Eventos
Novembro 2016
Diálogo Brasil - Países Nórdicos sobre reformas econômicas
O Brasil está iniciando um ciclo de importantes reformas econômicas. Várias dessas reformas foram realizadas pelos países nórdicos, nos últimos 20 anos, em um ambiente de inclusão social e abertura para o comércio e investimentos globais.
Os países nórdicos foram obrigados a fazer reformas para se adaptarem à globalização, às crises fiscais e ao envelhecimento da população. A Suécia fez um ajuste fiscal de mais de seis pontos de percentagem em relação ao PIB. A Dinamarca, com o modelo de flexsecurity, modernizou o seu sistema de relações do trabalho, a Finlândia avançou na diversificação e inovação da sua economia a partir da educação. A Noruega desenvolve uma agenda para aumentar a produtividade e adaptar a sua economia ao domínio do petróleo.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia realizaram, em 22 de novembro, o Diálogo Brasil - Países Nórdicos sobre reformas econômicas. O objetivo foi analisar e debater as experiências de reformas dos países nórdicos e do Brasil, discutir as motivações das reformas, pontos em comum e lições que podem ser úteis para a formulação e aprovação de reformas.
Neste diálogo, foram examinados:
- As razões das mudanças e o conteúdo das reformas nos países Nórdicos e no Brasil;
- Os elementos comuns e as diferenças;
- As lições e experiências dos processos de reformas.
Faça o download de apresentações feitas durante o evento:
22/11/2016
Sede CNI - Ed. Roberto Simonsen - Salão de eventos
Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C,
Brasília - DF
1
Gratuito