Objetivo

Ampliar a oferta de engenheiros e de tecnólogos industriais

edu_engen.PNG
Iniciativas
  1. Ampliação dos cursos de engenharia e superiores de tecnologia alinhados às demandas da indústria;
  2. Promoção da valorização do profissional em tecnologia industrial.

 

Foram realizadas 2 ações para alcançar esse objetivo:

  • 1 ação de geração de conhecimento;
  • 1 ação de prestação de serviços.

 

AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS  
Ação 1: Reestruturação do currículo do curso de Engenharia

Em 2022, o SENAI ofertou 13 diferentes cursos de Engenharia em 06 Unidades da Federação (dados de dezembro de 2022). Esses cursos priorizam a formação de profissionais com conhecimento acadêmico e experiência prática, preparados para propiciar resultados na indústria. Com o lançamento da Universidade Digital do SENAI (UniSENAI.digital), o portfólio foi ampliado  com o bacharelado de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e os cursos superiores de tecnologia de Sistemas para Internet, Segurança da Informação e Análise e Desenvolvimento de  Sistemas.
Com um modelo de oferta em rede que amplia o alcance das competências já instaladas no SENAI no âmbito do ensino superior para todos os Estados por meio de plataformas digitais, o objetivo é oferecer à indústria uma formação que permite a continuidade dos estudos em competências necessárias para a indústria realizar o salto tecnológico rumo à indústria 4.0.

 

AÇÕES RELACIONADAS:

O SENAI capitaneou uma iniciativa de reestruturação do currículo do curso de engenharia química, como descrito na iniciativa “Promoção de programas de integração entre empresas e universidades” do objetivo “Elevar a qualidade do ensino superior”.

O Ministério da Educação homologou novas Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Graduação em Engenharia incorporando demandas defendidas pelo Grupo de Trabalho de Engenharia-STEAM da CNI. Foi lançado o “Documento de Apoio à Implantação das DCNs de Engenharia” e foi realizado um ciclo de debates, como descrito no objetivo “Promoção daaproximação dos currículos às necessidades dos setores produtivos” no tema prioritário “Educação Superior”.
O SENAI, em parceria com as empresas industriais, criou cursos de pós-graduação para formar especialistas com capacidade de elaborar projetos para implementação de tecnologias da Indústria 4.0. A descrição completa da ação está no Objetivo “Elevar a qualidade do ensino superior” deste fator-chave.


AÇÃO DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO  

Ação 2: Propostas da Indústria para as eleições de 2018 | Ensino de Engenharia: fortalecimento e modernização

Elaboração e divulgação do documento “Ensino de Engenharia: fortalecimento e modernização”, no âmbito das Propostas da Indústria para as Eleições 2018. O documento aponta que o Brasil forma menos engenheiros do que precisa. Além de aumentar o número desses profissionais, é necessário aperfeiçoar os currículos para que os novos graduados tenham uma visão multidisciplinar e uma formação propícia à inovação.