SENAI

SENAI quer ampliar o número de ventiladores pulmonares no sistema de saúde do Brasil 

Carregando

Por meio da iniciativa + Respiradores, o SENAI busca ampliar a oferta de ventiladores pulmonares nos hospitais do Brasil. O equipamento é crucial nas situações de crise aguda da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, que afeta a capacidade de respiração e exige a intervenção mecânica no paciente.

A iniciativa + Respiradores opera em três frentes: importação de equipamentos, ampliação da produção nacional, adaptação de produtos similares e de baixo custo.


SENAI atua para aumentar de produção de aparelhos no Brasil


O SENAI identificou alguns obstáculos para que fabricantes ampliem sua produção de ventiladores pulmonares: falta de capital de giro, dificuldades na aquisição de componentes nacionais ou importados e limitações na capacidade de testes de equipamentos. O SENAI atua para fortalecer a cadeia de fornecedores e oferecer os componentes necessários.

Em Santa Catarina, a WEG S.A., multinacional de equipamentos elétricos com sede em Jaraguá do Sul (SC), assinou acordo de transferência de tecnologia com a Leistung Equipamentos, fabricante de equipamento médico-hospitalares, para produzir respiradores artificiais.

O acordo foi fechado com articulação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e da Associação Catarinense de Medicina (ACM). A projeção é fabricar 50 ventiladores por dia, com entregas a partir da segunda quinzena de maio.

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) mobiliza empresários mineiros para doarem recursos para compra de mil respiradores para a rede estadual de saúde. O objetivo é arrecadar o montante de R$ 65 milhões para a aquisição dos respiradores.


FIESC fecha contrato para importação de 200 respiradores da China


A FIESC fechou contrato para a importação de 200 respiradores destinados ao sistema nacional de saúde. A ação é uma parceria com o governo do estado, a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Intelbras, fabricante de produtos e soluções em segurança, redes e telecomunicações.


SENAI trabalhar para desenvolver alternativas inovadoras para equipamentos


O SENAI trabalha ainda para desenvolver produtos similares e de baixo custo que ajudem a suprir a carência de respiradores pulmonares. O Edital de Inovação para a Indústria vai financiar projeto da empresa Aredes Equipamentos Hospitalares, com apoio do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura (SC), que vai adaptar ventiladores pulmonares da área veterinária para uso humano.

Equipamentos em versão simplificada poderiam ser utilizados por pacientes na fase inicial, evitando o agravamento da doença. O ventilador será projetado, fabricado e testado na rede do SENAI. Após a homologação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a expectativa é de produção de mil unidades por mês.

No Amazonas, O SENAI desenvolveu um protótipo de respirador pneumático como alternativa para os modelos utilizados nos hospitais. Ele é composto por um sistema de válvulas, com entradas para oxigênio, e pode trabalhar de forma não invasiva (com máscara) ou invasiva (com uso de tubo respirador).

O protótipo foi apresentado para equipe médica da Rede de Saúde Samel e técnicos do Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia da Amazônia, que contribuíram com sugestões e compartilharam experiências sobre o funcionamento dos respiradores nos hospitais.

Faça parte

Contribua com a nossa rede de apoio

Ajude a divulgar as informações publicadas neste site e saiba como participar da nossa rede voluntária de produção de equipamentos de segurança. Visite a nossa página "Faça parte".

Acompanhe nas redes

Carregando

© 2020. Todos os direitos reservados.