas inovadoras e startups –, bem como a sugestão de inclusão de três novos temas: transformação digital, inovação com foco em sustentabilidade e inovação com foco em educação profissional. Este último, com atenção especial aos cursos na área de tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Reunião do Comitê de Líderes da MEI
Na primeira reunião do Comitê de Líderes da MEI, realizada virtualmente em 19 de março, o presidente dos conselhos de administração da Ultrapar e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii), Pedro Wongtschowski, apresentou a nova Agenda de Políticas de Inovação da MEI 2021-2022, já com os três novos temas contemplados: transformação digital, inovação com foco em sustentabilidade e inovação com foco em educação profissional. Já Horacio Lafer Piva, membro do Conselho de Administração da Klabin, André Clark, CEO da Siemens Energy Brasil e Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer, apresentaram as ações dos Grupos de Trabalho da MEI: GT de Indicadores de Inovação, GT de Investimento em Inovação, GT de Engenharias e STEAM, respectivamente.
A reunião também contou com as participações de Paulo Renato Macedo Cabral, gerente de inovação do Sebrae Nacional; do secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa; do senador Izalci Lucas, presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação; e do deputado federal Vitor Lippi.
O senador Izalci Lucas ressaltou a necessidade de o governo caminhar junto com a academia e o setor privado e frisou que o país precisa investir em ciência, tecnologia e inovação, principalmente neste momento em que dispor de vacina é uma prioridade. O deputado Vitor Lippi , por sua vez, realçou a importância de criar e fortalecer ecossistemas de CT&I para acelerar a adoção de tecnologias disruptivas, bem como a transformação digital. Já Carlos da Costa, em sua exposição, destacou ações concluídas recentemente de grande repercussão, como o Marco Legal de Startups.
Por fim, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes, gravou um vídeo exibido na reunião relatando os últimos acontecimentos de grande impacto para todo ecossistema de inovação.
Confira aqui as apresentações feitas na Reunião do Comitê de Líderes.
Reunião do GT de Engenharia-STEAM
A primeira reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia-STEAM da MEI, liderado por Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, ocorreu no dia 12 de março. O encontro online contou com mais de 70 participantes de empresas, governo, academia e entidades parceiras. Em pauta, três temas principais: o lançamento do estudo "Educação STEAM: insumos para a construção de uma agenda para o Brasil"; a apresentação e discussão sobre a agenda 2021 do GT; além da exposição sobre o projeto “Foco & Futuro”, da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Em relação à agenda de trabalho, foi definido que as ações ao longo do ano se concentrarão na continuidade do apoio à implantação das DCNs de Engenharia nas instituições de ensino superior, por meio de um conjunto de atividades estabelecidas, e na defesa da agenda de educação STEAM junto aos órgãos competentes, como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Conselho Nacional dos Secretários de Ensino (Consed).
O material e apresentações da última reunião do GT de Engenharia-STEAM podem ser baixados aqui.
Reunião do GT Investimento em Inovação
Criado este ano, o Grupo de Trabalho Investimento em Inovação realizará sua primeira reunião no dia 26 de março. O GT é coordenado por André Clark, CEO da Siemens Energy Brasil. Ligado à agenda de Financiamento da Mobilização, o grupo será composto por representantes de outras empresas que fazem da parte da MEI, do governo e de fundos de capital de risco. Dentre seus objetivos estão a identificação de oportunidades para a maior eficiência dos investimentos públicos e privados em inovação, bem como a atração de investimentos estrangeiros em PD&I para o Brasil.
Parceria CNI + SOSA
Firmada para alavancar a capacidade de inovação das indústrias e startups brasileiras, a parceria CNI + SOSA proporciona o aprimoramento de vantagem competitiva por meio da inserção global e do desenvolvimento de projetos de inovação aberta.
The Archer Program
O “The Archer Program” tem como objetivo reunir um grupo de grandes empresas com interesse em um tema em comum e, ao mesmo tempo, que busquem soluções tecnológicas para seus desafios mais urgentes. O programa é dividido em ciclos de, aproximadamente, seis (6) meses, focados em uma área de atuação específica como soluções de dados; manutenção preditiva; robótica e automação; modelagem e simulação; segurança 4.0 e manufatura aditiva.
Com o objetivo de mapear os temas de interesse para o primeiro ciclo, foi realizada uma pesquisa com empresas da MEI, na qual mais de sessenta (60) instituições preencheram um formulário para identificar áreas de interesse em serviços customizados de inovação. O tema mais votado foi “Manufatura Avançada” e será o foco para o primeiro ciclo, previsto para começar em maio.
Para saber mais, entre em contato: inovacao@cni.com.br
Land-to-Launch Virtual
O programa Land-to-Launch Virtual é destinado ao treinamento de startups com foco em posicionamento global. As startups participantes terão a oportunidade de validar produto e modelo de negócio por meio de workshops práticos e sessões individuais com especialistas do setor e a equipe de inovação do SOSA, com acompanhamento da equipe da Diretoria de Inovação da CNI.
O primeiro ciclo do Land-to-Launch Virtual está previsto para maio, divido em oito (8) encontros virtuais com os temas: geração de negócios entre as startups participantes e grandes empresas; consultoria jurídica; construção de time, de discurso e de modelo de negócio para validação internacional, além de contato com fundadores de sucesso e especialistas em financiamento.
Para saber mais, entre em contato: inovacao@cni.com.br
Vem aí: Prêmio Nacional de Inovação
Idealizado pela MEI e realizado pela CNI, pelo Sebrae e pela Finep, o Prêmio Nacional de Inovação – Edição 2021 terá as inscrições abertas em breve, com novidades:
- Metodologia de avaliação atualizada conforme a quarta edição do Manual de Oslo;
- Nova categoria: Inovação em Sustentabilidade;
- Novas premiações;
- Finep é a mais nova parceira e realizadora do Prêmio Nacional de Inovação.
Se sua empresa tem interesse em concorrer ao principal prêmio de inovação do país e receber o diagnóstico de desempenho, visite o site: www.premiodeinovacao.com.br
Para outras informações, entre em contato conosco:
contato@premionacionaldeinovacao.com.br
9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
Ser patrocinador do principal evento de inovação do país também é ser protagonista da transformação na indústria. O 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria será realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, em formato híbrido. No ambiente online, o evento totalmente virtual está sendo preparado para 10 mil pessoas!
Para fazer parte e incluir a marca da sua empresa nessa grande vitrine de inovação, acesse: www.congressodeinovacao.com.br