Artistas Finalistas
A 7º edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas anunciou, em 4 de abril, 30 artistas finalistas, selecionados entre 687 inscritos de 24 estados e o Distrito Federal.
Para comemorar os 15 anos de prêmio, a 7ª edição selecionou 30 finalistas, em vez de 20 como nas edições anteriores. O objetivo é acompanhar a efervescente produção contemporânea brasileira brasileira. Pela primeira vez, todas as regiões brasileiras estão representadas entre os relecionados, e o número de mulheres e homens é igual entre os artistas.
Fizeram parte do júri os críticos Ana Avelar, Clarissa Diniz, Gabriela Motta, Josué Mattos, Marcus de Lontra Costa e os artistas Bernardo Mosqueira e Rochelle Costi.
De 13 de setembro a 20 de outubro, os 30 finalistas participam de uma exposição coletiva no Museu de Arte Brasileira (MAB - FAAP), em São Paulo. Na cerimônia de abertura, em 12 de setembro, serão conhecidos os cinco vencedores. Os premiados recebem cada um uma bolsa de R$ 50 mil. Eles também serão acompanhamentos por um curador para realização de novos trabalhos, que vão percorrer, em mostra itinerante, cinco cidades brasileiras.
Conheça os 30 artistas selecionados na 7º edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas: