REUNIÕES DE GRUPOS DE TRABALHO (GT)
GT de Educação Profissional e Tecnológica
No dia 12 de abril, ocorreu a primeira reunião do GT Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do ano. Além da validação da agenda de atividades do GT para 2022, foram realizadas quatro apresentações que abordaram os seguintes assuntos:
- Pesquisa inédita realizada pelo SESI-SENAI sobre a visão dos estudantes acerca do Novo Ensino Médio;
- Estudo organizado pela Fundação Roberto Marinho sobre a experiência de quem contrata jovens com Ensino Médio e Técnico;
- Levantamento do SENAI sobre perfis de egressos em EPT;
- Projeto do Fórum Econômico Mundial, com vistas à qualificação profissional: “Aceleradora Closing the skills gap”. A expectativa é atrair ainda mais especialistas em EPT, ao longo do ano, para o debate sobre este segmento educacional no país. Além disso, espera-se que o grupo contribua para a operacionalização da Aceleradora do WEF no país, dada a sua aderência aos objetivos do GT.
Clique aqui e confira as apresentações
GT de Investimento em Inovação
A primeira reunião do GT, em 2022, foi realizada no dia 19 de abril, e contou com apresentações de Fabiana Andrade, advisor na Association for Private Capital Investment in Latin America (LAVCA); Sérgio Freitas de Almeida, Secretário-Executivo do MCTI e Presidente do Comitê de Coordenação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); Jorge Guimarães, Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII); Gustavo Leal, Diretor de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e André Clark, general manager da Siemens Energy Brasil e coordenador do GT – Investimento em Inovação.
Os participantes discutiram sobre os benefícios e os desafios do Corporate Venture Capital (CVC) como modalidade de investimento em inovação por empresas, e o panorama dos recursos para a inovação na indústria em 2022.
Clique aqui e acesse as apresentações e o calendário
GT de Marco Regulatório de Inovação
O GT de Marco Regulatório de Inovação, da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizou reunião extraordinária no dia 9 de maio para debater o PL 21/2020, que trata sobre Inteligência Artificial. Na oportunidade, Rafael Navarro, líder do grupo, e Gianna Sagazio, diretora de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), fizeram a abertura. Fabio Rua, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM Brasil, falou sobre o impacto do projeto nas empresas. Em seguida, Paulo Sergio Gallindo, presidente da Brasscom, explicou sobre o debate do tema em outros países. Na reunião, os participantes debateram sobre os caminhos para a construção de um PL efetivo e que não engesse a expansão da tecnologia.
Clique aqui e confira as apresentações
GT de Sustentabilidade
Em 12 de maio, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Inovação e Sustentabilidade da MEI. Stephen Ezell, chefe de política de inovação global na Information Technology and Innovation Foundation (ITIF), falou sobre como a política de inovação pode impactar o que os países fazem de melhor e guiar aprimoramentos.
Já Nicholas S. Vonortas, diretor do Institute for International Science and Technology Policy, da George Washington University, tratou da importância da inovação e da sustentabilidade na estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação. O professor destacou as compras públicas para inovação como uma alavanca do desenvolvimento.
Clique aqui e veja apresentações do GT
GT de Engenharias
O GT de Engenharia-STEAM se reuniu no dia 27 de maio para debater questões relacionadas à avaliação do ensino superior. De um lado, Helena Cristina Carneiro Cavalcanti de Albuquerque, coordenadora-geral de avaliação dos cursos de graduação e instituições de ensino superior do INEP, apresentou a proposta de atualização do instrumento de coleta de informações para a avaliação in loco, tanto para reconhecimento, quanto para renovação de reconhecimento de cursos. Em que pese o amplo conjunto de informações contemplado e a legítima preocupação em assegurar um padrão mínimo de qualidade, questionou-se o fato de o instrumento não ter como princípio induzir a melhoria contínua dos cursos.
De outro lado, Marcello Nitz, pró-reitor acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia, apresentou a proposta da rede de cooperação para acreditação independente de escolas de Engenharia. Em linha com o debate contemporâneo, a proposta tem foco no aprimoramento contínuo da instituição de ensino e, por consequência, nos cursos. O modelo em construção deve ser operacionalizado pelas instituições parceiras, a partir da autoavaliação da instituição, respeitando a diversidade de missões e contextos de cada uma e em caráter consultivo (não como auditoria). Instituições públicas e privadas estão envolvidas na definição do modelo, que dialoga com os princípios norteadores das Diretrizes Curriculares de Engenharia atualmente em vigor.
Clique aqui e fique por dentro das apresentações.
PROGRAMA DE IMERSÕES EM ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO
Retorno presencial das Imersões – SP e SC
Entre os dias 25 e 29 de abril, aconteceu a 24ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI. Fechada e customizada para o grupo da MRS Logística, empresa que administra uma malha ferroviária de 1.643 quilômetros na região sudeste do país, a edição marcou o retorno das atividades presenciais do programa, após o hiato causado pela pandemia de Covid-19. Na imersão, a delegação visitou empresas e unidades SENAI dos estados de São Paulo e Santa Catarina, com o propósito de fomentar a cultura de inovação da empresa, além de conhecer de perto a realidade de diferentes ecossistemas.
O grupo visitou diversas instituições, como o Instituto da Indústria, em Santa Catarina, a Fundação CERTI, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo, a Siemens Mobility, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF - onono e o Thinklab da IBM.
Inscrições abertas para o Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação – Alemanha e Finlândia
Estão abertas as inscrições para as duas próximas edições do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, uma iniciativa da CNI e da MEI. A primeira delas acontecerá na Alemanha, entre os dias 4 e 7 de outubro. Os participantes visitarão organizações do ecossistema de inovação alemão, norteado pelos temas sustentabilidade, transição energética e transformação digital.
Já entre os dias 10 e 13 de outubro, será a vez da Finlândia, visitada pelo Programa pela primeira vez. A Imersão será guiada pelos temas economia circular e bioeconomia, inovação aberta e startups, além de políticas de inovação e educação.
Segundo o Global Innovation Index, a Finlândia é a sétima economia mais inovadora do mundo. A Alemanha, por sua vez, ocupa o nono lugar no ranking.
Não perca a chance de imergir nas melhores práticas de inovação desses países.
Clique aqui e acesse para se inscrever
OUTRAS AÇÕES DA DIRETORIA DE INOVAÇÃO DA CNI
MEI TOOLS
O MEI Tools apresenta trimestralmente publicação com informações sobre os instrumentos de apoio à inovação em atividade no Brasil. No site do MEI Tools, é possível fazer o download da publicação com todos os instrumentos ou fazer uma busca customizada de acordo com as características de sua empresa ou projeto.
A edição do mês de maio traz atualizações sobre os instrumentos de apoio à inovação dos parceiros da MEI. Ao todo, são 188 instrumentos, de mais de 100 empresas e instituições públicas, que podem apoiar o desenvolvimento de projetos de PD&I, promover parcerias entre empresas e centros de pesquisa ou criar conexões internacionais para inovação.
Clique aqui e acesse o site do MEI Tools.
MEI PASSWORD
No mês de junho, teve início o MEI Password, iniciativa da MEI e da CNI, voltada a líderes e tomadores de decisão em inovação. Em oito encontros, a iniciativa possibilita acesso às principais tecnologias disruptivas da atualidade e abre portas para que as empresas se tornem ainda mais competitivas, ao preparar profissionais para o futuro.
O ciclo de seminários conta com a presença de alguns dos maiores especialistas internacionais nos temas de nanotecnologia e biotecnologia, disrupções nas cadeias globais de suprimentos, Internet das Coisas, tecnologias de rede, materiais avançados, Inteligência Artificial, computação quântica e energias limpas e renováveis.
Os encontros ocorrem às segundas e quartas-feiras do mês de junho e têm como base o estudo Indústria 2027, realizado pela CNI em parceria com a Unicamp e a UFRJ.
Clique aqui e acesse.
Já está no ar o conteúdo do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
Quer rever alguma apresentação do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria? Palestras, sessões, workshops com parceiros internacionais e outras apresentações estão disponíveis no site do evento sobre inovação.
Acesse e confira
Parceria CNI+SOSA continua acelerando a inovação nas empresas brasileiras
Firmada para alavancar a capacidade de inovação das indústrias e startups brasileiras, e colocá-las no mercado global, a parceria CNI+SOSA aprimora a vantagem competitiva pela inserção em ecossistemas de inovação de referência. Para as empresas, é possível desenvolver desafios corporativos com prospecção de tecnologias emergentes, curadoria e seleção de tecnologias, demodays e rodadas de negócio.
Clique aqui e confira os resultados do desafio corporativo desenvolvido com a Natura.
Para saber mais sobre a parceria CNI+SOSA e as oportunidades disponíveis, escreva para parceriacnisosa@cni.com.br.