Live do Ciclo de Debates DCNs
No dia 10 de junho, foi realizado mais um encontro do Ciclo de Debates online sobre implantação das DCNs de Engenharia. Foi o 1º encontro realizado este ano e o 6º da série iniciada em 2020, por meio da parceria entre o GT de Engenharia/STEAM. A abertura foi realizada por representantes dessas três instituições, além do vice-presidente de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer e coordenador do GT, Luís Carlos Affonso.
Com a proposta de compartilhar informação e contribuir com a troca de experiências e para a maior integração entre academia e empresa, o encontro contou, mais uma vez, com quatro palestrantes. Franklin Luzes, vice-presidente de Inovação, Transformação e Novos Negócios da Microsoft Brasil, comentou sobre tendências tecnológicas no setor de informática e ações da empresa, visando à formação de talentos. Já os representantes de instituições de ensino abordaram o processo de adoção das novas DCNs em suas respectivas instituições, sendo eles Eliana Amaral, professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e até recentemente pró-reitora de graduação da universidade; Edson de Pieri, diretor do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Guilherme Marcondes, vice-diretor do Inatel.
As apresentações podem ser baixadas clicando aqui.
Assista na íntegra:
Reunião do Comitê de Líderes da MEI
Realizada em 18 de junho, a reunião do comitê de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre executivos de empresas, gestores públicos e de centros de pesquisa de todo país.
Na pauta, temas como o "Status sobre o FNDCT", apresentado por Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Administração da Ultrapar, bem como "Os impactos da reforma tributária na agenda de CT&I e propostas da MEI para a Lei do Bem", tratado por Pedro Passos, cofundador e copresidente do Conselho de Administração da Natura. Os dois líderes da MEI enfatizaram a importância do investimento público em P&D, seja na forma de recursos diretos de fundos como o FNDCT, seja por meio de incentivos fiscais específicos à inovação, como é o caso da Lei do Bem. Os dois deixaram clara a preocupação dos empresários com os baixos níveis de investimento do Brasil em inovação.
Em seguida, o diretor do Instituto de Políticas Internacionais para Ciência e Tecnologia da George Washington University, Nicholas Vonortas, falou sobre o impacto e significado da nova estratégia norte-americana para CT&I para os Estados Unidos e o mundo. Por fim, o diretor-executivo do Centro de Empreendedorismo e Inovação da IESE Business School, da Universidade de Salamandra, e especialista em corporate venture do Fórum Econômico Mundial, Josemaria Siota, explorou as oportunidades disponíveis em inovação aberta, após a pandemia.
A reunião foi encerrada com o pronunciamento do Secretário Especial Adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Bruno Monteiro Portela e do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cesar Pontes.
Todas as apresentações estão disponíveis para download aqui.
Reunião do GT de Educação Profissional
No dia 22 de junho, o GT de Educação Profissional e Tecnológica se reuniu para discutir e definir as entregas para 2021. Foram previstos quatro produtos. O primeiro, uma nota de posicionamento do GT em defesa do aprimoramento da lei nº 14.113, que regulamenta o Fundeb. Entre outras ações, também foi acordado que o GT apoiará a definição de perfis desejados pelas empresas em algumas áreas prioritárias, como TICs, a fim de subsidiar a construção de planos pedagógicos em sintonia com a demanda do mercado nas escolas técnicas.
Reunião do GT de Investimento em Inovação
O GT de Investimento em Inovação se reuniu para sua segunda reunião no dia 23 de junho. O encontro virtual teve apresentações dos keynote speakers internacionais Soumitra Dutta, professor e ex-reitor fundador do SC Johnson College of Business da Cornell University, cofundador e presidente do Portulans Institute e editor do Global Innovation Index; e Rafael Escalona, CEO e secretário do conselho do Portulans Institute. Os palestrantes apresentaram um panorama sobre o financiamento à inovação no mundo e destaques sobre o tema no Brasil.
O coordenador do GT e general manager da Siemens Energy Brasil, André Clark, e o diretor-presidente da FAPESP, Carlos Américo Pacheco, fizeram uma apresentação sobre o orçamento de CT&I e fontes alternativas para financiamento à inovação.
A reunião contou ainda com a participação do Secretário de empreendedorismo e inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim; e do secretário de estruturas financeiras e projetos do MCTI, Marcelo Gomes Meireles.
Por fim, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) falou sobre o contexto atual e cenários futuros sobre a Lei do Bem.
Ciclo de Lives da MEI em parceria com o Grupo FarmaBrasil
O webinar realizado no dia 24 de junho encerrou o ciclo de três debates de iniciativa da MEI em parceria com o Grupo FarmaBrasil, com o objetivo de ampliar o debate sobre inovação, com foco na indústria farmacêutica nacional. Participaram do debate o empresário Alcebiades Jr, do grupo farmacêutico Libbs; a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas; e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lia Hasenclever.
Os especialistas falaram sobre a importância da inovação no setor para possibilitar a redução da dependência tecnológica do Brasil em relação a outros países, trazendo como consequência direta a redução do custo dos tratamentos e a ampliação do acesso a medicamentos. A live também destacou a centralidade da regulação para a definição das estratégias de inovação das empresas do setor, com a Anvisa desempenhando papel estratégico nesta área, a exemplo do que aconteceu durante a pandemia, no processo de desenvolvimento de vacinas e sua distribuição à população.
A professora da UFRJ destacou ainda o fato de a indústria farmacêutica nacional apresentar uma média de investimentos em P&D no Brasil equivalente ao dobro do realizado pelas multinacionais em seus centros de P&D no país. Ela destacou ainda a importância do setor como fornecedor de insumos ao Sistema Único de Saúde (SUS) – grande responsável pela assistência à população, fazendo da inovação em fármacos um dos pilares da promoção de saúde dos brasileiros.
Lançamento Prêmio Nacional de Inovação
O lançamento oficial da edição 2021/2022 do Prêmio Nacional de Inovação será no dia 6 de julho, em uma live no YouTube, com a apresentação do regulamento, categorias, cronograma e premiação. O Prêmio é uma iniciativa da MEI, realizado pela CNI e pelo Sebrae e promovido pela FINEP.
Se sua empresa tem interesse em concorrer à principal premiação de inovação do país e ainda receber um diagnóstico do desempenho da sua empresa, acesse www.premionacionaldeinovacao.com.br
Para outras informações, fale conosco: contato@premionacionaldeinovacao.com.br
Lançamento do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
A 9ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, programada para acontecer em 2021, precisou ser adiada, por medida de segurança devido à pandemia. O evento híbrido está confirmado para o ano que vem.
Antes, CNI e Sebrae, correalizadores do evento, farão o lançamento virtual do Congresso. O lançamento acontecerá no dia 20 de outubro, via plataforma digital, e terá como palestrante principal Steve Wozniak, cofundador da Apple Inc. Steve Wozniak foi pioneiro na iniciativa de colocar computadores disponíveis para o consumidor comum e estava intensamente envolvido no trabalho do Homebrew Computer Club em Palo Alto. No clube de Palo Alto, ele conheceu Steve Jobs. Juntos, construíram um computador completamente montado e barato. Eles venderam alguns de seus bens, e em 1976, Jobs e Wozniak formaram a Apple Computer, Inc.
Steve Wozniak recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação em 1985. Em setembro de 2000, foi incluído na National Inventors Hall of Fame.
Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação: edição virtual EUA
Estão abertas as inscrições para a 23ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação. Considerado um dos países mais inovadores do mundo, os Estados Unidos serão o tema da segunda imersão virtual, realizada pela Diretoria de Inovação da CNI. A iniciativa tem o apoio da MEI e faz parte da agenda de Inserção Global via Inovação.
A imersão acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no período da manhã, de forma totalmente virtual e em inglês, sem tradução simultânea.
Status FNDCT
A Diretoria de Inovação da CNI, com apoio da MEI e em parceria com diversas entidades do ecossistema de inovação, tem defendido a liberação integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O Ministério da Economia (ME) afirmou que recomporia o orçamento do fundo para 2021. Na prática, definiu a alocação de 50% para reembolsável e destinou R$ 415 milhões para testes clínicos da vacina. Por enquanto, o restante do recurso não foi destinado ao MCTI.
Frente a isso, a MEI segue trabalhando para assegurar que a Lei do FNDCT seja aplicada e possa garantir que os R$ 2,4 bilhões, previstos no ofício do ME, cheguem, efetivamente, na Finep.
No dia 17 de junho, foi realizada a reunião do Conselho Diretor do FNDCT. Por unanimidade, fizeram constar em ata um manifesto requerendo a liberação imediata dos recursos para 2021, a definição sobre a destinação dos recursos que deve se dar unicamente pelo seu Conselho Diretor e a aplicação dos recursos unicamente em CT&I.
Parceria CNI + SOSA
A CNI, em parceria com o SOSA, está implementando um programa de desafio corporativo de quatro meses para a Klabin. A execução é totalmente customizada para enfrentar os desafios únicos da empresa no tema sustentabilidade, com o objetivo final de encontrar soluções naturais e biodegradáveis para atender as demandas do consumo moderno cada vez mais consciente.
A parceria CNI+SOSA foi criada para alavancar a capacidade de inovação das indústrias e startups brasileiras e colocá-las no mercado global, aprimorando sua vantagem competitiva pela inserção em ecossistemas de inovação de referência. Para empresas, é possível desenvolver Desafios Corporativos com prospecção de tecnologias emergentes, curadoria e seleção de tecnologias, demodays e rodadas de negócio; além de Desafios Colaborativos, no qual é reunido um grupo de empresas com interesses em comum, e relatórios sobre os ecossistemas de inovação da rede CNI+SOSA e tendências de inovação.
NAGI Digital
O Comitê de Avaliação e Acompanhamento do Nagi Digital reuniu-se para analisar as propostas dos projetos-piloto das instituições selecionadas nas Chamadas e avaliar as metodologias atualizadas para atuação em gestão da inovação (GI), com foco em transformação digital.
As instituições que tiveram suas propostas de projetos-piloto aprovadas atenderão as empresas entre julho deste ano e abril de 2022. Na sequência, o resultado dos atendimentos será avaliado. Também será disponibilizado um Guia de Gestão da Inovação para Transformação Digital.
Saiba mais sobre o Nagi Digital clicando aqui.