SENAI
SENAI atua para aumentar fabricação nacional de álcool em gel, máscaras e aventais
Com a iniciativa + Proteção, o SENAI atua par ampliar a criação de equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários no combate ao Covid-19, máscaras e luvas cirúrgicas, aventais hospitalares, protetores faciais e álcool em gel.
As ações vão desde a produção desses itens nas próprias unidades do SENAI ou em parceria com outras indústrias até a divulgação de especificações técnicas para produção industrial de EPIs e orientações para confecção de máscaras para uso doméstico.
Por meio do Edital de Inovação, o SENAI também prestou consultoria gratuita para empresas industriais que desejam iniciar, ampliar ou adaptar suas linhas de produção para fabricação de EPIs.
As máscaras cirúrgicas, protetores faciais (face shield), luvas, aventais e produtos antissépticos – como álcool-gel 70% - criados em unidades do SENAI ou de indústrias parceiras seguem as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e são doados às secretarias de saúde para distribuição a hospitais públicos e particulares.
SENAI orienta indústria para fabricação de EPIs
Referência nacional em pesquisa, desenvolvimento e educação na área têxtil, o SENAI Cetiqt, do Rio de Janeiro, disponibilizou gratuitamente especificações técnicas para a produção industrial de máscaras e aventais hospitalares.
O SENAI Cimatec (Salvador - BA), o Instituto SENAI de Inovação em Metalmecânica (São Leopoldo - RS), os Institutos SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica (Maracanaú - CE) e em Logística de Produção (Itajai - SC) divulgaram especificações técnicas para produção de protetores faciais, também conhecidos como face shield.
O SENAI Cimatec também disponibilizou fichas técnicas para produção de equipamentos de proteção coletiva (EPC).
Os Institutos SENAI de Inovação em Biomassa (Três Lagoas - MS), em Biossintéticos e Fibras (Rio de Janeiro - RJ) e em Engenharia de Polímeros (São Leopoldo - RS), divulgaram fichas técnicas com formulações para álcool em gel 70%, orientações de preparo, informações gerais de manuseio, armazenamento e de segurança do produto.
O SENAI também criou um manual de boas práticas para rotulagem e fabricação de embalagens rotulagem e embalagem de EPIs.
O Instituto SENAI em Engenharia em Polímeros, em São Leopoldo (RS), disponibilizou fichas e especificações técnicas de luvas cirúrgicas e luvas para procedimentos não cirúrgicos, que informam sobre requisitos técnicos para produção e comercialização desses produtos, orientam para o cadastramento na Anvisa e no Inmetro, além de sugerir composições de insumos.
SENAI identifica matéria-prima alternativa para produção de álcool em gel
O SENAI mobilizou uma rede para a identificação de espessantes alternativos para a produção de álcool em gel, em substituição, principalmente, ao carbômero.
A rede é coordenada pelo Instituto SENAI de Inovação em Biomassa (MS) com apoio do ISI Biossintéticos e Fibras (RJ) e ISI Engenharia de Polímeros (RS), e parceria com outras unidades do SENAI, universidades e empresas.
Os institutos desenvolveram e validaram formulações alternativas para o álcool em gel 70%, que estão disponíveis para produtores em todo país.
O SENAI também vai apoiar fabricantes comerciais e não-comerciais em escalonamento, prospecção e contato com fornecedores de matéria-prima, além de interface com Anvisa, para aprovação dos produtos.
SENAI dá orientação para confecção de máscaras caseiras
O SENAI Cetiqt também lançou orientações para o cidadão comum que queira confeccionar máscaras para uso doméstico. Autoridades de saúde recomendam o uso de máscaras domésticas para evitar o contágio com o novo coronavírus, priorizando o uso de produtos industriais pelos os profissionais de saúde.
SENAI produz EPIs em suas unidades em todo o Brasil
Produção realizada
(até 27/07)
Máscara cirúrgica
31 milhões
de unidades
Máscara doméstica
20,3 milhões
de unidades
Luvas
1,3 milhão
de unidades
Álcool antisséptico
641,7 mil
litros
Vestimentas hospitalares
601 mil
unidades
Faceshield
501,9 mil
unidades
389 empresas parceiras em todo o Brasil
Faça parte
Contribua com a nossa rede de apoio
Ajude a divulgar as informações publicadas neste site e saiba como participar da nossa rede voluntária de produção de equipamentos de segurança. Visite a nossa página "Faça parte".