Tema prioritário
Financiamento Bancário
Iniciativas
- Redução do spread bancário;
- Redução do custo do crédito para as empresas.
Foram realizas 2 ações para alcançar esse objetivo:
- 2 ações de defesa de interesses.
AÇÕES DE DEFESA DE INTERESSES
Ação 1: Defesa no Legislativo da criação e manutenção do cadastro positivo
A CNI defendeu a aprovação do PLP 441/2017, posteriormente transformado na Lei Complementar 166/2019, que trata da criação e manutenção do cadastro positivo. A CNI apresentou material técnico às lideranças partidárias, contribuindo para a discussão do tema no plenário da Câmara dos Deputados.
A Nota Técnica demonstra a importância da aprovação da proposição, na medida que a construção de cadastros positivos tem um enorme potencial de redução do custo dos financiamentos a tomadores de empréstimo com histórico de adimplência, uma vez que quase 40% do spread bancário é devido à custos com provisionamento de crédito.
O tema também fez parte da Agenda dos 100 dias, elaborada pela CNI, com a indicação da Ação “Implantar o cadastro positivo de crédito, para estimular o melhor uso da informação e a alocação mais eficiente dos recursos”.
O cadastro positivo registra o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas e o disponibiliza a instituições de crédito, representando-o com uma nota. Esse registro funciona com um sistema de “opt-out”, isto é, todos são incluídos automaticamente, sendo removidos apenas por pedido. A disponibilização do histórico de crédito dos tomadores de empréstimo reduz a incerteza sobre a capacidade de pagamento, reduzindo a assimetria de informação e os custos relacionados. Assim, as instituições financeiras têm maior controle sobre o risco associado ao crédito, o que potencialmente reduz o nível de inadimplência, que é o principal componente do spread bancário
Ação 2: Sensibilização de interlocutores em relação aos impactos do alto custo de financiamento sobre a competitividade da indústria brasileira
Realização de uma edição do programa "Conhecendo a indústria" com o tema "financiamento ao setor produtivo". O programa tem como objetivo promover reuniões de trabalho entre os diferentes interlocutores responsáveis pelo tema no setor privado e no setor público. Nessa edição, o objetivo foi a sensibilização de interlocutores em relação aos impactos do alto custo de financiamento sobre a competitividade da indústria brasileira.