Presidência

presidente_alban.png

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antonio Ricardo Alvarez Alban, nascido na Bahia em 21/10/1960, é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia (EAUFBA).

Ricardo Alban presidiu a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) desde 2014, e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) desde 2018. Foi eleito para um mandato de quatro ano para a Presidência da CNI em 3 de maio de 2023 e tomou posse em 31 de outubro deste ano.

Alban trabalhou no Citibank no início dos anos 1980 e, desde 1987, é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família. Ao longo de sua trajetória profissional, dedicou-se a promover a indústria por meio de participação ativa em entidades empresariais e de desenvolvimento regional.

Sob a liderança de Ricardo Alban, a FIEB expandiu sua atuação para o interior do estado e ampliou sua competência na prestação de serviços à indústria baiana, com foco na gestão corporativa e em questões ambientais, regulatórias e de crédito. A inovação foi outro vetor de destaque na gestão de Alban na FIEB. A federação contribuiu para criar, na Bahia, um hub para a nova indústria, com base em inovação, P&D e energia limpa, por meio do SENAI Cimatec e da adesão ao Pacto Global.

Nesse contexto, destaca-se também o Cimatec Park, inaugurado em 2019, em uma área de 4 milhões de m² no polo industrial de Camaçari, com investimento de cerca de R$ 100 milhões. O complexo de inovação e tecnologia abriga, entre outros, a Ford, com o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil.

O presidente da CNI também é vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos; presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia; membro do Conselho Nacional do SESI; membro da Associação Nordeste Forte; membro titular do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e membro dos Conselho de Administração da Renova, do Conselho de Administração da Cetrel e do Conselho Consultivo Agro da Unigel.