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O PROGRAMA

ACESSE – Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI

O Programa ACESSE - Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI - parte da arte contemporânea e suas possibilidades de articulação com as áreas de ciência, engenharia, matemática e linguagens para propor novas formas de ensinar, aprender, pensar, criar e produzir conhecimento nas escolas.

O ACESSE tem como principal objetivo atuar para a promoção da inovação pedagógica nas escolas da rede SESI a partir do desenvolvimento de estratégias e metodologias que tenham a arte contemporânea como catalisadora da implementação do STEAM. É também meta do Programa influenciar e ser referência no desenvolvimento de projetos inovadores para outras redes de ensino.

Tendo como eixos a arte contemporânea, a inovação e o mundo do trabalho, o ACESSE apresenta aos educadores repertórios e referenciais metodológicos através de experimentações e processos de formação práticos que permitem a apropriação da arte e da inovação científica como ferramentas para a formação dos estudantes.

O Programa é realizado pelo SESI – Departamento Nacional em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz, e viabilizado por meio de um convênio firmado entre as duas instituições.


 

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Diante do cenário de desafios e oportunidades que se configurou diante do Ensino Médio brasileiro, com o lançamento do Novo Ensino Médio e a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Sistema Indústria estabeleceu como um de seus objetivos estratégicos contribuir para a melhoria da qualidade na Educação Básica. Entre suas iniciativas no campo da educação, vem se destacando, por meio do SESI, a difusão de metodologias e tecnologias com ênfase no STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte+Design e Matemática).

Convergindo com esse movimento, o Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça – iniciativa do Sistema Indústria que busca identificar, premiar e promover trajetórias artísticas, impulsionando a produção contemporânea nacional e colaborando para a sua difusão – reuniu profissionais e instituições dos campos da arte e da educação para construir um Programa que inaugurasse um modelo de articulação efetiva entre o currículo escolar e as práticas e referenciais artísticos.

Esse grupo trabalhou com a perspectiva de formar sujeitos comprometidos com a reflexão sobre os próprios tempos, continuamente ativos na busca por novas soluções e pela transformação das suas realidades.

O conselho do Programa ACESSE é constituído pelos seguintes profissionais e parceiros:

Ana Beatriz Goulart - Centro de Referências em Educação Integral
Bianca Soares Ramos - MAIS - Movimento de Ação e Inovação Social
Felipe Arruda - Museu Judaico de São Paulo
Gabriela Agustini - Olabi Makerspace
Marcus de Lontra Costa -Curador do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça
Maria Antônia Goulart - MAIS - Movimento de Ação e Inovação Social e Centro de Referências em Educação Integral
Natacha Costa - Associação Cidade Escola Aprendiz e Centro de Referências em Educação Integral
Pilar Lacerda - Pesquisadora associada FGV RJ
Stela Barbieri - Binah Espaço de Artes

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O Serviço Social da Indústria - SESI foi criado em 1946 para apoiar a indústria brasileira e atuar na promoção da segurança, saúde e educação dos trabalhadores, suas famílias e comunidades. Referência para a Educação Básica, o SESI conta com redes regionais que somam 526 escolas distribuídas em todo o território nacional, que orientadas às necessidades do mundo do trabalho, adotam metodologias e currículos inovadores, com foco nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Com o ACESSE, o SESI busca apontar caminhos para a inspiração de novas estratégias para o Ensino Médio brasileiro, buscando influenciar a Educação Básica a encontrar na Arte Contemporânea e nas novas tecnologias materialidades, formas, reflexões e ferramentas para construção de uma oferta educativa relevante para o jovem brasileiro.

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A Associação Cidade Escola Aprendiz é uma organização da sociedade civil que há 24 anos contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação. Estruturada em programas que atuam em diversas cidades do país, a instituição desenvolve conteúdos metodológicos, dissemina experiências, realiza formações para gestores, educadores e lideranças sociais, e contribui para a modelagem e implementação de políticas públicas de educação e direitos humanos.

A partir da concepção de Educação Integral e da trajetória da organização, o Centro de Referências, iniciativa do Aprendiz em parceria com organizações de todo o Brasil, foi lançado ao desafio de articular o currículo do Ensino Médio da Rede SESI à contribuição formativa da Arte Contemporânea para produzir inovação pedagógica.

Dessa perspectiva nasceu o ACESSE, Programa que lança mão de diferentes recursos artísticos e tecnológicos para promover deslocamentos que refletem a realidade e inspiram possibilidades criativas de estar e transformar o mundo. Alinhada aos fundamentos da Educação Integral, a iniciativa aponta caminhos para a construção de uma escola das juventudes, comprometida com a aprendizagem e o desenvolvimento humano, social e profissional de seus estudantes.

Materiais


Articular Arte Contemporânea e a escola é mais do que oferecer um espaço para a descoberta de técnicas, linguagens e expressões. É também criar condições para que se aprenda por meio de experimentações, erros, tentativas e testes.

Dentre os objetivos do ACESSE está o desenvolvimento e a sistematização de materiais que possam apoiar e influenciar escolas e redes educativas a partir do compartilhamento das experiências e vivências dos educadores participantes do Programa.

Os materiais desenvolvidos, que em breve estarão totalmente disponibilizados, incluem os cadernos que consolidam os referenciais e princípios do Programa e os organizam considerando a proposta formativa oferecida. As duas séries de Cards sistematizam assuntos e metodologias explorados e o Banco de Experiências apresenta o registro das experimentações desenvolvidas por escolas, educadores e estudantes que participaram do ACESSE.

Cadernos


Parte integrante dos materiais desenvolvidos pelo ACESSE, os cadernos organizam o percurso formativo e articulam os princípios e referenciais do Programa com o contexto escolar. Os cadernos estão disponíveis para que educadores experimentem as atividades propostas e reflitam sobre a sua prática.

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Caderno do Professor


Fundamentos do Programa Acesse

BAIXAR MATERIAL

CARDS TEMÁTICOS


Com base em referências e inquietações refletidas pelos artistas participantes das diversas edições do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça, ​os Cards Temáticos buscam provocar reflexões, diálogos e ações nas escolas. ​Ao examinar os processos criativos, é possível identificar múltiplos caminhos de convergência entre a Arte Contemporânea e a educação e construir projetos que articulam as diversas áreas do conhecimento.

Aproveite!

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