Objetivo

Ampliar a oferta de ensino médio integrado com a formação técnica profissional

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Iniciativas
  1. Implantação do Novo Ensino Médio com prioridade para a integração com a educação profissional;
  2. Realização de parcerias entre as redes de educação profissional e de educação básica;
  3. Ampliação da aprendizagem profissional para alunos do ensino médio.

 

Foram realizadas 4 ações para alcançar esse objetivo: 

  • 4 ações de prestação de serviços.

 

AÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Ação 1: Novo Ensino Médio – implementação na rede SESI com ampliação no percentual de conclusão dos alunos matriculados

Em 2018, o SESI e o SENAI implementaram, de forma piloto, o Novo Ensino Médio com o Itinerário de Formação Técnica e Profissional em Habilitação Técnica em Eletrotécnica (Itinerário V). 
Em 2019, foram implementados dois novos itinerários, Matemática e Ciências da Natureza, ampliando o número de oferta para 19 estados, 38 escolas e atendendo cerca de 2.000 alunos, com a possibilidade de oferta de 3 cursos de saída no Itinerário V, além de Eletrotécnica: Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Mecânica.
Ao final de 2020, 198 jovens se formaram no Novo Ensino Médio, em parceria com o SENAI, provenientes das turmas do projeto piloto iniciadas em 2018 nas escolas da Rede SESI de Educação nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás, e receberam o certificado do Novo Ensino Médio e Técnico em Eletrotécnica.
Em 2020, a oferta do Novo Ensino Médio foi ampliada para 22 estados e os cursos do Itinerário V para 16 cursos.
Em 2021, a oferta de Novo Ensino Médio passou a acontecer em escolas da Rede SESI de Educação de 23 unidades da federação, alcançando mais de 12 mil estudantes e 20 cursos do Itinerário Técnico e Profissional, além dos itinerários de Ciências da Natureza e Matemática.
Em 2022, a oferta do Novo Ensino Médio ocorreu em escolas da Rede SESI em 23 unidades da federação, com cerca de 28 mil matrículas, três itinerários formativos e 27 cursos do Itinerário Técnico e Profissional.
O trabalho pedagógico com foco em STEAM é refletido no percentual de conclusão dos alunos matriculados no Novo Ensino Médio do SESI, que foi de 93,9% em 2022, superando a meta de 92% pactuada para o exercício.

 

Ação 2: Novo Ensino Médio - formação de professores, técnicos escolares, coordenadores pedagógicos e gestores

Em 2022, o SESI disponibilizou formação in loco para professores, técnicos escolares, coordenadores pedagógicos e gestores de sua Rede aos estados do Pará, Mato Grosso do Sul, Sergipe e do Distrito Federal, e integrou a matriz para novos cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional, ofertado em parceria com o SENAI.
Quanto à formação de professores, em 2022 o SESI atendeu mais de 2.900 professores da Rede SESI nos cursos do Novo Ensino Médio, sendo que as formações foram presenciais e à distância. 

 

Ação 3: Elaboração do material didático autoral da Rede SESI 

Em 2022, foi finalizada a elaboração do material didático autoral da Rede SESI – totalmente digital e construído colaborativamente, com a participação de professores – com foco na modernização das tecnologias educacionais, com a idealização de uma sala de aula totalmente digital, que torna o ensino muito mais atrativo para os jovens.

 

Ação 4: Novo Ensino Médio – parceria com o MEC na operacionalização do itinerário V

Toda a experiência com a oferta do Novo Ensino Médio preparou o SESI e SENAI para apoiar o MEC na operacionalização do Itinerário V – Formação Técnico Profissional – e demais itinerários das áreas de conhecimento de Matemática e Ciências da Natureza, no contexto do Programa do MEC de apoio à implantação da BNCC nas Escolas Públicas.
Além disso, SESI e SENAI possuem capacidade técnica para apoiar outras redes na implementação do Novo Ensino Médio, dado seu pioneirismo e experiência com a reforma desta etapa da escolaridade.
Neste contexto, SESI e SENAI propõem a execução do Novo Ensino Médio, em parceria com escolas públicas e privadas, considerando a experiência nos cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional.