Reunião do Comitê Consultivo Internacional
Em março de 2023, teve lugar na cidade de Oxford, no Reino Unido, a primeira reunião do Comitê Consultivo Internacional da Mobilização Empresarial pela Inovação. O encontro reuniu lideranças empresariais, membros do governo, pesquisadores brasileiros e alguns dos maiores especialistas em indústria e inovação do planeta. O objetivo era avaliar possibilidades de fortalecimento da indústria brasileira diante do atual cenário geopolítico e econômico mundial, a partir de maior apoio à inovação.
A reunião consolidou o intuito, definido desde a reestruturação da governança da MEI, de criar um fórum de diálogo capaz de ser um centralizador de recomendações e trocas de experiências internacionais, para que a atuação seja mais efetiva e conectada com as atuais mudanças em curso no mundo.
A 31ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação teve como destino o Reino Unido, no contexto da realização da 1ª Reunião do Conselho Consultivo Internacional da MEI, na Saïd Business School, da Universidade de Oxford.
Contemplando as cidades de Oxford e Londres, e em grupo fechado apenas para convidados, o programa teve enfoque em agendas de diálogo de alto nível entre as lideranças da MEI e instituições dos ecossistemas de inovação britânico, para entender a estratégia nacional para inovação pós-Brexit e pós-pandemia.
GT Investimento em Inovação
O Grupo de Trabalho Investimento em Inovação da MEI realizou sua primeira reunião de 2023 em 15 de março. A reunião abordou tópicos sobre tendências do investimento privado em inovação e o papel do orçamento público para CT&I. A apresentação inicial da reunião ficou a cargo de Guy Perelmuter, CEO da GRIDS Capital, que abordou as principais tendências das startups deeptech e sua importância estratégica para o ecossistema de inovação. Em seguida, Arthur Faria, CEO da OXYGEA, apresentou o case do braço de investimentos da BRASKEM. Finalizando a reunião, João Pieroni, superintendente da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, e Maurício Neves, chefe do Departamento de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentaram a estratégia do Banco para inovação.
Ocorreu no último dia 23 de março a terceira reunião do GT MEI Transformação Digital, liderado por Besaliel Botelho, membro do Advisory Board do Grupo Bosch América Latina. A agenda de discussões contou com a participação de Luiz Felipe Gondin, diretor do Departamento de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que discorreu sobre os planos do Ministério para o fomento da transformação digital no Brasil. Marco Stefanini, CEO Global da Stefanini, compartilhou as tendências em transformação digital a partir das soluções tecnológicas apresentadas na última feira da National Retail Federation, ocorrida em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no último mês de janeiro. A terceira rodada de discussões foi liderada por Joselito Henriques, diretor de P&D e Inovação na Akaer, caso de sucesso em transformação digital de uma média empresa do setor de alta tecnologia. Por fim, contamos com a presença de Marcelo Cruz, gerente de transformação digital da Suzano, empresa líder em transformação digital na indústria de papel e celulose. A próxima reunião do GT será no dia 22 de junho.
Reunião Comitê de Líderes da MEI
A primeira reunião de 2023 do Comitê de Líderes da MEI foi realizada no dia 31 de março. O evento teve a participação de especialistas nacionais e internacionais discutindo o papel da inovação na retomada da economia brasileira.
Após a abertura do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, dois dos líderes da MEI, Daniel Moczydlower, Presidente e CEO da Embraer X e Marco Antônio Branquinho Júnior, diretor-presidente da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, apresentaram Diretrizes do Comitê Internacional para a Agenda de Políticas da MEI 2023-2025. Bernardo Gradin, presidente da GranBio Investimentos, destacou os avanços na construção da agenda de Ecoinovação para a MEI. Em seguida, João Carlos Ferraz, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Flávio José Marques Peixoto, gerente de pesquisas temáticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentaram os destaques da PINTEC semestral.
O responsável pelo projeto de desenho e implementação de políticas de inovação orientadas à missão na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Philippe Larrue, apresentou as recomendações da OCDE para enfrentar os desafios das sociedades contemporâneas. Finalizando a reunião, foram realizados pronunciamentos pelo Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha; do Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira Lima; e da Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
No dia 3 de abril de 2023, foi realizada a 1ª Reunião de 2023 do Grupo de Trabalho do Marco Regulatório para Inovação. A pauta foi norteada pelo Marco Legal de Inteligência Artificial (IA), o qual tramita no âmbito do PL 21/20. Por isso, foram apresentadas três diferentes perspectivas para a construção de uma análise crítica. Primeiramente, o relatório da Comissão de Juristas do PL 21/20 foi comentado pelo professor Juliano Maranhão. Já em uma perspectiva das políticas públicas, a diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Miriam Wimmer, apresentou alguns desafios em IA no Brasil. Por fim, consolidando a visão empresarial, os representantes da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Loren Spindola & Eduardo Paranhos, apresentaram suas preocupações, principalmente no que se refere às questões relacionadas à regulação que possa impedir o desenvolvimento tecnológico em IA.
Houve, ainda, a participação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representado pelo secretário-executivo Luis Manuel Rebelo Fernandes. Foram detalhadas as medidas já tomadas pelo governo federal direcionadas à recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a estratégia de mobilização de tais recursos em projetos estratégicos e mobilizadores nos próximos anos.
No dia 13 de abril, a Diretoria de Inovação realizou reunião virtual do GT Inovação e Sustentabilidade da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Após a abertura, realizada pela diretora de inovação da CNI, Gianna Sagazio, o CEO da Granbio e líder do GT, Bernardo Gradin, apresentou a proposta de estrutura do Congresso, com os 12 temas prioritários. Em seguida, Paulo Coutinho, gerente do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos, apresentou a agenda verde do SENAI-CETIQT, comentando as linhas de pesquisa, projetos cooperativos em curso e os ecossistemas entendidos como prioritários (bioeconomia e bioeconomia da biodiversidade, a ser construído). O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, e o presidente interino da Embrapii, Igor Manhães Nazareth, abordaram as agendas de fomento das respectivas instituições relacionadas à sustentabilidade. Finalmente, Ana Heloisa Moreno, diretora substituta na Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, fez um pronunciamento em nome do Secretário Rodrigo Rollemberg.
Vem aí a 10ª Edição do maior Congresso de Inovação da América Latina
Nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, será realizado o Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que reunirá os principais atores do ecossistema de inovação mundial para abordar a Ecoinovação. Descarbonização da indústria, energias renováveis, economia circular e bioeconomia serão os temas norteadores da programação, que contará com palestrantes renomados. Em formato híbrido, os participantes poderão escolher entre as programações on-line, por meio de uma plataforma tecnológica, ou a participação no evento presencial, que acontecerá no São Paulo Expo.
Inscritos na 8ª Edição do Prêmio Nacional de Inovação passam por processo de avaliação
No período de 25 de janeiro a 28 de abril, mais de duas mil instituições e pesquisadores inovadores tiveram a oportunidade de se inscrever na 8ª Edição do Prêmio Nacional de Inovação. Todas as candidaturas finalizadas passarão por um processo de avaliação, composto por um Comitê Técnico de avaliadores, além de duas bancas de juízes, compostas por representantes das instituições promotoras e parceiras da premiação, que validarão o trabalho dos avaliadores e selecionarão os 63 finalistas. Ao todo, são 45 empresas, nove pesquisadores inovadores e nove ecossistemas de inovação. Os vencedores serão anunciados em cerimônia no São Paulo Expo, em São Paulo, em 26 de setembro, noite que antecede o 10º Congresso Internacional de inovação da Indústria.
Convênio CNI-Sebrae Para Inovação Aberta
A Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas firmaram um convênio que prevê cooperação técnica e financeira, com o objetivo de mobilizar, ampliar e facilitar o acesso de pequenas, médias e grandes empresas brasileiras a ecossistemas internacionais de inovação. Durante três anos de vigência do convênio, estão previstas seis chamadas públicas nacionais para seleção e engajamento dos públicos.
A primeira chamada pública foi lançada em dezembro de 2022 e teve como público-alvo as startups brasileiras. O objetivo era capacitar em internacionalização até 300 startups para que, destas, sete fossem selecionadas para a residência em Nova Iorque. Até o momento, 101 startups foram capacitadas virtualmente e 30 foram selecionadas para a preparação para a residência na cidade americana. O resultado dessa chamada você pode conferir aqui: https://www.worldlabs.org/opportunity/chamada-publica-sebrae-cni.
Já a segunda chamada pública, lançada em fevereiro de 2023, teve como público-alvo os ambientes promotores de inovação. O objetivo é realizar um mapeamento de tecnologias brasileiras para que estas possam ser inseridas em uma plataforma global de inovação aberta. Veja aqui o resultado da chamada: https://www.worldlabs.org/opportunity/chamada-sebrae-cni-ambientes.
Live de Lançamento da 8ª Edição do Prêmio Nacional de Inovação
No dia 10 de fevereiro, CNI e SEBRAE realizaram a live de Lançamento da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), com o objetivo de repassar ao público-alvo da premiação as orientações para inscrições, novidades dos regulamentos, detalhes sobre as categorias, além de destacar o papel das instituições realizadoras e apoiadoras como importantes agentes de promoção da inovação no país.
A programação contou com a FINEP e o BNDES, que apresentaram suas iniciativas para incentivar as empresas a inovarem, além de destacarem a importância do Prêmio. Também contou com a participação da empresa vencedora da 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, a Nanovetores Tecnologia S/A, que destacou a importância e as oportunidades que conquistou após o reconhecimento pela Premiação. A live foi coordenada pela diretora de inovação da CNI, Gianna Sagazio, e o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick.
Divulgação da atualização do MEI Tools
O MEI Tools apresenta trimestralmente sua publicação com informações sobre os instrumentos de apoio à inovação em atividade no Brasil. No site do MEI Tools é possível baixar a publicação com todos os instrumentos ou realizar uma busca customizada de acordo com as características da empresa ou projeto. A edição de março traz atualizações sobre os instrumentos de apoio à inovação dos parceiros da MEI. Conheça os 195 instrumentos, de mais de 100 empresas e instituições públicas, que podem apoiar o desenvolvimento do seu projeto, promover parcerias entre sua empresa e centros de pesquisa ou criar conexões internacionais para inovação.