SENAI
SENAI busca ampliar capacidade para realização de testes da covid-19
Por meio da Iniciativa + Diagnósticos, o SENAI trabalha para ampliar a capacidade de realização de testes para identificação de pessoas contaminadas pelo covid-19. As ações vão desde a criação testes rápidos, até a validação e implementação de exames de contraprova, mais confiáveis.
SENAI Paraná e startup desenvolvimem de teste rápido
No Paraná, o Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica vai apoiar a startup Hi Technologies, para a produção de teste que gera o resultado em apenas 10 minutos, com financiamento do Edital de Inovação para a Indústria.
A previsão é entregar 15 mil testes em sete dias, 150 mil em 40 dias, até concluir a entrega de 450 mil testes em até três meses.
Os testes rápidos não identificam a presença do novo coronavírus, mas sim os anticorpos, que são substâncias de defesa produzidas pelo sistema imunológico para combatê-lo. Esses exames têm menor confiabilidade que os outros tipos de testes.
SENAI Bahia e indústria de equipamentos médicos desenvolvem teste “padrão ouro”
Na Bahia, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde vai apoiar a empresa MDI Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos, para desenvolver teste “padrão ouro”, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com esse exame, é possível identificar, em tempo real, a presença do coronavírus em material coletado na garganta ou no nariz.
Na fase inicial de operação, a estimativa é o processamento de 200 testes por dia, totalizando 1.200 testes semanais e 4.800 testes mensais, com possibilidade de expansão da capacidade em até 70%.
Os testes "padrão ouro", também chamados de RT-PCR, são exames moleculares e detectam o material genético do vírus. Ele é mais preciso que os outros tipos de testes. Por conta da alta demanda no sistema de saúde do Brasil, os exames RT-PCR têm demorado muito mais tempo do que o usual.
O Instituto de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde se antecipou para incorporar em infraestrutura recentemente inaugurada o o Laboratório de Diagnósticos Moleculares, que vai fazer o atendimento exclusivo das demandas do Covid-19.
Além da contribuição imediata com a realização de testes “padrão ouro", a infraestrutura montada e a equipe especializada poderão atuar na implementação de outros métodos de diagnóstico. O Instituto de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde também vai multiplicar o conhecimento gerado para toda a rede de institutos de inovação do SENAI.
Faça parte
Contribua com a nossa rede de apoio
Ajude a divulgar as informações publicadas neste site e saiba como participar da nossa rede voluntária de produção de equipamentos de segurança. Visite a nossa página "Faça parte".