Logística e infraestrutura do comércio exterior
Deficiências nas áreas de logística e infraestrutura figuram como um dos principais entraves para o melhor desempenho do comércio exterior brasileiro. Elevadas tarifas cobradas por portos e aeroportos é o problema mais crítico enfrentado pelas empresas brasileiras na hora de exportar. Os custos do transporte doméstico e internacional também constam entre os principais obstáculos.
A adoção de medidas e de políticas voltadas a coibir práticas e custos abusivos no transporte internacional de cargas impacta diretamente nos preços e na maior competitividade dos produtos exportados pelo Brasil.
Saiba mais
Prioridades para 2021
Conselho de Usuários de Transporte Marítimo
Implementar o Conselho de Usuários de Transporte Marítimo com vistas a conferir maior equilíbrio nas relações dos embarcadores com armadores e terminais portuários.
Tarifas cobradas por terminais portuários e administradoras de aeroportos
Defender a atuação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para coibir abusividades na cobrança de tarifas exigidas por terminais portuários e armadores e a atuação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para coibir a cobrança de preços abusivos na prestação de serviços específicos pelos aeroportos no transporte aéreo de cargas.
Port Community System
Apoiar a estratégia de desenvolvimento e instalação de um Port Community System.
Acordos de reserva de carga
Defender a denúncia dos acordos de reserva de carga com Argentina e Uruguai.
Acordos de "Céus Abertos"
Analisar os benefícios e impactos na ampliação das liberdades de transporte aéreo de cargas no contexto da pandemia com mercados estratégicos, tais como Alemanha, EUA e Argentina.